Entenda o que é a dirigibilidade do pneu

Entenda o que é a dirigibilidade do pneu, quais são os fatores que a determinam e porque você deve utilizar na gestão de pneus da frota.
Conheça a característica de dirigibilidade do pneu.

A dirigibilidade do pneu é um fator que determina o conforto ao realizar uma rota. 

Porém, não é algo determinado pelos fabricantes, mas um conjunto de elementos que geram maior ou menor facilidade em dirigir um veículo.

Por exemplo, um pneu que já está em um nível de desgaste crítico terá baixa dirigibilidade, pois uma ação simples, como a de frear o veículo, passa a não ser executada corretamente. Entenda ainda mais a seguir:

O que é a dirigibilidade do pneu?

A dirigibilidade do pneu é o quão confortável e fácil é dirigir o veículo em que o pneu está instalado.

Há algumas questões que afetam ela, como a pressão de calibragem dos pneus. Se ele está murcho, deixa o veículo mais pesado de dirigir, o que atrapalha o motorista em sua condução. Ou seja, nesse momento, a dirigibilidade é menor em relação  à calibragem correta.

O que determina a dirigibilidade do pneu?

Tipos de banda de rodagem

A banda de rodagem é onde estão as ranhuras e sulcos dos pneus. Esses que podem ser de diferentes formatos, tendo uma dirigibilidade melhor em determinados momentos. Por exemplo:

  • Pneu assimétrico: melhora a dirigibilidade em curvas, por possuir sulcos em diferentes direções e que permitem um melhor equilíbrio do veículo.
  • Pneu direcional: tem melhor dirigibilidade que os demais em estradas molhadas, pois facilita o escoamento da água em uma única direção.
  • Pneu simétrico: possuem uma dirigibilidade média de maneira geral, sendo um pneu “coringa” para diversas situações.

Aderência dos pneus

O tipo de banda de rodagem já tem impacto direto na aderência dos pneus, assim como a profundidade dos sulcos de cada modelo. De maneira resumida, quanto mais profundos forem os sulcos, maior será a aderência ao solo.

Você pode avaliar a aderência do pneu e o tipo de estrada que o veículo irá enfrentar, para utilizar os modelos mais adequados à operação e que darão uma garantia de melhor dirigibilidade do pneu ao motorista.

Ou seja, esse é outro fator determinante para a dirigibilidade:

Escolha do tipo de pneu para a estrada

Se usar um modelo off-road em um asfalto, a dirigibilidade será afetada. O motorista sente que o conforto é reduzido, além de precisar de um esforço maior, seja ao acelerar, frear ou trocar de marcha. 

Além disso, o desempenho do veículo será menor e seus gastos operacionais, maiores.

Estrutura da carcaça

A carcaça de um pneu é o que cria a estrutura da peça, permitindo que o restante do item seja montado. Dentre suas funções, estão:

  • Suporte de peso do veículo;
  • Resistir às pressões externas, geradas por impactos na estrada;
  • Aguentar os esforços gerados pelo torque de motor;
  • Suportar o aquecimento da borracha ao rodar em alta velocidade.

A partir disso, ela precisa estar em boas condições para dar o conforto na direção, assim como uma boa dirigibilidade do pneu na condução do veículo. Também é fundamental não estar danificada para que possibilite a recapagem dos pneus, aumentando a durabilidade dos ativos.

O que atrapalha a dirigibilidade do pneu?

Hábitos de direção

Assim como hábitos inadequados na direção causam problemas na estrutura do veículo, aumentam os gastos de combustível e geram multas de trânsito, também tem influência na dirigibilidade do pneu.

Isso porque podem aumentar o desgaste dos pneus e afetar o equilíbrio e estabilidade do veículo, deixando a direção desconfortável e aumentando os riscos de realizar uma rota.

Alguns exemplos de maus hábitos na direção incluem:

  • Dirigir em alta velocidade;
  • Acelerar e frear sem controle;
  • Raspar o pneu no meio fio;
  • Passar por cima de buracos na estrada;
  • Não reduzir a velocidade em quebra-molas.

Negligenciar serviços de manutenção

Os serviços de manutenção de um veículo servem para que ele funcione da melhor maneira possível, trazendo as condições ideias de rodagem e evitando quebras ou falhas nas rotas realizadas.

Serviços como balanceamento ou alinhamento são fundamentais para o veículo se locomover sem movimentações inadequadas, como balançar demais ou trepidar. Caso não sejam realizados como deveriam, trarão consequências aos pneus.

Nesse caso, recebendo choques diretamente do veículo, além de aguentar os impactos da estrada. Além de reduzir a dirigibilidade do pneu, traz danos que podem ser irreversíveis e causar a perda precoce dos ativos.

Calibragem dos pneus

Pneus murchos são a causa de muitos problemas, como bolhas, cortes e arranhões na borracha, além de um desgaste acentuado nos ombros da peça. Dados todos esses fatores, não poderia ser diferente: também afeta a dirigibilidade dos ativos.

Se esses problemas forem recorrentes, o veículo precisa de um esforço maior, queimando também mais combustível, para se movimentar e ganhar velocidade. Dessa forma, fica perceptível ao motorista que algo pode estar errado. 

Peso de carga

Assim como na situação dos pneus murchos, um peso excessivo de carga aumenta os esforços do motor para queimar combustível e gerar a movimentação do veículo. Ou seja: atrapalha a dirigibilidade. 

É possível aumentar a dirigibilidade do pneu?

Não é possível aumentar a dirigibilidade do pneu, mas há boas práticas de direção e ações que podem contribuir para evitar que a dirigibilidade do pneu seja afetada.

Controlar os comportamentos dos motoristas, evitar sobrecarregar os veículos e fazer a gestão de manutenção e de pneus da frota são essenciais para a dirigibilidade de um pneu, mas também para o funcionamento adequado das operações de transporte.

Além disso, você pode ter maior atenção na hora de planejar uma rota e escolher o veículo e/ou pneu mais adequado para ela. 

Confira ainda mais dicas e curiosidades sobre os pneus em nosso material completo e gratuito “História dos Pneus” — faça seu download aqui.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.