Tendências da gestão de pneus

A gestão de pneus é fundamental nas operações de transporte e já conseguimos enxergar algumas tendências para 2023. Confira quais são.
Entenda as tendências da gestão de pneus para melhorar seu controle na frota.

O setor do transporte de cargas ainda possui diversas etapas que podem ser otimizadas, trazendo mais economia e segurança às operações. Algo que a maioria dos gestores está buscando.

Quando falamos em pneus, o ritmo para a resolução de problemas parece mais lento, mas as soluções que temos hoje estão se tornando cada vez mais populares, as tendências cumprem o propósito e objetivos das transportadoras.

Por isso, você precisa conhecê-las. A seguir, veja:

 

Assista o vídeo e entenda mais sobre o assunto:

Quais são as tendências da gestão de pneus?

Construção de pneus com borracha otimizada

No começo da história dos pneus, era utilizada a borracha natural. Depois, começou a se usar a sintética, pela alta demanda de produção e para evitar a escassez desse recurso natural.

Atualmente, com tantas tecnologias emergentes, até a própria borracha já passou por melhorias que continuam nos surpreendendo.

Hoje em dia, conseguimos encontrar os pneus sem ar e à prova de furos, às vezes identificado como “seal inside”. Ainda mais, são pneus que não apresentam queda de pressão e causam menor impacto ambiental, por serem produzidos em fibra de vidro.

Ainda é algo bastante recente, tendo algumas gigantes do mercado já lançado e algumas com promessas de lançamento até 2024. 

Tecnologias na construção de pneus de carga

Desde o seu surgimento, os pneus passaram por algumas mudanças na forma em que são construídos. Por exemplo, nos primeiros pneus era utilizada apenas a borracha natural. Depois, pela alta demanda na produção, passou-se a utilizar a borracha sintética.

Ao longo da história, algumas novas técnicas na produção e construção dessas peças foram surgindo. Atualmente, inclusive, soluções para esta etapa surgem pensando nas novas exigências de sustentabilidade.

Hoje, algumas das principais tecnologias na fabricação dos pneus de carga e industriais são:

  • Air Keep: um composto de borracha na composição interna do pneu que funciona para manter a pressão de ar conservada por mais tempo, reduzindo a necessidade de calibragem semanal para quinzenal.
  • VAI+: “VAI+” é um indicador visual de alinhamento, esse sistema de acompanhamento do desgaste de pneus traz uma marcação de “+” nas ranhuras da banda de rodagem, tanto quando o pneu chega a 6,5 mm, sua estimativa de vida útil, quanto quando chega a 3 mm, ideal para enviar o pneu ao processo de recapagem.
  • V- Hexane e P- 900: essas são duas tecnologias que ajudam a reduzir o superaquecimento dos pneus, evitando uma perda excessiva de pressão e danos na borracha externa.
  • Nanotecnologia: ainda em busca de uma tecnologia efetiva, essa é uma parte que busca desenvolver pneus de maior eficiência energética e pneus mais “verdes”, de menor impacto ambiental.

Aferidor eletrônico

Assim como o pneu com a tecnologia “VAI+”, o aferidor eletrônico tem a função de acompanhar o desgaste dos pneus através da mediação dos sulcos do mesmo.

Ao contrário dos aferidores manuais, já utilizados em diversas operações, o eletrônico traz a vantagem de medir a profundidade dos sulcos em poucos segundos. Além disso, é um processo semi-automatizado. Isso porque:

O motorista ou gestor insere o aparelho no sulco, a partir disso, o restante do trabalho é digital: o aferidor faz uma leitura automática e envia os dados diretamente ao sistema de gestão, via conexão bluetooth.

Outra vantagem: o aparelho, pelo menos como o desenvolvido na Prolog, também afere a pressão dos pneus. Para isso, basta adaptar o produto com a mangueira de encaixe no bico do pneu.

Sistema de gestão de pneus

Como falamos, o aferidor eletrônico envia os dados diretamente para um sistema. Portanto, outra das tendências da gestão de pneus é esse próprio item. 

É até comum encontrar sistemas de gestão de frotas que possuem a funcionalidade de gerenciar pneus, mas, em grande parte, são soluções incompletas e básicas demais.

Um software específico para essa etapa da operação traz detalhes aprofundados e o controle de diversas tarefas fundamentais na rotina da operação. Por exemplo, a movimentação de pneus e o controle de inventário.

O maior diferencial de usar um sistema específico para isto ao invés de uma solução generalizada ou mesmo focar apenas em planilhas de controle é a automatização de relatórios e análises.

No caso do Prolog, você recebe relatórios sobre as inspeções realizadas, a previsão de troca dos pneus, avisos sobre necessidade de rodízio dos pneus, recapagem, e assim por diante. 

Além de receber a visualização do CPK do pneu, a qual é uma informação crucial para realizar a compra de novos ativos para a frota.

Gestão baseada em dados

Por falar em tecnologia e tendências da gestão de pneus, os dados não podiam ficar de fora. 

Na realidade, quase não são mais uma tendência, eles vieram para ficar e o motivo é claro: são essenciais para o entendimento da realidade da frota e na busca de soluções que realmente funcionem.

Todas as soluções tecnológicas e digitais auxiliam na coleta e geração desses dados, assim como na organização e gestão dos mesmos.

Como adaptar a frota às tendências da gestão de pneus?

Para começar, vale analisar quais tendências fazem sentido para aplicar na sua operação. Caso você precise otimizar o tempo de aferição dos pneus, buscar o aferidor eletrônico é o caminho a tomar.

Se precisa gerar mais economia com os pneus, testar novos modelos de pneus pode ser a solução, mas também, contar com um sistema de gestão vai te proporcionar relatórios com informações mais úteis na sua tomada de decisão.

O que você precisa lembrar na hora de trazer uma nova solução são três simples passos:

  1. Avaliar a verdadeira necessidade da frota.
  2. Identificar os processos que serão alterados na rotina da operação.
  3. Apresentar a solução aos colaboradores e fazer os treinamentos necessários.

Já sabe qual das tendências da gestão de pneus você vai investigar melhor? Você pode dar um primeiro passo agendando uma demonstração do Sistema de Gestão de Pneus Prolog App — é gratuita.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.