Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Conheça o aferidor eletrônico — um medidor de calibragem de pneu digital

Parte de realizar a inspeção de pneus é usar um medidor de calibragem de pneu. Entenda a vantagem de ter um aferidor eletrônico na sua operação!
Entenda para que serve e como funciona o medidor de calibragem de pneu.

Para ter pneus que cumpram com sua vida útil, é preciso realizar alguns cuidados específicos. Por exemplo, usar um medidor de calibragem de pneu a cada semana para acompanhar a pressão.

São ações como essa que vão te dar respostas sobre o que fazer para reduzir custos na operação. Além disso, elas trazem maior segurança e conforto para o motorista.

Seguindo o exemplo de realizar o controle de pressão dos pneus, você consegue aumentar ou diminuir a medida em PSI conforme necessário. Claro que isso deverá ser analisado seguindo também a medição de profundidade dos sulcos.

Inclusive, existe um meio de medir tanto a pressão quanto a profundidade ao mesmo tempo. 

Mas, antes:

O que é um medidor de calibragem de pneu?

Nada mais é do que uma ferramenta, manual ou digital, para verificar a pressão de calibragem atual de um pneu. É um nome bem auto-explicativo, não é mesmo? Porém, também pode ser chamado de manômetro ou aferidor.

Como funciona o medidor de calibragem de pneu?

Podemos encontrar diferentes modelos de medidores no mercado e, entre os mais comuns, sua função é cumprida ao acoplar a ferramenta no bico do pneu.

Algo que podemos explicar com mais exatidão e certeza é sobre como funciona o modelo de aferidor eletrônico da Prolog: 

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Desenvolvido pela nossa própria equipe, este medidor de calibragem de pneu coleta os dados de pressão e profundidade dos sulcos com uma precisão excelente, de 99%. Para a inspeção de pressão, você utiliza a mangueira que recebe no kit de aferição enviado após a contratação da ferramenta.

Ao instalá-la na pistola de aferição, pode conectar no bico do pneu e a medição se inicia, enviando os dados em tempo real para o sistema no celular (via bluetooth).

Depois, quando finalizar a medição de todos os pneus, você pode acessar o sistema e investigar quais pneus estão abaixo ou acima da pressão indicada. Assim, abrindo ordens de serviço para correção desse problema.

Viu como o funcionamento do aferidor eletrônico é simples? Agora, uma pergunta que você pode ter ainda é:

Por que é preciso usar um medidor de calibragem de pneu?

A calibragem de pneus é essencial para prevenir um desgaste irregular e/ou acelerado, assim como ajuda a evitar a fadiga da carcaça. A pressão incorreta pode afetar até mesmo a durabilidade dos veículos.

Isto porque o pneu ajuda no amortecimento de impacto de outros componentes dos caminhões e ônibus. Então, se o pneu está com uma calibragem baixa, aumenta os danos na estrutura do veículo também. Além de gerar aumento no consumo de combustível e risco de aquaplanagem.

Normalmente, rodar com a pressão baixa é indicativo que o controle de pneus não está sendo feito corretamente. Contudo, há outros motivos para a pressão diminuir mesmo realizando o medição e calibrando conforme necessário.

Por exemplo, por conta das mudanças climáticas de temperatura, pela calibragem com o pneu quente, por furo no pneu ou pelo vazamento de ar pelo bico.

Já com a pressão alta, os riscos pendem mais para o lado da segurança. Esse fator aumenta as chances de o veículo tombar ao realizar alguma curva, causa um desgaste maior no centro da banda de rodagem (podendo perder a chance de recapagem) e, embora menos comum, também pode gerar o estouro do pneu. 

Nesse caso, a melhor prevenção é que os condutores respeitem as medidas estabelecidas pelo gestor de pneus da frota. 

Por que é importante usar um aferidor eletrônico?

Pela precisão, em primeiro lugar. Em seguida, a praticidade e produtividade entram como fortes vantagens. Ainda mais, pela redução de erros e de custos da operação.

Quando você utiliza um medidor de pressão de pneu manual, podem haver erros tanto na leitura da medição quanto na anotação em papel ou inserção do dado em uma planilha. Aqui entra ainda outro ponto importante do aferidor eletrônico: a eliminação do uso de papel na frota!

No mais, alguns outros benefícios incluem:

  • Redução no tempo de aferição pela metade;
  • Eliminação de retrabalho;
  • Maior visibilidade da frota e planejamento de ações.

Ao selecionar um modelo como o da Prolog App, você ainda adquire um software completo de gestão de pneus.

Conforme o sistema recebe dados, consegue realizar análises automatizadas para mostrar a você relatórios esclarecedores. Com isso, você pode descobrir, dentre outras informações, a data provável de troca do pneu.

Para ter uma prévia, agende uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.