Como identificar o indicador de desgaste do pneu?

Indicador de desgaste de pneu: você sabe o que é?

Luiz Felipe
Luiz Felipe
Powered by Rock Convert

Que tal entender melhor sobre recapagem de pneus? Para isso, você precisa conhecer o indicador de desgaste do pneu.

Não é novidade nenhuma dizer que a qualidade e condição física do pneu é um dos fatores mais importantes para garantir segurança, desempenho e economia na estrada. Por isso, cuidar dos pneus da frota é tão importante.

Se você acompanha nosso blog há algum tempo, já sabe que estamos sempre reforçando a importância da gestão de pneus. E é exatamente por esse motivo: diminuir os custos e aumentar a segurança e eficiência das operações de transporte.

Hoje, viemos falar mais sobre a recapagem de pneus. Tenho certeza que você já deve ter ouvido falar sobre isso, né? Mas, mais especificamente, queremos falar sobre o índice de recapabilidade.

O que é isso? O que posso fazer com essa informação? Como isso vai diminuir os custos da minha frota? Vamos lá, boa leitura!

O que é a recapagem de pneus?

De maneira bem direta, esse é um processo que troca a banda de rodagem usada por uma nova.

Assim, ao invés de realizar a compra de um pneu novo, você pode economizar e rodar com o usado por até mais 2 anos após a recapagem. Adicionalmente, com um bom índice de recapabilidade, você pode chegar até 3 recapeamentos em uma única peça. Bastante, né?

Contudo, após o recapeamento, é preciso ter ainda mais atenção na gestão de pneus e cuidar dos componentes para que essa renovação do pneu dure o tempo esperado de 2 anos. Caso contrário, o seu investimento vai ser jogado fora.

Ações comuns, como evitar o excesso de carga e manter a calibragem dos pneus em dia, são o caminho para aumentar a durabilidade dos pneus.

O que é o índice de recapabilidade?

O índice de recapabilidade, ou indicador de desgaste da banda de rodagem do pneu, está diretamente relacionado com a recapagem de pneus. 

Resumidamente: quanto maior esse índice, melhor são as condições do seu pneu para realizar o trabalho de recapagem e aproveitar os pneus por mais tempo.

Ou seja:

Powered by Rock Convert

Para verificar a necessidade e possibilidade de recapagem, é preciso analisar o indicador de desgaste do pneu, também conhecido como o TWI (sigla para Tread Wear Indicator). Esse indicador é localizado na transversal do sulco do pneu.

Inclusive, a verificação dos sulcos deve ser realizada periodicamente. Caso você não tenha um cronograma de manutenção e aferição de pneus na sua frota ainda, isso precisa mudar.

Qual a consequência de não fazer essa verificação?

Se desrespeitada a medida mínima do sulco do pneu (1,6mm), o motorista receberá uma multa por infração grave (pois coloca em risco a vida do motorista e segurança dos demais veículos em estrada), assim como descontados pontos em CNH e o veículo pode até mesmo ser apreendido.

Como conferir o indicador de desgaste de pneus?

Se os pneus possuírem o TWI, basta observar através dele o nível de desgaste das bandas de rodagem do pneu. E como fazer isso? Como saber quando está na hora de arrumar ou trocar os pneus?

Como esse indicador é uma pequena elevação nos pneus, dentro dos sulcos, você vai saber que o pneu está chegando no seu limite quando o pneu alcançar o TWI. Isto é, quando essa elevação não for mais perceptível.

Como aumentar o índice de recapabilidade?

Caso você estivesse se perguntando, há sim algumas maneiras de fazer isso. Posso citar aqui 3 fatores que têm um papel crucial em cima desse índice:

  • Qualidade do pneu;
  • gestão de pneus;
  • escolha do reformador.

Um pneu de alta qualidade, comprado de uma marca de confiança, vai fazer a diferença na sua frota. Mas, acima de tudo, você precisa realizar os cuidados com os pneus.

A aferição de pneus não é para ser uma tarefa difícil que ocupa todo o seu tempo. Aliás, é apenas o tempo do motorista ou da equipe responsável pela manutenção preventiva dos veículos.

Com esse processo, juntamente de manter a calibragem de pneus em dia, controlar o limite de peso das cargas, instruir os motoristas de boas práticas na direção, etc., os seus pneus terão melhor durabilidade e melhor possibilidade de passar pelo recapeamento.

O que nos leva ao último ponto: escolher o reformador. Assim como a decisão de adquirir os pneus de uma marca confiável, você precisa conhecer e confiar em quem fará a recapagem dos pneus da sua frota.

Se o trabalho não for bem feito, você estará prejudicando toda a sua gestão e colocando os motoristas em risco de acidentes.

Para uma gestão de pneus que vai garantir e aumentar a vida útil dos seus pneus, conheça melhor a solução Prolog App

Powered by Rock Convert

More great articles

O que é logística reversa?

Você precisa de um processo de logística reversa? Entenda mais sobre o assunto

Onde a logística reversa se encaixa na gestão de frotas? Todas as frotas precisam dela? Aqui está o essencial que…

Read Story
calibragem de pneus de caminhão em dia: como controlar

Como manter a calibragem de pneus de caminhão em dia

Normalmente, os pneus são os componentes de um veículo que mais sofrem. Eles estão em contato direto com o solo…

Read Story
qual a relação entre gestão de pneus e custos operacionais da frota?

Como a gestão de pneus impacta os custos da operação de transporte

Entender e controlar os custos da operação de transporte pode ser um trabalho difícil. Mas se você souber os componentes…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »

O GUIA DA
GESTÃO
DE FROTAS