A gestão de pneus da frota com Prolog é só vantagem

Que tal conhecer os benefícios que essa solução para gestão de pneus traz para a sua frota? Vem aqui entender porque você precisa do Prolog!
quer melhorar a gestão de pneus da frota?

A existência do Prolog se dá pela necessidade que os gestores de frota sempre tiveram em aumentar a durabilidade dos pneus e diminuir as perdas de carcaça da frota.

A gestão de pneus da frota sempre foi um desafio para os gestores de operações de transporte rodoviário. Por isso, é constante a busca por formas de inovar e aumentar a durabilidade dos pneus e a eficiência das frotas.

Pensando nisso, o Prolog foi desenvolvido com o propósito de simplificar os processos e economizar tempo, esforços e recursos. Neste artigo, trazemos algumas das formas como isso acontece. Confira!

O que é a solução do Prolog?

Temos um produto chamado Gestão de Pneus, nele, está incluso um kit de aferição e um sistema para controle das informações coletadas.

Tudo é desenvolvido pela própria equipe Prolog, garantindo que possamos resolver qualquer dificuldade ou problema encontrado. Porém, raramente será necessário esse tipo de suporte já que todo o desenvolvimento é feito pensando em tornar o uso fácil e intuitivo.

Agora, vamos ver como o Prolog pode melhorar a gestão de pneus da frota?

Redução do tempo de aferição

A metodologia Prolog une hardware, software e definição de processos. Dessa forma, a aferição passa a ser feita com muito mais agilidade.

Além da aferição ser mais rápida, ela é instantaneamente utilizada para gerar informação que servirá de gatilho para outros processos.

Quando é identificada a variação de pressão de calibragem, o desgaste dos pneus ou alguma outra irregularidade, as ordens de serviço específicas para cada caso são abertas automaticamente pelo sistema.

Aumento da precisão dos dados

Definir processos e ter recorrência nas aferições é importante. No entanto, é essencial ter informações confiáveis, que reflitam a real situação da sua frota.

É fato que os processos manuais e equipamentos analógicos não têm a mesma precisão que as opções tecnológicas.

Já o equipamento do Prolog conta com recursos digitais para aferição da milimetragem dos sulcos e da pressão de calibragem.

Inclusive, o aparelho para aferição é de desenvolvimento próprio, o que possibilita seu constante aprimoramento para assegurar seu funcionamento, adequação à realidade das operações atendidas e segurança dos clientes quanto à informação aferida.

Aumento da durabilidade dos pneus

Apenas com a constância de aferições, dados precisos e confiáveis levantados, é possível prolongar em cerca de 15% a vida útil dos pneus.

Isso acontece pois o controle efetivo e preciso da gestão de pneus possibilita o acompanhamento e a tomada de ações rápida e assertiva.

Aliado aos dados e informações, que alimentam relatórios possibilitando a visibilidade do cenário da operação, torna-se possível identificar, corrigir e prever comportamentos de consumo e desgaste.

Dessa forma, é possível ter tempo e fundamentos para tomar as decisões rotineiras e estratégicas dentro da gestão de frotas, garantindo mais segurança, eficiência e otimização de recursos.

Redução de manutenções corretivas

Os pneus influenciam em todo o veículo. Por exemplo, se eles estão mal calibrados, o veículo irá balançar mais na estrada e aumentar o impacto de buracos. Assim, podendo causar falhas e quebra de peças.

Com a gestão de pneus da frota com o sistema Prolog, os pneus estarão sempre bem cuidados, com desgaste mínimo e calibragem em dia. Ou seja: menos necessidade de correções no veículo.

Informações para compra de pneus

Com uma análise de CPK, isto é, custo por quilômetro, realizada no sistema do Prolog, os gestores conseguem descobrir qual é o tipo de pneu mais adequado para a operação de transporte realizada pela frota.

Redução de custos

Um desafio para todos os gestores, o equilíbrio dos custos da operação também é impactado positivamente pela utilização do Prolog. Como resultado da aplicação dos recursos disponibilizados pela solução:

Redução de retrabalho X Ganhos de produtividade

A equipe conseguirá realizar mais atividades em menos tempo. Isso representa a possibilidade de se manter eficiente mesmo com uma equipe mais enxuta, já que parte das atividades poderá ser absorvida pelo sistema.

Durabilidade dos pneus

Prolongar a vida útil dos pneus significa que as compras de pneus novos serão feitas com menor frequência. Assim, é gerada uma economia bastante significativa para a operação.

Consumo de combustível

Os gastos com combustível também tendem a cair, pois um dos vilões do consumo de combustível é a circulação dos veículos com pneus mal calibrados.

Clica aqui para aprender ainda mais sobre a Gestão de Pneus da frota do Prolog e falar com um especialista.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.