Para que servem as dimensões do pneu?

Conheça quais são as dimensões de um pneu, para que elas servem e também como ler as medidas na lateral do pneu.
Saiba identificar as dimensões do pneu e porque elas são importantes.

As dimensões do pneu ajudam a entender as suas características e usabilidade, além de serem  fundamentais para controlar a vida útil do pneu e a durabilidade média nas operações de transporte.

Além de conhecer essas dimensões, é preciso saber ler as medidas do pneu e usá-las a seu favor na gestão de pneus da frota. Por isso, confira a seguir:

Quais são as dimensões do pneu?

As dimensões do pneu são sua largura, altura e diâmetro. Cada pneu tem diferentes tamanhos que podem ser mais adequados para algum tipo de veículo específico.

As dimensões do pneu servem para:

Identificar o tamanho e modelo certo de pneu para cada veículo

Como falamos, essa é a função primária das dimensões do pneu. No manual de proprietário de cada veículo, estão as dimensões adequadas para o pneu ser instalado e, por vezes, também está inscrito em sua estrutura o tamanho correto que deve ser utilizado.

Portanto, confira primeiro a informação no seu veículo e depois confirme no pneu, para garantir que o modelo e tamanho são adequados. 

Evitar que o pneu errado seja utilizado, prejudicando a estrutura do veículo e segurança da rota

Qualquer pneu com um tamanho diferente do recomendado pode gerar sérios riscos à segurança de uma rota. Isso pela possibilidade de ter desgastes ou atritos na rodagem da peça que podem danificar a estrutura e levar a uma perda precoce do veículo.

Além disso, também há chances de que a estrutura da suspensão e sistema de amortecimento não suporte os impactos da estrada. 

Garantir o melhor desempenho dos veículos e pneus em rota

Ao utilizar as dimensões adequadas do pneu, você garante a estabilidade do veículo, algo que é essencial para uma viagem segura. 

Se combinar esse cuidado com as demais atividades da gestão de pneus e manutenção, dando as condições ideais de rodagem ao veículo, o desempenho será o máximo possível.

Economizar com a aquisição e descarte de pneus

Utilizar o tamanho correto de um pneu é fundamental para evitar que eles sofram danos irreparáveis e sejam perdidos antes de um aproveitamento completo de sua vida útil. 

Portanto, escolher os pneus certos é um meio certeiro de gerar mais economia na frota.

Como ler as medidas do pneu?

As medidas de dimensões do pneu costumam ser um código no pneu representado pelo padrão “000/00R00”, onde a primeira informação refere-se a largura do pneu, depois sua altura e por último, o seu diâmetro.

Isso significa que um pneu de código: 225/60R15 tem 225 milímetros de largura, 60% desse valor é correspondente a altura dele e 15 polegadas é o seu diâmetro.

Onde encontrar as informações de dimensões de um pneu?

Na lateral do pneu

Todos os pneus possuem essas informações em sua lateral, independente de marca e modelo. 

Trata-se, inclusive, de um padrão internacional. Se você optar por ou ter a necessidade de comprar pneus importados, o código estará no mesmo local e terá a mesma estrutura para ser lido.

No manual do proprietário

Da mesma forma, todos os manuais de veículos possuem as medidas mais adequadas para um pneu ser instalado no veículo.

Além disso, alguns veículos podem apresentar essas medidas na porta do motorista ou dentro da tampa do tanque de combustível.

Outras informações do pneu

Na lateral do pneu há ainda outras informações, que definem o DOT do pneu. A sigla DOT representa “Departamento de Transporte”, traduzido para o português, e é representada por 13 dígitos, divididos em 3 blocos:

  1. Bloco com 3 números que identificam onde o pneu foi fabricado.
  2. Bloco com 6 componentes, representando a medida e modelo do pneu.
  3. Bloco com 4 números, mostrando a semana e ano de fabricação do pneu.

Fora deste bloco, possui ainda as informações de dimensões do pneu, seu índice de carga máxima suportada, o limite máximo de velocidade em que pode rodar e o tipo de construção do pneu.

Limite de velocidade

O índice de velocidade máxima do pneu é representado por uma letra que pode ir de A (velocidade mais baixa) até Y (velocidade mais alta), os valores correspondentes são em “km/h”. 

É a última informação disposta nas informações da lateral do pneu. 

Se o código for: 225/60 R 15 85 H, significa que “H” é sua velocidade máxima. E, conforme a tabela de correspondência, é de 210 km/h. Confira a tabela:

Limite de carga

O índice de carga do pneu é representado por um número, sendo a penúltima informação na lateral do pneu. 

Se o código for: 225/60 R 15 85 H, “85” é sua carga máxima e, conforme tabela, 515 kg.

Os números vão de 80 a 199 e a correspondência em KG está representada em uma tabela completa: 

Tipo de construção do pneu

É representada pela letra entre a altura e diâmetro do pneu. São duas possibilidades, o pneu radial (R) ou pneu diagonal/convencional (D).

Ou seja, se o código for: 225/60 R 15 85 H, significa que o pneu é de construção radial.

Índice treadwear

Outra informação que está na lateral do pneu, mas costuma ser menos observada que as demais é o índice treadwear. Trata-se de um indicador do desgaste do pneu ao longo do tempo. 

Como a referência desse valor é 100, os números abaixo deste representam um desgaste mais acelerado e, acima, um rendimento maior do pneu.

TWI do pneu

O TWI do pneu é uma informação que não está na lateral do pneu, mas sim dentro de cada sulco da peça. Assim como o índice treadwear, é um indicador de desgaste dos pneus, mas de maneira mais prática e direta.

De maneira resumida: através dele, o motorista ou gestor da frota consegue visualizar se o pneu está com desgaste excessivo ou se pode continuar rodando por mais tempo.

Confira ainda mais sobre os pneus, sua construção e estrutura em um material completo sobre sua história. O download é gratuito aqui.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.