Qual é o melhor medidor de calibragem de pneu?

Existem diferentes modelos de medidor de calibragem de pneu, conheça mais sobre eles e qual opção utilizar na sua frota.
Entenda para que serve e como funciona o medidor de calibragem de pneu.

Para ter pneus que cumpram com sua vida útil, é preciso realizar alguns cuidados específicos. Por exemplo, usar um medidor de calibragem de pneu a cada semana para acompanhar a pressão.

São ações como essa que vão te dar respostas sobre o que fazer para reduzir custos na operação. Além disso, elas trazem maior segurança e conforto para o motorista.

Seguindo o exemplo de realizar o controle de pressão dos pneus, você consegue aumentar ou diminuir a medida de calibragem dos pneus em PSI conforme necessário, mas, nesse caso é preciso analisar também a medição de profundidade dos sulcos.

Inclusive, existe um meio de medir tanto a pressão quanto a profundidade ao mesmo tempo. 

Confira mais sobre:

 

O que é um medidor de calibragem de pneu?

Maleta com o medidor de calibragem Prolog.

É uma ferramenta, manual ou digital, para verificar a pressão de calibragem de um pneu no momento da medição, seja em PSI, bar ou nitrogênio. Também pode ser chamado de medidor de pressão, manômetro ou aferidor.

Como funciona o medidor de calibragem de pneu?

Funcionamento da ferramenta medidora de pressão e profundidade dos sulcos Prolog.

Podemos encontrar diferentes modelos de medidores no mercado e algumas variações podem acontecer. Nos mais comuns, a medição é realizada ao ligar a mangueira do instrumento no bico do pneu.

Por que é preciso usar um medidor de calibragem de pneu?

A calibragem de pneus é essencial para prevenir um desgaste irregular e/ou acelerado, assim como definir um limite de desgaste que o pneu pode chegar. Também ajuda a evitar a fadiga da carcaça. A pressão incorreta pode afetar até mesmo a durabilidade dos veículos.

O pneu ajuda no amortecimento de impacto de outros componentes dos caminhões e ônibus. Então, se o pneu está com uma calibragem baixa, aumenta os danos na estrutura do veículo também.

Além de gerar aumento no consumo de combustível e risco de aquaplanagem.

Normalmente, rodar com a pressão baixa é indicativo que o controle de pneus não está sendo feito corretamente. Contudo, há outros motivos para a pressão diminuir mesmo realizando o medição e calibrando conforme necessário:

  • Por conta das mudanças climáticas de temperatura;
  • Pela calibragem com o pneu quente;
  • Por furo no pneu ou pelo vazamento de ar pelo bico.

 

Já com a pressão alta, os riscos pendem mais para o lado da segurança. Esse fator aumenta as chances de o veículo tombar ao realizar alguma curva, causa um desgaste maior no centro da banda de rodagem (podendo perder a chance de recapagem) e, embora menos comum, também pode gerar o estouro do pneu. 

Nesse caso, a melhor prevenção é que os condutores respeitem as medidas estabelecidas pelo gestor de pneus da frota.

Vale a pena ter um medidor de calibragem de pneu na frota?

Sim, com certeza. É a melhor forma de controlar a pressão dos pneus ao mesmo tempo em que gera uma base de conhecimento para a frota.

O perfil analítico na gestão de frotas está crescendo cada vez mais e, para que tenha os resultados esperados, é preciso haver dados para serem analisados.

Dessa forma, o medidor de calibragem de pneu não só vale a pena, como se torna essencial.

Quais são os modelos de medidor de pressão dos pneus?

Tipos de medidor de pressão dos pneus.

Tipo caneta

O medidor estilo caneta é um modelo analógico, ou seja, é preciso realizar a leitura por conta própria, não sendo nada automatizado.

Ele costuma se destacar pelo baixo preço e bom desempenho, apesar de não ser prático quando falamos de utilizar em frotas de grande porte.

Em rosca

Outro modelo em que a medição de pressão dos pneus é feita de maneira manual. O motorista ou colaborador responsável precisa rosquear a mangueira do medidor no bico do pneu e fazer a leitura da pressão no “relógio”. 

A maioria desses modelos também funciona como um calibrador de pneus, mas apenas para veículos leves.

Medidor digital

O medidor digital já é uma alternativa mais interessante para as frotas de veículos. Ele precisa ser encaixado manualmente no bico do pneu, mas a leitura dos dados é automatizada e de maior precisão.

Aferidor eletrônico

O modelo de aferidor eletrônico é uma das tendências da gestão de pneus e deve ser utilizado nas principais frotas do país nos próximos anos. 

Aqui na Prolog, a ferramenta é totalmente desenvolvida pela nossa própria equipe. É um medidor de calibragem de pneu que coleta os dados de pressão e profundidade dos sulcos com uma precisão excelente, de 99%. 

Para a inspeção de pressão, você utiliza a mangueira que recebe no kit de aferição enviado após a aquisição.

Ao instalá-la na pistola de aferição, pode conectar no bico do pneu e a medição se inicia, enviando os dados em tempo real para o sistema, via bluetooth, no celular, tablet e/ou computador.

Depois, quando finalizar a medição de todos os pneus, você pode acessar o sistema e analisar quais pneus estão abaixo ou acima da pressão indicada. Assim, abrindo ordens de serviço para correção desse problema.

Qual o preço de um medidor de calibragem de pneus?

Os preços variam a partir de 20 reais, como o modelo de caneta, até a casa das centenas. 

O que você deve avaliar, mais que o preço, é o custo-benefício. Um aferidor eletrônico possui muito mais funcionalidades e benefícios para a frota que um manômetro analógico.

Contudo, se a sua frota tem apenas cerca de 10 veículos, por exemplo, não há a necessidade de investir em um modelo digital ainda. 

Qual é o melhor medidor de pressão dos pneus?

De maneira geral, a melhor alternativa é a tecnológica. Mas, a resposta pode depender do que já acontece na sua frota, se está precisando começar um controle de pressão dos pneus ou se quer melhorar o que faz hoje.

Considere também, como mencionamos, o tamanho da sua frota e o custo benefício que a ferramenta pode trazer à operação.

Com o aferidor eletrônico, todas as vantagens que traz tem um peso grande na hora de tomar a decisão de adquirir ou não o instrumento:

  • Precisão;
  • Praticidade;
  • Produtividade;
  • Redução de erros;
  • Redução de custos da operação;
  • Redução no tempo de aferição pela metade;
  • Eliminação de retrabalho;
  • Maior visibilidade da frota e planejamento de ações.

 

Quando você utiliza um medidor de pressão de pneu manual, podem haver erros tanto na leitura da medição quanto na anotação em papel ou inserção do dado em uma planilha. 

Aqui entra ainda outro ponto importante do aferidor eletrônico: a eliminação do uso de papel na frota. Pode ser considerado ainda um medidor de pressão de pneus wireless, isto é, sem fio.

Ao selecionar um modelo como o da Prolog App, você ainda adquire um software completo de gestão de pneus.

Conforme o sistema recebe dados, consegue realizar análises automatizadas e gerar relatórios esclarecedores. Com isso, você pode descobrir, dentre outras informações, a previsão de troca do pneu.
Para saber ainda mais sobre a nossa ferramenta, faça o download gratuito de nosso e-book: Guia Prolog App – Conheça tudo sobre nosso produto para gestão de pneus.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.