Ações sustentáveis na frota que você precisa conhecer

Conheça as principais ações sustentáveis na frota que você pode começar a aplicar na sua empresa.

Praticar ações sustentáveis na frota significa incluir atividades no dia a dia das operações que são duradouras e realmente promovem a sustentabilidade como um todo.

Elas devem, inclusive, ser pensadas no momento em que o planejamento estratégico da organização, com ações mais específicas tanto para empresa, quanto para a frota, será feito.  

Essas ações estão muito mais relacionadas à implementação de uma nova cultura, do que a inclusão de novas atividades.

A longo prazo, as ações sustentáveis na frota, trarão resultados bem positivos. Conheça as principais:

Medir o impacto da sua frota no meio ambiente

Antes de começar qualquer plano para melhorar a sustentabilidade na frota, você deve entender qual impacto está, de fato, gerando. Vale avaliar aspectos gerais da sua operação, como por exemplo: quando foi a última renovação dos veículos?

Se fizerem cinco ou mais anos, é possível (e provável) que esses automóveis estejam apresentando consumos e gastos acima da média. Por consequência, estão poluindo mais o meio ambiente através da emissão de gases nocivos.

Por outro lado, para entender o impacto das ações sustentáveis que você já pratica na frota, você pode fazer um processo de benchmarking com empresas semelhantes. Ou seja, agendar conversas e trocar informações sobre as atitudes realizadas e resultados obtidos ao longo do tempo.

Buscar veículos menos poluentes que se adequem às necessidades da operação

Veículos menos poluentes podem ser tanto os modelos elétricos, quanto os mais modernos, construídos pensando em eficiência energética e economia como um todo.  

Os veículos híbridos costumam ser a melhor opção em boa parte dos casos, pois são mais ecológicos e permitem uma boa autonomia, mas, infelizmente, os postos de recarga elétrica no Brasil são escassos.

Porém, você deve avaliar os tipos de veículos com o qual a sua frota funciona, porque isso pode afetar a disponibilidade de modelos acessíveis à empresa. Uma frota de motos, por exemplo, ainda não tem muitos modelos ecológicos para escolher.

Enquanto isso, os carros, caminhões e ônibus possuem diversos modelos econômicos e de baixo impacto ambiental no mercado. Busque por modelos híbridos, elétricos ou que utilizem combustíveis mais limpos.

Como forma de otimizar a utilização dos veículos e prevenir que eles sofram danos que influenciam também na quantidade de gases tóxicos que é liberado na atmosfera, é crucial manter um calendário de manutenções e até entender algumas práticas de manutenção sustentável que podem ser aplicadas na operação.

Usar pneus ecológicos

Os pneus ecológicos, ou “verdes”, são uma alternativa moderna que pode se tornar, nos próximos anos, um dos principais itens utilizados como prática de ações sustentáveis na frota. 

Eles são produzidos com materiais menos prejudiciais ao meio ambiente, como a sílica. Por essa nova construção, eles possuem algumas vantagens bastante interessantes, como a redução na distância de frenagem, menos poluição sonora e mais economia de combustível.

Abastecer com combustíveis mais limpos

Como falamos, você precisa primeiro avaliar o veículo antes de escolher qual combustível utilizar para cumprir com a meta de sustentabilidade no transporte. Afinal, se um automóvel é movido a gasolina e abastecido com álcool, isso pode prejudicar o motor e gerar prejuízos à operação.

Identifique quais veículos podem rodar com diferentes tipos de combustíveis e, a partir disso, adeque os abastecimentos  da frota.

Se o momento é de renovação dos veículos, fica muito mais fácil você pensar nas suas aquisições e nos combustíveis menos poluentes. Esses que podem ser, por exemplo, o etanol — um biocombustível de fácil acesso em postos nacionais.

Utilizar tecnologias para aprimorar o controle e visibilidade dos processos da empresa

As tecnologias ajudam de diversas maneiras para que as suas operações passem a ser de um transporte sustentável, desde a escolha de rotas mais inteligentes até o momento certo para um descarte de pneu. O que você deve analisar é quais das tecnologias disponíveis irá ajudar no seu objetivo de sustentabilidade.

Para começar a sua avaliação, deve entender todos os processos da frota e como eles são realizados. 

A automatização de algumas tarefas, como a inclusão de dados da inspeção da frota em um banco de análise, por exemplo, trazem maior produtividade ao time e permitem que eles foquem em desenvolver outras tarefas e ações que sejam mais importantes à operação.

Da mesma forma, gerar essas informações e visibilidade sobre o que acontece no dia a dia da operação, auxilia na identificação de ações que podem ser prejudiciais à natureza e como elas podem ser remediadas.

Incentivar os colaboradores a realizarem ações sustentáveis

Você deve constantemente realizar treinamentos dos motoristas e, as ações sustentáveis na frota podem ser um tema bem importante para apresentar a essa equipe. Os condutores precisam entender qual a sua importância e como podem contribuir.

Em resumo, o papel deles é ser responsável pela inspeção dos veículos, identificando problemas e fazendo registros e aberturas de chamados conforme necessário, e dirigir de maneira responsável e defensiva.

O mais importante é que isso seja apresentado de maneira que os incentive a cumprirem com o seu papel.

Conhecer os acordos e legislações que promovem a sustentabilidade

Existem tratados e acordos que são voltados para cumprir metas de sustentabilidade e reconstituição da camada de ozônio. Alguns dos mais conhecidos incluem o Acordo de Paris e o Pacto Global. 

No Pacto Global, foi quando o termo “ESG” passou a ser utilizado, cujas letras representam “Ambiental, Social e Governança”. Trata-se de um conceito que incentiva a aplicação de ações sustentáveis na frota e outros ambientes, dentro desses três pilares principais.

Assim, a sustentabilidade é trabalhada da maneira mais efetiva e completa possível.

Quer saber que tipos de ações entram na estratégia ESG? Confira em nosso conteúdo completo sobre o tema.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.