Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

A chave da produtividade para a sua frota de veículos

Conheça como aumentar a produtividade da sua frota através do uso de uma tecnologia que coleta dados para tomar decisões melhores.
Melhorando a produtividade da frota de veículos.

As operações de transporte representam altos custos e, ao contrário do que pode parecer, isso não é sinônimo de eficiência. Para ter uma produtividade maior, cada processo na frota de veículos tem que ser otimizado.

Sem dúvida alguma, o que torna os processos de qualquer empresa mais eficientes hoje é a tecnologia. Por que? Ora, pois ela torna o preenchimento de informações mais rápido e, às vezes, até automático.

Ainda mais, muitos sistemas têm a criação de relatórios, facilitando a análise de desempenho e produtividade. Ou seja, permitem uma tomada de decisões bem mais apropriadas para os objetivos de cada frota.

Mas claro, a tecnologia não faz tudo sozinha. Por isso, vamos seguir com algumas dicas extra de como aumentar a eficiência da frota de veículos e, em seguida, vamos falar em mais detalhes sobre ela.

Contratar colaboradores qualificados

Isso é “de praxe”. Uma equipe de motoristas que sabe da importância de cada tarefa e sabe como realizá-las da forma correta é essencial.

Isso é uma ajuda e tanto para evitar danos e quebra de peças, desperdício de combustível e mesmo a perda veículos da frota por mau funcionamento.

Adicionalmente, os fornecedores e mão de obra para manutenções devem ser bem qualificados e profissionais.

Analisar os indicadores de produtividade da frota

Os KPIs, como são chamados os indicadores de desempenho, indicam fatores importantes para você entender o que está acontecendo na sua frota.

INFOGRÁFICO
6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Alguns indicadores para acompanhar pensando em produtividade incluem o tempo de viagem médio, a quantidade de viagens realizadas em algum período de tempo, o tempo médio gasto em manutenção dos veículos, a capacidade dos veículos da frota, e assim por diante.

Praticamente tudo que for relativo ao tempo para realizar uma tarefa pode ser considerado dentro dos KPIs de produtividade. Porém, você precisa encontrar quais os mais interessantes para analisar e solucionar os problemas da sua frota de veículos.

Fortalecer a comunicação interna

Um passo essencial para atingir metas e objetivos. Quando todos estão alinhados e sabem o que buscar e como buscar, todas as tarefas fluem melhor.

Para garantir essa comunicação, podem ser realizadas reuniões semanais, troca de mensagens por algum canal específicos e atualizações de informações e dados em um software para gestão de frotas.

Dessa maneira, todos ficam por dentro do planejamento para a transportadora e conseguem visualizar o andamento do processo.

Realizar o controle de pneus da frota de veículos

Parte do que torna o custo de manter uma operação de transportes tão caro é a necessidade de trocar de pneus com frequência. Porém, essa realidade pode facilmente ser alterada.

Basta que você realize a gestão de pneus!

Ela é sim um custo, mas consideravelmente mais baixo do que deixar os pneus sem cuidado algum e precisar trocar mais vezes do que deveria, sem aproveitar toda a vida útil que os pneus têm a oferecer.

Tudo que for relacionado a pneus pode estar dentro dessa gestão, mas, principalmente, a tarefa de aferição para controle de desgaste. Essa é a parte primordial para garantir a durabilidade deles.

Adquirir uma tecnologia especializada para frotas

Ainda na questão dos pneus, você pode pensar em contratar uma tecnologia para essa tarefa específica. Por exemplo, aqui no Prolog a gente desenvolveu um kit de aferição que permite você realizar o processo com uma coleta de dados automática. 

Junto ao nosso sistema, o aferidor digital coleta a pressão e profundidade dos sulcos e atualiza o software em tempo real.

Todas as informações coletadas são então analisadas dentro do sistema e você recebe indicações do nível de desgaste de cada pneu, qual o possível problema causando desgaste excessivo (quando houver) e qual a solução que pode ajudar a melhorar a produtividade da frota.

Contudo, também há outras tecnologias para aumentar a eficiência das operações de transportes. Por exemplo:

  • Telemetria: essa é uma solução para rastreio de cargas que ajuda a ter controle também sobre a quilometragem percorrida, velocidade média do veículo durante a viagem, etc.;

 

  • ERP: o sistema de gestão integrado tem a intenção de melhorar os processos internos de uma empresa como um todo, então ele lida com as atividades de diferentes setores, não apenas da frota de veículos.
  • Caminhão elétrico: esse tipo de veículo está se tornando cada vez mais atraente, embora seja mais caro de adquirir, ele é mais econômico a longo prazo.

 

Entre diversas outras tecnologias, essas são algumas que se destacam no momento atual. Se o assunto também te interessa, fique a vontade para explorar nosso blog, você irá encontrar vários conteúdos bem explicativos e completos.

Para conhecer mais sobre nossa solução, acesse: Gestão de Pneus Prolog!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.