Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Os modelos de caminhões mais econômicos no Brasil

Conheça esses 5 modelos de caminhões que são econômicos e eficientes, contribuindo para a redução de custos da sua frota.
Esses modelos de caminhões são modernos e econômicos

Você precisa economizar mais na sua frota. Fato. Que tal fazer isso investindo em veículos modernos e econômicos?

Na maioria dos casos, tentamos economizar com decisões duvidosas. Por exemplo, abastecer em um posto sem bandeira por ser mais barato. E sabe o que acontece por conta disso? Nós aumentamos o custo das operações de transporte!

Tentar economizar sem investir em produtos de qualidade é quase uma garantia de que algo vai dar errado.

Em boa parte dos casos, ainda mais falando de frotas, a solução está na aquisição de bons equipamentos e tecnologias.

Portanto, fomos atrás de diversas opções de modelos de caminhões e trouxemos o que encontramos de melhor no mercado. Confira.

Scania R500

A Scania é uma empresa sueca que tem vários diferenciais na produção de seus modelos de caminhões. Dentre eles, o foco em fabricar máquinas econômicas e que fornecem uma redução de custos operacionais sem perder o conforto.

O modelo R500 tem um motor de capacidade de 13 litros e consome em torno de 20 litros de diesel a cada 100 km, com velocidade média de 80 km/h.

Inclusive, ele chegou a passar por algumas etapas de avaliação e teste, viajando nesta velocidade média, por 350 km, com uma carga de 40 toneladas. Neste, gastou cerca de 4 km/l.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Com base nesses números, o caminhão teria uma economia de, em média, 600 litros por ano.

DAF XF 105

A montadora holandesa DAF iniciou a produção desse modelo em 2013, a primeira produção nacional da marca. Trata-se de um caminhão de transporte pesado, chegando a até 74 toneladas em uma única viagem.

A promessa dessa versão do veículo é uma economia de 14% do motor (Paccar MX 13) em relação aos veículos tradicionais. Além disso, outros elementos influenciam na economia do veículo, como o controle preditivo de cruzeiro e assistente de performance do condutor.

Tudo isso junto traz a redução de custos desejada pelo gestor de operações, assim como a eficiência e desempenho acima da média.

Volvo FH 540

A Volvo está há mais de 50 anos aperfeiçoando os seus modelos de caminhões. Uma prioridade que eles gostam de trazer nas montagens é a segurança.

Por isso, com o FH 540, eles inovaram trazendo algumas soluções tecnológicas. A exemplo disso, o “I-See”, um leitor de estrada, e o driver coaching, ambas ferramentas que ajudam o motorista a ter uma direção segura e econômica.

Além do mais, os sistemas de frenagem da Volvo contam com interações eletrônicas para aumentar a estabilidade dos veículos. O motor desse veículo é um Volvo D13 de 13 litros.

VW Delivery 11.180

A Volkswagen é uma montadora alemã referência no mercado de automóveis. Por isso, possui diversas linhas de veículos versáteis. Quanto aos modelos de caminhões, o Delivery 11.180 se destaca pela agilidade que fornece aos serviços rodoviários de curta e média distância.

O seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR. O sistema de freio pneumático também se destaca pelo baixo custo de manutenção — além da economia por desempenho em estrada.

VW e-Delivery

Agora, se tem um modelo que parece estar ganhando ainda mais atenção que os demais, é o caminhão elétrico. Ainda mais após a Magalu iniciar operações com 50 veículos elétricos, essas máquinas não podiam ficar fora de nossa lista.

Um dos modelos de caminhões elétricos que queremos apresentar aqui é o e-Delivery. Apesar de ser produzido pela Volkswagen (alemã), a linha de produção é totalmente brasileira.

São duas variantes desse modelo, com diferentes capacidades, mas que possuem a mesma estrutura: um motor capaz de atingir 408 cv. Um dos destaques do veículo é o torque imediato de 219 kgfm, além do sistema de recuperação da energia cinética (até 40% do que é dissipado na frenagem).

Segundo Roberto Cortes, presidente da VW Caminhões e Ônibus,

“O custo inicial, por conta do baixo volume da produção, é maior. Mas isso se paga em cinco anos, graças à economia de combustível e os custos reduzidos de manutenção”.

Ou seja, você paga mais inicialmente para ter um veículo que gera economia a longo prazo.

Agora, para receber em primeira mão  todas as novidades de tecnologia e inovação logística, assine nossa newsletter no formulário aqui no final da página.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.