Gestor de pneus: essa profissão vai se popularizar?

Você está interessado em se tornar um gestor de pneus? Entenda como essa profissão faz a diferença nas frotas — e a promessa para o futuro!
O que faz o gestor de pneus? Ele é essencial na frota? Descubra!

Se pensar bem, a profissão “gestor de pneus” parece algo óbvio por ser uma área da frota que gera tantos gastos. Parece natural querer alguém responsável por fazer a gestão disso, né?

Porém, não é o que acontecia até poucos anos atrás. Ainda hoje, muitas empresas não têm uma gestão de pneus apropriada. Porém, a realidade está mudando e é uma boa hora para investir na sua educação como um especialista em pneus.

Afinal, existe um crescimento da profissão e poucas pessoas preparadas para atender as exigências do mercado.

A evolução da gestão de pneus nas frotas

Há dois grandes “inimigos” das finanças de uma transportadora: o combustível e os pneus. Ainda que não tenhamos controle algum sobre os preços do combustível, nós podemos tomar medidas que diminuam muito os gastos com pneus na frota

E, como bônus, ajudam a tornar o consumo de combustível mais eficiente.

A gestão de pneus se torna cada vez mais uma parte essencial do gerenciamento de frotas. Através dela conseguimos enxergar e controlar estrategicamente esses itens da transportadora.

A rotina do gestor de pneus

O que o gestor vai fazer em seu cotidiano é acompanhar os ciclos de vida de todos os pneus da frota, buscando problemas, soluções e melhorias nos processos de cuidados dos pneus das operações de transporte.

Caso a empresa ainda não tenha um processo de gestão de pneus, parte do papel do gestor será realizar a marca de fogo e cadastrar todos os pneus da frota em um sistema de controle para poder iniciar a coleta de dados destes.

Conhecimentos e habilidades

Para que tudo isso seja possível, é preciso que o responsável pelo cargo tenha habilidades e conhecimentos sobre pneus, assim como de tecnologia logística. Por exemplo, ele precisa saber quais são os tipos de pneus, suas partes e nomenclaturas, assim como deve saber ler as informações técnicas da lateral.

Ainda mais, é preciso que o gestor de pneus saiba tudo sobre calibragem de pneus, os riscos da calibragem alta ou baixa, como identificar a pressão ideal para cada pneu, etc. Precisa saber como montar, desmontar, fazer rodízio, limpar e descartar os pneus.

Ah, e ainda precisa de conhecimentos sobre coleta e análise de dados. Apenas assim poderá efetivamente tomar decisões inteligentes e produtivas.

Quem pode se tornar um gestor de pneus

Quem já está envolvido na rotina da frota pode, com certeza, buscar especialização nessa área — desde o próprio gestor de frota até o motorista. Técnicos em pneus e analistas de pneus são profissionais que podem assumir o cargo sem problemas.

Além desses, engenheiros, técnicos e diretores de manutenção podem fazer cursos em gestão de pneus e serem excelentes adições para trazer resultados melhores à frota. 

Os sistemas de gestão de pneus e crescimento da profissão

A gestão de pneus é realizada, principalmente, através de sistemas próprios para isso. Até este também é o mesmo motivo pelo qual ela ainda não é tão popular nas operações de transporte.


Ainda há muita resistência na contratação de tecnologias, sobretudo em empresas mais tradicionais. Porém, a tendência é que a tecnologia continue crescendo e que os software de gestão de pneus estejam cada vez mais presentes nas transportadoras.

Afinal, quem não investe em tecnologia logística hoje, encontra muitas dificuldades no caminho e perde vantagem competitiva.

Assim, o gestor de pneu se torna uma peça essencial das frotas. Será ele o encarregado de ler todos os dados coletados na inspeção de pneus e de decidir o que fazer com isso.

Você está interessado em se tornar um gestor de pneus? Confira tudo sobre essa gestão em nosso guia de gestão de pneus — o download é totalmente gratuito.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.