Como um aferidor de pneus eletrônico torna a gestão de pneus mais eficiente

Um aferidor de pneus moderno é mais eficiente do que os tradicionais. Entenda como funciona a aferição de pneus com o uso da tecnologia.
O que faz o aferidor de pneus digital?

Você já utiliza o aferidor de pneus digital na sua frota? Sabia que ele é excelente para tornar sua gestão de pneus mais ágil?

Os gestores e os próprios colaboradores da equipe sabem bem como o controle da calibragem e do desgaste dos pneus afeta suas rotinas e o desempenho dos veículos. Por isso, aferir frequentemente os pneus já é uma atividade conhecida por equipes de gestão de frotas.

Mas quais os benefícios de usar tecnologia e equipamentos digitais no processo de aferição?

Por aqui, nós gostamos muito de destacar a palavra “padronização”. Embora seja importante considerar cada pessoa individual, quando falamos de preencher documentos e dados para análise, é importante que todos sigam o mesmo modelo.

Dessa forma, o aferidor de pneus digital é uma grande ajuda para a gestão de pneus. Ele padroniza as informações dentro de seu sistema e permite fácil visualização e entendimento para qualquer gestor, motorista ou mecânico que acesse os dados.

Adicionalmente, temos outros benefícios que gostaríamos de falar sobre a seguir.

Precisão das informações

Se comparados às ferramentas manuais, os equipamentos como profundímetros e aferidor de pneus digital proporcionam ganhos significativos de assertividade na informação.

O equipamento por si só já proporciona essa vantagem pela tecnologia que utiliza. Mas, além disso, há a vantagem da dispensa de anotações em papel e transcrição para um software de gestão.

Geralmente, as ferramentas digitais trazem em si dispositivos que permitem a conexão e transmissão de dados para outros equipamentos, como tablets, smartphones e computadores. Isso acontece, por exemplo, através do uso de bluetooth. Aliando a coleta e o lançamento das informações, evitam-se perdas e erros, aos quais um processo manual está mais suscetível.

Tempo de aferição e redução do retrabalho

Outra vantagem do uso da tecnologia na gestão de pneus é o tempo de execução do processo de aferição. Apenas a etapa de medição dos sulcos e checagem da pressão, já pode ser feita com muito mais agilidade.

Quando o processo é feito por um equipamento digital, capaz de salvar os dados coletados e exportar para o sistema de gestão, o tempo de realização da atividade é diminuído. Pois, desta forma, são eliminadas outras tarefas manuais que seriam desempenhadas por um grupo de funcionários.

Essa comparação de método tradicional X método Prolog com um aferidor de pneus digital é essencial para provar a você que a aferição digital realmente funciona — e é mais eficiente.

Visibilidade da frota e planejamento

Um grande estudioso da área de gestão, Peter Drucker dizia que:

 “Se você não pode medir, não pode gerenciar”.

Informações disponibilizadas em maior volume, mais organizadas e atualizadas com maior agilidade, permitem criar um histórico do comportamento dos pneus. Assim, torna-se mais fácil enxergar a verdadeira situação da frota.

Armazenar e analisar esses dados permite ainda estudar e identificar diversos fatores que influenciam na durabilidade dos pneus e desempenho dos veículos. Os dados coletados passam a servir não só para ações pontuais e corretivas, mas também para ter o poder de controlar certos acontecimentos.

Ou seja, dando ao gestor de frotas a possibilidade de prever situações que podem prejudicar o desempenho e a rotina da frota.

Aqui no Prolog App, nossa solução em gestão de pneus conta não apenas com o software que irá padronizar e facilitar seu trabalho, mas também um kit de aferição desenvolvido por nossa equipe de especialistas.

Com ele, a medição de dados dos pneus é muito rápida e todos os dados fornecidos darão a visualização que você precisa para corrigir problemas e tomar decisões referentes à troca de pneus.

Quer conhecer melhor nosso sistema de Gestão de Pneus? Não deixe de conversar com um atendente Prolog para tirar todas as suas dúvidas.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.