Quantos sulcos tem que ter o pneu? Porque alguns têm 3 e outros 4?

Você sabe quantos sulcos tem que ter o pneu? Qual é a quantidade ideal de sulcos para ter um bom desempenho? Confira agora.
Você sabe quantos sulcos tem que ter o pneu da sua frota?

Existem muitos fatores que influenciam o desempenho de um pneu na estrada, como o tipo de material usado no pneu, o padrão do piso e a pressão do ar. Outro fator são os sulcos do pneu.

Esses “canais”, conhecidos por ranhuras, estão presentes na banda de rodagem e atuam na passagem de ar, água e na aderência do pneu à estrada. Eles podem, inclusive, ser uma linha contínua ao redor do pneu, bem como separados em grupos diferentes.

Os que são contínuos, geralmente, são encontrados em pneus de alto desempenho. Já os divididos em seções, costumam ser para veículos off-road. Também tem os modelos de desenho padronizado voltados para uso em rodovias e estradas urbanas. 

A grande questão é que a quantidade pode variar conforme o modelo de pneu e você precisa entender melhor do assunto para identificar a quantidade de sulcos ideal para os pneus da sua frota, certo?

Vamos lá:

Quantos sulcos tem que ter o pneu?

O número de sulcos pode ir de um até doze, embora os mais comuns sejam três, quatro, seis e oito. Este número, assim como toda a construção de design do item, é determinado conforme dimensão da banda de rodagem do pneu.

Isso significa que não existe uma resposta exata para quantos sulcos tem que ter o pneu. Entretanto, por via de regra, quanto maior em diâmetro for a banda, mais sulcos terá.

É preciso ter cuidado com a quantidade de sulcos ao comprar o pneu, pois pode afetar a eficiência dos veículos e produtividade da frota. Normalmente, quanto mais ranhuras, melhor o desempenho da função dos sulcos. Porém, não é uma regra! 

O maior número de sulcos não gera, automaticamente, eficiência para a sua operação. Você precisa, ao mesmo tempo, analisar que cada pneu tem uma funcionalidade e esta deve ser respeitada.

Por exemplo, os pneus direcionais possuem apenas um sulco e costumam ser o escolhido para rodar em estradas molhadas ou com neve. Enquanto isso, a maioria dos modelos convencionais, para o dia a dia de uma frota de veículos, ficam entre três e quatro ranhuras.

Isso acontece porque essa é uma média que geralmente é eficaz na limpeza de fluidos da superfície. Porém, em certas condições climáticas, podem exigir maior tração e, portanto, um número maior de ranhuras.

Rafael Astolfi, da Continental Pneus, mostra que um único modelo de pneu, o PowerContact 2, apresenta algumas variações:

  • Três sulcos nas dimensões 165, 175 e 185;
  • Três ou quatro sulcos na dimensão 195;
  • Quatro sulcos na dimensão 205.

Além de “quantos sulcos tem que ter o pneu”, uma pergunta muito comum que ouvimos ao falar em quantidade de sulcos é:

Por que alguns pneus têm três sulcos e outros quatro?

Como você pode ter notado acima, um modelo de pneu, com a mesma dimensão, pode conter ou três, ou quatro sulcos. Isso acontece, primeiro, porque a dimensão permite e, depois, conforme o propósito de uso do pneu.

Qual é a função dos sulcos dos pneus?

Primariamente, a função dos sulcos é fornecer tração e estabilidade para o veículo. Isto acontece pela passagem de ar entre os sulcos. Do mesmo modo, a água escoa pelas ranhuras, evitando problemas de deslizamento e aquaplanagem.

Algumas funções secundárias também entram em pauta, como a redução de ruídos e refrigeração dos pneus.

Como escolher quantos sulcos tem que ter o pneu da frota?

Alguns motoristas se sentem mais seguros com mais ranhuras, pensando que isso proporciona mais estabilidade e aderência na estrada. Outros acham que menos ranhuras tornam o veículo mais fácil de manusear.

Às vezes, é uma questão de preferência pelo conforto proporcionado pelo pneu. Porém, é fundamental realizar o controle de pneus na frota. Com a coleta e análise de dados, cabe ao gestor identificar os ativos de melhor desempenho, CPK e performance por tipo de operação — viagens longas, distribuição urbana, estradas de chão, e assim por diante.

Quantos sulcos tem que ter o pneu para evitar o desgaste excessivo?

Na verdade, a quantidade de sulcos não influencia tanto assim no desgaste, mas sim a profundidade destes. Por isso, para cumprir com seu papel, os sulcos precisam estar dentro de um limite regular de profundidade.

Caso contrário, eles começarão a perder efetividade em sua função.

Comumente, o limite de profundidade mínima é tido em 1,6 mm, como estabelecido pela legislação brasileira. Porém, existe o risco de causar fadiga da carcaça ao atingir esse nível de desgaste — gerando uma recusa de recape do pneu e perda antecipada da peça.

O limite utilizado por muitas empresas de transporte hoje é de 3 mm. Um número ideal para aproveitar o pneu ao máximo e ainda permitir que sua vida seja estendida com a recapagem.

Que tal continuar aprendendo sobre como cuidar dos pneus da frota com nosso canal do YouTube? Confira esse vídeo sobre o desgaste excessivo de pneus:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.