O cargo de analista de pneus é bem recente nas frotas e operações de transporte, até porque, muitas empresas ainda nem reconhecem a necessidade e importância do gestor de pneus.
Porém, aquelas que possuem um alto volume de pneus em sua frota e já contam com um gestor começam a avaliar a viabilidade de um analista específico para auxiliar o gestor nos cuidados e implementação de atividades que contribuam para a durabilidade dos ativos.
A gestão de pneus trata-se de uma estratégia que pode ajudar a reduzir os custos com pneus em torno de 20% ao ano. A economia em combustível e manutenção também é gerada pela conservação desses itens e são benefícios que você vai notar na sua gestão.
Confira a seguir:
- O que faz um analista de pneus;
- Qual o salário do analista de pneus;
- Qual a importância desse profissional na frota;
- Qual a formação de um analista de pneus;
- Diferença entre analista de pneus e de frotas.
O que faz um analista de pneus?
O analista de pneus é um profissional que foca em avaliar a qualidade das carcaças para recapagem e os motivos de perda de pneus na frota. Assim, gera conhecimento e traz percepções sobre melhorias que o gestor pode aplicar para evitar que os problemas se repitam.
Em suas funções também pode estar a tarefa de inspeção dos pneus. Ou seja, fazer a medição de milimetragem dos sulcos dos pneus e medição da pressão dos mesmos, nos períodos determinados.
Além disso, em alguns casos, é quem vai controlar o estoque de pneus, realizando a marcação a fogo dos ativos, além de fazer o mapeamento dos pneus e a entrada e saída de peças — assim como idas à recapagem, serviços de manutenção ou descarte.
Qual o salário do analista de pneus?
A média salarial depende da região em que está localizado. De maneira geral, o analista de pneus recebe em torno de R$1.500 para realizar sua função, podendo variar de acordo com a experiência e formação técnica.
Qual a importância desse profissional na frota?
Em frotas de pequeno e médio porte, sua presença na rotina da frota pode ser questionada. Porém, para as frotas de grande porte, é inegável sua necessidade e importância.
É importante que, em uma gestão de frotas, tanto o gestor quanto os demais responsáveis façam um levantamento de como a operação tem performado, os custos gerados e as demandas relacionadas aos pneus.
Pois, só assim será possível analisar a contratação de um analista, a fim de otimizar os resultados da frota.
A quantidade de pneus em uma operação de transporte é alta e ter apenas um gestor de pneus para controlar todas as etapas da gestão desses ativos pode gerar uma sobrecarga.
Quando há um analista de pneus ao seu lado, é possível focar no controle de vida útil dos pneus, principalmente quando estão instalados e em uso.
O analista também consegue cuidar do estoque e focar nas peças que são retiradas do veículo, analisando a carcaça em busca de problemas, como a fadiga de carcaça, e os prováveis motivos para essas ocorrências.
Qual a formação de um analista de pneus?
Esse profissional pode ser formado como técnico de serviços ou possuir um curso de gestão de pneus certificado.
Como falamos, é uma profissão ainda nova no mercado e não há muitas formações específicas para se tornar um analista de pneus. Por isso, essas alternativas costumam ser o ponto de partida para o cargo.
Mais que isso, experiências como auxiliar de manutenção de frotas ou como assistente de frotas podem ser importantes para conquistar a posição de analista. Afinal, são funções que possuem atividades semelhantes.
Um conhecimento fundamental para essa função é sobre pneus e veículos pesados. Também é importante saber como identificar problemas, causas e levantar soluções que contribuam para as análises e decisões do gestor de pneus ou da frota.
Habilidades de um analista de pneus
Algumas características e habilidades que o analista de pneus precisa ter são um perfil analítico e organizado, pois estará lidando com diversas atividades que exigem planejamento e geração de relatórios.
Deve ter agilidade para realizar suas tarefas e tirar conclusões, para conseguir ajudar o gestor na missão de aumentar a durabilidade dos pneus e reduzir os custos de transporte.
Habilidades na construção de planilhas e facilidade de adaptação às novas tecnologias é um adicional interessante para gerar gráficos e tabelas que sustentam as análises realizadas em seu trabalho.
Diferença entre analista de pneus e analista de frotas
O analista da frota foca em atividades gerais no que diz respeito ao funcionamento da operação, podendo ser o responsável pelo controle de manutenções, documentações e gastos, além de fazer o planejamento de compra, venda e troca dos veículos da frota.
Já o analista de pneus lida exclusivamente com os pneus da frota, sendo todas as suas atividades envolvidas na rotina dessa área.
Quer entender melhor como funciona a gestão de pneus e que tipo de profissionais você precisa na frota? Confira nosso e-book gratuito “Guia da gestão de pneus” fazendo seu download aqui.