Entenda o que analisar em um relatório de desgaste irregular dos pneus

O seu relatório de pneus está sendo bem utilizado? Entenda como as informações sobre desgaste irregular dos pneus impactam a sua gestão.
Melhore sua gestão com o relatório de pneus.

O relatório de pneus focado em mostrar o desgaste irregular da banda de rodagem para cada pneu da sua frota traz informações valiosas para você tomar decisões melhores na sua gestão.

Ainda mais se você está sempre na busca de um controle de pneus mais eficiente e uma redução de custos nesta área da transportadora.

Como você já deve saber, os custos com pneus costumam ser bastante impactantes em uma frota, junto de combustível e manutenção de veículos. Então, faz total sentido que você busque soluções para economizar mais.

A sua pergunta agora deve ser: 

Qual o papel do relatório de desgaste irregular dos pneus nessa busca?

O desgaste irregular dos pneus é um indicativo de que existe algum problema ocorrendo, seja no próprio pneu, no veículo ou pela condução de determinado motorista

Através do controle de profundidade dos sulcos e pressão dos pneus, ao longo do tempo, você consegue acompanhar se a calibragem está sendo realizada corretamente e se o desgaste está acontecendo de forma natural.

Essas são as principais informações sobre um pneu, que geram conhecimento para você tomar decisões mais apropriadas na sua gestão, usando todo o histórico criado como base. Isso, é claro, na busca da redução de custos e durabilidade prolongada dos seus pneus.

Agora, como a análise desse relatório fornece isso?

Quais são as informações contidas no relatório de pneus?

Com os dados inseridos no sistema, que gera automaticamente este relatório, você consegue visualizar, em uma única tela:

  • O valor de aquisição de cada pneu, assim como a marca e modelo;
  • Qual a banda aplicada, quantidade de sulcos e valor dela;
  • A medida de cada sulco do pneu (interno, externo, central interno, etc.);
  • Nível do desgaste de cada pneu;
  • Descrição do desgaste, sua causa e que ação tomar;
  • Qual o meio de precaução para evitar que aconteça novamente.

O que você pode concluir com a visualização deste relatório de pneus?

Você consegue tanto corrigir e prevenir problemas com a pressão dos seus pneus, quanto analisar a possibilidade de recapagem.

No sistema, existem três níveis de desgaste: acentuado, moderado e baixo.

A partir destes e do seu controle quinzenal ou mensal, você começa a identificar quais pneus estão tendo um desgaste linear, quais estão sofrendo danos irregulares — como um desgaste apenas nas laterais, ou localizado em um único ponto do pneu —, e o que fazer diante de cada situação.

No geral, você chega a conclusões bastante claras e efetivas. Por exemplo, de retirar um pneu do veículo antes que este seja perdido por completo, evitando a fadiga da carcaça e aumentando as chances de uma recapagem bem sucedida.

Além disso, também descobre um padrão de calibragem para os pneus com uma pressão ideal. Pois, apesar de o veículo e pneu já terem uma recomendação de inflação para melhor desempenho, há vários critérios a serem considerados (estrada, peso do veículo e carga, duração da viagem, etc.).

Por isso, o mais correto é que você faça o controle para descobrir, de fato, qual a melhor calibragem para cada operação de transporte da sua frota.

É preciso de um sistema digital para gerar um relatório de pneus como esse?

Não necessariamente, mas o software de gestão de pneus é um grande facilitador desta tarefa — e economizador do seu tempo.

A única coisa que é extremamente necessária é o controle de pneus, independente do seu método escolhido. O que você precisa, sem falta, é da identificação de cada pneu, isto é, sua marca de fogo. Além das ferramentas que coletam os dados necessários, o medidor de pressão de pneus e o de sulcos dos pneus.

Fora isso, como você vai rastrear essas informações? Como vai manter um histórico? Vai criar uma organização de arquivo com pastas e papéis? Vai inserir os dados em uma planilha? Quais relatórios serão gerados?

São todas questões que você deve considerar na hora de construir os processos da sua gestão de pneus. 

Lembrando que, por meio do sistema, metade dessas questões são resolvidas de maneira automatizada para você. Afinal, o aferidor eletrônico (que mede tanto pressão quanto sulcos no mesmo aparelho) envia os dados para o smartphone via bluetooth e em tempo real.

Já no sistema, as informações são organizadas e armazenadas sem que nenhuma outra tarefa seja realizada. Para acessá-las, você só precisa fazer o seu login e buscar na seção “Relatórios” qual análise deseja realizar — como o relatório de pneus para identificação de desgaste irregular.

Quer descobrir ainda melhor como funciona o software de pneus Prolog App? Converse e faça uma demonstração com um de nossos especialistas.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.