O que é a sustentabilidade no transporte?

Confira o que é a sustentabilidade no transporte, sua importância e como ela pode ser implementada nas frotas.
A sustentabilidade no transporte é uma tendência que veio para ficar.

Embora pareça contraintuitivo falar sobre a sustentabilidade no transporte, trata-se de uma medida essencial atualmente.

O transporte, principalmente rodoviário, é um dos maiores contribuintes à poluição e exploração de recursos naturais. Por esse motivo, e com os acordos sendo criados a nível mundial para cessar os danos à natureza, falar sobre sustentabilidade se tornou fundamental.

Como ela funciona dentro do transporte e quais são as medidas necessárias para aplicar na gestão de frotas e operações de transporte, é algo que você pode conferir a seguir. Veja mais sobre:

O que é sustentabilidade no transporte?

A sustentabilidade no transporte é uma prática que visa eliminar, das empresas que trabalham com operações de veículos, as ações prejudiciais ao meio-ambiente. 

A queima de combustíveis, por exemplo, que gera gases nocivos na atmosfera, é um dos maiores desafios enfrentados. Ainda mais quando falamos de veículos pesados, movidos à diesel.

A própria exploração de petróleo para gerar gasolina e diesel é outro problema que o transporte gera.

Nesses casos, as soluções buscadas partem de dois lados: da fabricação dos automóveis e da produção de combustíveis menos poluentes.

Por que a sustentabilidade no transporte é importante?

A importância de promover um transporte sustentável está em garantir que nossos recursos não acabem e evitar a propagação de problemas de saúde, como asma, alergias e doenças nos olhos.

Assim como cada país faz acordos e compromissos para tomar atitudes mais favoráveis à redução de impactos ambientais, conforme identificação das ações mais prejudiciais em cada local, cada setor que move a economia precisa realizar a sua parte.

No caso do transporte, a atenção maior está em questões como a queima de combustíveis e descarte de pneus. Além disso, a mobilidade urbana é afetada pelo tráfego das frotas em vias locais, algo que também faz parte das estratégias de sustentabilidade.

Há uma estimativa recente que mostra que a maior parte do planeta, exceto os polos, pode ser reconstituído até 2040

Isso só é possível a partir de ações sustentáveis e, com a participação das operações de transporte em ter medidas condizentes a esse objetivo, podemos ter resultados ainda mais positivos.

De maneira geral, você deve tornar a empresa mais sustentável porque ela promove benefícios como:

Reduz a poluição atmosférica e sonora

Utilizar veículos menos poluentes, como os mais modernos ou até os elétricos, é uma alternativa que traz grande impacto na sustentabilidade. 

Com os modelos mais econômicos, o que acontece é a queima dos combustíveis de maneira mais eficiente e um melhor aproveitamento ao longo das rotas. Nos elétricos, a fonte de energia é a eletricidade, não sendo necessário a exploração dos recursos naturais.

Traz maior organização aos processos do transporte

Em momentos como a manutenção dos veículos, é preciso ter um controle preciso para evitar que estejam gastando mais com combustível do que deveriam ou se estão com algum vazamento de óleo — outro problema de alto impacto ao ambiente.

Por isso, implementar a sustentabilidade no transporte também tem o benefício de gerar processos mais organizados na operação de transporte.

Conscientiza colaboradores sobre ações sustentáveis

As causas ambientais é um assunto que deve ser abordado no dia a dia da frota para que todos tomem consciência de quais ações podem preservar o meio ambiente.

Conforme se adequam às rotinas, podem até trazer novas ideias de ações a serem realizadas dentro de seus setores no transporte.

Incentiva o desenvolvimento da sustentabilidade em outras áreas do mercado

Isso acontece por dois motivos: primeiro, as áreas correlacionadas ao transporte começam a ser incentivadas pelas ações sustentáveis e tentam se adequar para atender às novas medidas propostas. 

Segundo, porque, se uma área tão poluente quanto o transporte conseguem diminuir seu impacto, outros setores também podem ter sua participação.

Como contribuir para a sustentabilidade no transporte?

Utilizar os produtos corretos

Escolher produtos como óleos, lubrificantes e combustíveis apropriados ao seu veículo é fundamental para que ele funcione adequadamente.

Além disso, o Arla 32 é outro elemento ao qual você deve estar atento e utilizar corretamente nas frotas de caminhões, visto que seu principal objetivo é reduzir os poluentes emitidos por esse tipo de veículo. 

Seguir o calendário de manutenções

Seguir uma rotina de manutenção preventiva é a melhor maneira de identificar quando um problema está começando e já tomar as medidas certas. 

Fazer o descarte correto de produtos

Os materiais utilizados para contribuir com a sustentabilidade no transporte citado acima, também precisam de um descarte sustentável. Até mesmo as embalagens precisam de um descarte específico, pois estão contaminadas com os líquidos.

Se jogadas em lixos comuns, podem contaminar também o solo e a água, gerando problemas na fertilidade do solo e até problemas à saúde.

Praticar a direção defensiva e ecológica

As práticas de direção defensiva incluem manter velocidade estável ao longo de um trajeto, não acelerar ou frear bruscamente, respeitar as sinalizações e placas de trânsito, dirigir bem descansado e sem uso de medicação e assim por diante.

Dirigir de maneira ecológica passa por muitas das mesmas ações, mas o resultado mais importante gerado é a redução na utilização de combustível e geração de menos gases poluentes na atmosfera.

Otimizar as rotas utilizadas

Dirigir de maneira ecológica também precisa da ajuda do gestor da frota na hora de planejar as rotas da operação. Você deve buscar caminhos que tenham menos paradas na estrada, evitando semáforos, esquinas e curvas.

Optar pelo caminho mais curto é a saída em muitos casos, mas tome cuidado com essas questões mencionadas acima, pois elas tornam a sua frota menos produtiva e menos ecológica.

Continue conhecendo outras ações para transformar as suas operações e colaborar com a sustentabilidade no transporte.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.