Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Para que serve uma tabela de profundidade de sulco do pneu?

Para que serve uma tabela de profundidade de sulco do pneu? Isso é o que você vai descobrir hoje.
Será que você precisa da tabela de profundidade de sulco de pneus?

A tabela de profundidade de sulco de pneus é uma ferramenta para auxiliar em determinações, como o nível apropriado de sulco em um pneu. 

Esta tabela considera fatores como largura e tipo do pneu, pressão de enchimento, rota percorrida e profundidade mínima do sulco. Ao usar o recurso, você pode garantir que seus pneus estejam devidamente bem cuidados para fornecer tração e manuseio nas operações, como é o esperado.

Porém, você pode ter ainda dúvidas sobre o que é e como ela funciona, né?

Então, vamos lá:

O que é a tabela de profundidade de sulco de pneus?

A tabela de profundidade de sulco de pneus é uma visualização que especifica a profundidade dos sulcos por quilometragem rodada do pneu. Ela sofre variações conforme rota utilizada e marca de fogo do pneu.

Na verdade, ela não é estabelecida ou “pronta”, embora você encontre alguns modelos por aí. Ainda assim, esta tabela é um recurso muito útil para você ter na sua frota e aumentar o controle sobre os pneus da sua operação.

Como é essa tabela?

Ela é adaptável à intenção do gestor. Por exemplo, você pode colher dados e alimentar uma tabela de previsão de troca dos pneus (para determinado modelo e marca). Tendo um limite mínimo de sulco que deseja atingir na frota, como 3 mm, você pode montar algo como:

Previsão de troca em 3 mm:

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.
KMPROFUNDIDADE DOS SULCOS
20.0007 mm
30.0006 mm
40.0005 mm
50.0004 mm
60.000 3 mm

Para esse pneu, a troca e envio para reforma será realizada quando este rodar cerca de 60 mil quilômetros. Vale lembrar que esses números são apenas para você visualizar e não baseados em dados reais de uma frota. Dependendo do pneu, e até mesmo da rota, os números podem ser bem diferentes.

Por isso, você deve saber a média em que os seus pneus sofrem desgastes e qual a quilometragem média que percorrem para poder montar sua tabela de profundidade de sulco de pneus.

Ou seja, a visualização depende do controle que você deseja realizar. 

Inclusive, você pode criar tabelas de comparação para o mesmo pneu em diferentes rotas, ou para pneus diferentes na mesma rota.

Pneu X, Rota A

KMPROFUNDIDADE DOS SULCOS
20.0007 mm
30.0006,3 mm
40.0005,8 mm
50.0005,1 mm

Pneu Y, Rota A

KMPROFUNDIDADE DOS SULCOS
20.0007 mm
30.0006,5 mm
40.0006,0 mm
50.0005,5 mm

As possibilidades são muitas!

Para que serve a tabela de profundidade de sulco de pneus?

As informações da tabela podem ser usadas para determinar se um pneu é seguro para uso, quando deve ser substituído, qual pneu tem o melhor desempenho por rota, qual pneu sofre mais com os impactos da estrada, qual rende mais por quilômetro rodado, e assim por diante.

Você tem, basicamente, um guia usado para acompanhar a normalidade de desgaste através da profundidade dos sulcos na banda de rodagem de um pneu.

Isso significa que, conforme análises previamente realizadas, a tabela é gerada e permite que você acompanhe se o desgaste dos demais pneus está conforme previsto ou se está ocorrendo de forma acelerada.

Quais os benefícios proporcionados?

A tabela pode influenciar e facilitar:

  • Determinação da profundidade mínima segura para um pneu rodar;
  • Entendimento de quando um pneu deve ser substituído;
  • Análises e realização de cálculo CPK para os pneus;
  • Visualização de desempenho dos pneus por rota, para trazer economias na escolha de novos pneus;
  • Compreensão das rotas em más condições que podem passar a ser evitadas, na busca de uma preservação e prolongação de uso dos pneus.

Como usar a tabela de profundidade de sulco de pneus?

Para usar a sua ferramenta, você deve, ao mesmo tempo, estar realizando a gestão de pneus da sua frota. Ou seja, aferindo e anotando os dados sobre profundidade dos sulcos pelo menos uma vez por mês.

Isso é até óbvio, se você quer usar a tabela de profundidade de sulco de pneus, precisa controlar os sulcos, certo?

Dito isto, não tem mistério no uso da tabela. Uma vez construída, ela ficará à sua disposição para olhar e ver se os pneus em uso na frota estão desempenhando conforme esperado.

Além disso, ela serve para você apresentar resultados e apoiar suas decisões diante de diretorias da empresa.

Tem alguma maneira melhor de controlar a profundidade dos sulcos?

Hoje, apoiar-se na tecnologia está cada vez mais sendo visto como a melhor alternativa. A automação de tarefas e leitura de dados rápida e efetiva é uma grande vantagem.

Como você pode ter notado, há muitos fatores a serem considerados quando se trata da profundidade do sulco do pneu: o tipo de terreno em que você estará dirigindo, o peso do seu veículo e até o clima em que a viagem é realizada e a pressão dos pneus ajustada.

É por isso que é útil ter uma visualização que indique qual profundidade de sulco é melhor para suas necessidades. Ainda, existem diferentes modelos para diferentes tipos de veículos e terrenos.

O trabalho para criar suas próprias tabelas e gráficos é longo e complexo.

Então, usar um sistema que entrega as informações necessárias pelo mínimo trabalho manual é bastante atrativo. E é exatamente o que a solução Prolog, para gestão de pneus oferece. Confira e conheça nosso sistema completo.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.