Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Use o pneu certo no seu veículo: conheça quais são e quando usar

Os tipos de pneus para caminhão não são muitos, mas é importante conhecê-los e saber quando usar cada um. Vamos lá?
Conheça os tipos de pneus para caminhão para fazer a escolha certa.

Quais tipos de pneus para caminhão você conhece? Vamos falar sobre todos e indicar os melhores momentos para usar cada um deles.

Estar à frente da gestão de pneus de uma frota de caminhões tem um grande objetivo: aproveitar toda a vida útil do pneu e evitar o descarte antecipado.

Por meio de tarefas como a inspeção de pneus, você coleta dados e analisa como tomar decisões que tragam melhorias para a frota. Conhecer os tipos de pneus e saber quando usá-los é parte do que previne a perda precoce dessas peças.

Os 5 tipos de pneus para caminhão

1 Alta severidade

Esses são os pneus de caminhão mais duros e pesados. Isso significa que eles têm maior resistência à danos que os demais tipos, aguentando os movimentos de aceleração e frenagem em rota.

Assim, são bons para aguentar o aumento de temperatura e dar mais estabilidade nas manobras.

Ao mesmo tempo em que tem uma aderência apenas básica ao chão, ele exige mais força do motor para rodar.

Quando usar: ideal para trajetos urbanos, com vários pontos de paradas no caminho. Muito utilizado em veículos de distribuição urbana e de transporte de passageiros.

2 Média severidade

A instalação de pneus de média severidade é feita em veículos que fazem rotas em asfalto assim como em estradas de chão ou que passam por muitas ruas tortuosas e inclinadas. 

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Porém, antes de instalá-los, confira se o trajeto tem alguma estrada predominante ou se os trechos têm distâncias semelhantes — o ideal.

Como você já poderia imaginar, a média severidade fornece o equilíbrio entre os pneus de alta e baixa severidade.

Isto é, ele fornece tanto resistência quanto velocidade.

Quando usar: para viagens regionais, a média severidade é a melhor escolha. Inclusive, é o tipo mais utilizado no Brasil — devido às diferentes estradas presentes nas variadas regiões brasileiras.

3 Baixa severidade

A estrutura desse pneu é mais leve, o que pode representar tanto vantagens quanto desvantagens.

Primeiro, ele é voltado para ter uma aderência melhor ao asfalto, gerando maior eficiência na aceleração e economia de combustível. Também permite maior facilidade de manobrar.

Por outro lado, suportam menos peso e calor que outros tipos de pneus de caminhão. Se passar em estradas danificadas, rochosas ou passar por trechos de constante aceleração e frenagem, os danos serão maiores.

Quando usar: em viagens longas, com asfaltos retos e vias expressas — em boas condições.

4 Off-road

Pensados para atravessar terrenos mais agressivos, os pneus off-road (“fora da estrada”) tem uma estrutura reforçada. Seja pela largura ou altura da banda de rodagem, eles se diferenciam dos pneus comuns de estrada.

Quando usar: à indicação do próprio nome, não se utiliza esse tipo de pneu em estradas asfaltadas. Para locais acidentados, com pedras e terra em excesso, como os realizados por caminhões mineradores, escolha o off-road.

5 Misto

Esse é o pneu que une características dos pneus de estrada e dos pneus “fora de estrada” (off-road).

Em rotas que misturam esses tipos de terrenos, os mistos são uma boa escolha para não arriscar perder pneus antes da hora. Claro, deve-se considerar a extensão e predominância das estradas — assim como o faria ao escolher os pneus de média severidade.

Por exemplo, se a rota for +80% asfalto, é preferível manter um pneu de média ou baixa severidade. Caso a predominância seja de estrada de chão, utilize o off-road.

Quando usar: nas rotas que alternam asfalto e estrada de chão, usa-se o misto. São os pneus utilizados, principalmente, por caminhões de lixo e agrícolas.

Tabela de comparação entre pneus

ALTA SEVERIDADEMÉDIA SEVERIDADEBAIXA SEVERIDADEOFF-ROADMISTO
TRAJETO URBANOTRAJETO MISTO ENTRE RODOVIA E CIDADETRAJETO RODOVIÁRIOTRAJETO EM ESTRADA DE CHÃOTRAJETO MISTO ASFALTO E ESTRADA DE CHÃO

Extra: tipos de banda de rodagem

A banda de rodagem faz parte do pneu e pode influenciar em alguns fatores como tração, velocidade e estabilidade do veículo. Confira os três tipos de bandas:

  • All position: serve para qualquer tipo de caminhão, é resistente e tem alta tração e frenagem em pistas molhadas.
  • Simétrica e assimétrica: ambas são recomendadas para trajetos urbanos, a diferença é que a banda de rodagem simétrica tem o mesmo padrão de ranhuras e desenhos no pneu, enquanto a assimétrica tem os sulcos com diferentes desenhos;
  • Direcional: aumenta a estabilidade dos pneus através de desenhos em “V” na banda de rodagem.

Todas essas informações devem te auxiliar e preparar para decisões acertadas. Mas lembre-se que a manutenção de pneus é parte crucial para melhor proveito dos recursos da frota.

Para saber ainda mais sobre gestão de pneus, confira nosso Guia sobre o assunto — o download é gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.