Qual a medida do sulco do pneu?

Você precisa saber qual a medida do sulco do pneu do seu caminhão? É uma informação bem importante mesmo. Veja como descobrir essa informação e qual a medida ideal para os pneus da frota.
Saber qual a medida do sulco do pneu ajuda a cuidar melhor dele. Entenda.

O tamanho do sulco do pneu, também chamado ranhura ou desenho do pneu, é importante por vários motivos. Por exemplo, a profundidade deste ajuda a determinar quanta tração um pneu tem e, portanto, quão bem ele funciona em superfícies molhadas e secas.

A medição deve ser realizada com alguma frequência e sempre priorizando um limite de profundidade mínimo. Na regulamentação brasileira, este é de 1,6 mm. Porém, a recomendação pela maioria dos especialistas — inclusive da Goodyear —, é de que o mínimo atingido seja de 3 mm.

Por que isso? Pois, assim, você evita um risco desnecessário de aquaplanagem e ainda conserva a carcaça para um processo de recapagem do pneu.

Uma pergunta comum quando falamos do assunto é:

Qual a medida do sulco do pneu?

Os pneus de caminhão têm uma profundidade de sulcos entre 10 e 20 mm quando são novos. Claro, esse valor é dependente da função do pneu — para viagens de longa distância, fora de estrada, vias urbanas, e assim por diante.

Um pneu fora de estrada pode chegar a ter 23,5 mm de profundidade do sulco, para oferecer maior resistência e diminuir os danos à borracha. Enquanto isso, os pneus que percorrem distâncias maiores em eixos direcionais ou livres, têm, em média, 14 mm de profundidade. 

Como regra geral, esta deve ser de cerca de um terço da largura da banda de rodagem do pneu.

Como saber qual a medida do sulco do pneu?

A maneira mais eficiente de realizar a medição é com um aferidor digital. Ele coleta os dados com 99% de precisão e envia as informações para um sistema de controle que processa e organiza tudo automaticamente.

Também é possível (e simples) de fazer a leitura do indicador de desgaste do pneu (TWI). Este é uma marcação que já vem de fábrica nos pneus. A ideia é, assim que a altura dos sulcos do pneu atingirem a sigla do TWI, está na hora de trocar ou recapar este pneu.

Existem ainda outras ferramentas de medição, como o paquímetro manual ou digital. 

Então, qual é a melhor maneira de ler a medida do sulco do pneu?

Parece justo dizer que a melhor maneira é a mais eficiente, não é mesmo? Esta é a verdade. Nada supera a facilidade de uma ferramenta digital, ainda mais quando o sistema faz todas as leituras e relatórios automaticamente para você.

E por que é importante realizar essa medição?

Para garantir a segurança da operação de transporte. Além de gerar economia e produtividade para a sua frota.

Afinal, com as informações de acompanhamento da profundidade dos sulcos do pneu em mãos, o gestor pode prever o tempo médio de desgaste, planejar o tempo ideal para realizar o rodízio, recapagem e troca dos pneus. Igualmente, ele consegue descobrir as melhores alternativas de compra com base no desempenho real de cada pneu.

Qual o limite mínimo do sulco do pneu?

Embora a legislação diga que o limite é de 1,6 mm, a maioria dos especialistas indica 3 mm como a medida ideal para parar de rodar com um pneu. Afinal, este valor determinado por lei é pensado apenas para pisos secos.

Quando a estrada estiver molhada e você rodar com um sulco de pneu de 1,6 mm as chances de acontecerem acidentes e derrapagens aumenta MUITO. Afinal, as ranhuras que fariam o trabalho de escoar e drenar a água estão praticamente inexistentes.

Ainda mais, a profundidade do sulco do pneu está diretamente relacionada com a força que este tem — a tração. Cada mm a menos na profundidade representa uma tração menor e um tempo maior para realizar a frenagem. Afetando a segurança do condutor e da carga.

O descarte depende de qual a medida do sulco do pneu?

Sim, depende. Mas sempre considere a possibilidade de uma recapagem antes de descartar completamente um pneu.

A troca da banda de rodagem desgastada por uma nova pode aumentar a usabilidade do pneu por cerca de 2 anos. Uma economia e tanto, vendo que os valores de recapagem são menos da metade do valor e aquisição de um pneu novo.

Outro detalhe: 

Se os pneus tiverem mais de quatro anos, devem ser considerados e analisados para uma troca independente da banda de rodagem e profundidade do sulco. Isto, pensando na validade de 5 anos que têm a partir de sua fabricação.

De maneira geral, o que você precisa é de uma rotina de gestão de pneus para estar sempre inteirado do desempenho de cada item e dos planos de movimentação dos pneus. 

Conheça um pouco mais sobre esse processo e suas vantagens em nosso canal do YouTube:

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.