Promovendo sustentabilidade através do Checklist Eletrônico na gestão de frotas

Entenda como usar checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota. Inclua o checklist eletrônico Prolog App na sua estratégia.
O papel do checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota.

A sustentabilidade é um tema emergente, não apenas no setor do transporte rodoviário, mas em todos os demais setores. Adotar medidas condizentes na gestão da frota é cada vez mais crucial e, uma opção valiosa é usar o checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota.

Além dos benefícios já reconhecidos, como proporcionar agilidade e produtividade para motoristas e gestores, simplificar a abertura de Ordens de Serviço e gerar relatórios automatizados, essa plataforma também está ganhando destaque como uma ferramenta para impulsionar o propósito sustentável.

Entenda a seguir:

O que é um checklist eletrônico?

O checklist eletrônico para gestão de frotas é uma ferramenta moderna para realizar a inspeção dos veículos em um aplicativo, diretamente no celular. Essa abordagem substitui o modelo tradicional de inspeção, que envolvia o uso de papel e prancheta. 

O objetivo dessa ferramenta é otimizar a eficiência e produtividade da equipe. Além disso, ela é uma alternativa atrativa para gestores que buscam melhorar a colaboração e engajamento dos motoristas nesse processo.

Atualmente, à medida que a preocupação com a sustentabilidade ganha espaço nas frotas, o checklist eletrônico também se encaixa como uma solução fundamental para melhorar a sustentabilidade. 

Isso acontece, por exemplo, na redução de consumo de papel e diminuição do impacto ambiental associado ao seu uso.

Como funciona o checklist eletrônico?

O checklist eletrônico funciona por meio de um sistema web e aplicativo no celular. O processo de inspeção é semelhante ao método convencional, onde há uma lista de itens e o motorista deve verificar seu veículo para avaliar o que está em conformidade ou não, registrando as informações no seu checklist.

O diferencial é a facilidade de completar essa atividade por meio do checklist eletrônico. Pegar o celular, abrir o aplicativo e iniciar a inspeção são as poucas ações necessárias para iniciar o checklist e registrar suas respostas, dessa forma, o trabalho é mais fácil e o tempo de inspeção é reduzido.

As informações da inspeção se atualizam em tempo real no sistema. Além disso, se uma Ordem de Serviço for necessária, sua abertura será automática, conforme o motorista identificar uma não conformidade.

Isso agiliza a execução de serviços, seja com a equipe de manutenção interna da frota ou para o gestor solicitar uma assistência com oficina externa.

Por que focar em ações sustentáveis na frota?

As ações sustentáveis na frota são fundamentais para promover um negócio que minimiza seu impacto ambiental. Os benefícios vão além, atingindo não apenas questões éticas e ambientais, mas chegando a ter impactos econômicos e de reputação da empresa.

A crescente preocupação com as questões ambientais e a legislação cada vez mais rigorosa tornam fundamental que as empresas de transporte adotem algumas medidas sustentáveis, principalmente visando a redução das emissões de poluentes e o uso eficiente de combustíveis.

Assim, mais que uma contribuição para a preservação do meio ambiente, você passa a ganhar a confiança de clientes e parceiros que valorizam práticas responsáveis. Focar em ações sustentáveis é uma necessidade atual, mas também uma estratégia para ter maior competitividade frente aos concorrentes.

6 motivos para usar o checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota

Eliminação do papel

Reduzir o uso de papel é uma das medidas que gera menor impacto ambiental, pois quanto menos papel for necessário, menor é também a exploração de recursos naturais.

Redução da emissão de gases poluentes

Manter as inspeções regulares garante que os veículos estejam sempre em conformidade, o que reduz o risco de ocorrência de problemas e falhas mecânicas. 

Isso contribui para uma queima eficiente de combustível, diminuindo a emissão de gases poluentes na atmosfera.

A inspeção também garante o correto uso e substituição do Arla-32, um item indispensável para veículos pesados, e que contribui para reduzir o impacto ambiental.

Menos vazamentos de líquidos e óleos

Através do monitoramento dos veículos e seus componentes, você consegue identificar com agilidade o surgimento de problemas que poderiam resultar em um forte impacto ambiental.

Um exemplo disso são os vazamentos de líquidos e óleos dos veículos, que representam um risco significativo para o meio ambiente. Usar o checklist eletrônico contribui para detectar esses problemas de forma ágil e eficaz, permitindo a adoção de medidas preventivas.

Otimizar o consumo de combustível

Pelos mesmos motivos que resultam na redução da emissão de gases na atmosfera, o uso do checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota também otimiza o consumo de combustível.

Isso ocorre pela identificação precoce de problemas mecânicos e demais condições de um veículo que poderiam levar ao consumo excessivo. Se realizar o checklist seguindo um cronograma periódico, estará assegurando que os veículos funcionam corretamente e isso leva a uma queima mais eficiente de combustível. 

Garantir a realização de manutenções preventivas

A utilização do checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota também tem um papel importante na organização e nos processos da rotina da frota. 

Essa ferramenta otimiza o tempo dos colaboradores, assim como a geração e organização das demandas de serviços mecânicos e elétricos.

Monitorar o cumprimento de normas legislativas

Quando novas regulamentações e leis que afetam o transporte rodoviário são estabelecidas, é preciso que o gestor entenda suas implicações e adapte a sua frota para estar de acordo com elas. 

Em muitos casos, essas novas verificações também podem ser incorporadas ao checklist eletrônico, aproveitando sua funcionalidade de personalização e edição para se adequarem corretamente.

Nesse contexto, permite que os gestores adicionem itens de verificação específicos relacionados a regulamentações em constante mudança, ajudando a prevenir multas e penalidades associadas ao não cumprimento.

Isso contribui para uma operação mais sustentável e em conformidade com as regulamentações vigentes.

Adequação às práticas ESG

O ESG é uma vertente da sustentabilidade, representando os princípios ambientais, sociais e de governança que guiam as ações responsáveis das empresas. 

O uso do checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota conversa muito bem com essas questões, tanto promovendo menores impactos ambientais quanto promovendo uma melhor rotina para os colaboradores e visando a economia de recursos da operação. 

Como usar o checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota?

Para usar o checklist eletrônico para melhorar a sustentabilidade da frota, você precisa ter a ferramenta disponível na sua operação. Após adquirir uma solução focada nisso, é necessário instruir os motoristas e outros colaboradores sobre seu funcionamento e como utilizar de maneira eficiente.

A partir daí, basta continuar usando a ferramenta e aproveitar todos os benefícios gerados. 

Com a eliminação do uso de papel, a redução das emissões de gases poluentes, a minimização de vazamentos, entre outras vantagens, você estará promovendo uma gestão mais sustentável da sua frota.

Além de todos os impactos positivos na sustentabilidade da frota, você também pode usar o checklist eletrônico para reduzir custos da frota, aumentar a produtividade e promover mais segurança às suas operações de transporte.

Dê o primeiro passo: agende sua demonstração gratuita do Checklist Eletrônico Prolog App e descubra como transformar a sua operação de maneira sustentável.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.