Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Os modelos de caminhões mais econômicos no Brasil

Conheça esses 6 modelos de caminhões que são econômicos e eficientes, contribuindo para a redução de custos da sua frota.
Esses modelos de caminhões são modernos e econômicos

Você precisa economizar mais na sua frota. Fato. Que tal fazer isso investindo em veículos modernos e econômicos?

Na maioria dos casos, tentamos economizar com decisões duvidosas. Por exemplo, abastecer em um posto sem bandeira por ser mais barato. E sabe o que acontece por conta disso? Nós aumentamos o custo das operações de transporte!

Tentar economizar sem investir em produtos de qualidade é quase uma garantia de que algo vai dar errado.

Em boa parte dos casos, ainda mais falando de frotas, a solução está na aquisição de bons equipamentos e tecnologias.

Portanto, fomos atrás de diversas opções de modelos de caminhões e trouxemos o que encontramos de melhor no mercado. Confira.

Scania R500

A Scania é uma empresa sueca que tem vários diferenciais na produção de seus modelos de caminhões. Dentre eles, o foco em fabricar máquinas econômicas e que fornecem uma redução de custos operacionais sem perder o conforto.

O modelo R500 tem um motor de capacidade de 13 litros e consome em torno de 20 litros de diesel a cada 100 km, com velocidade média de 80 km/h.

Inclusive, ele chegou a passar por algumas etapas de avaliação e teste, viajando nesta velocidade média, por 350 km, com uma carga de 40 toneladas. Neste, gastou cerca de 4 km/l.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Com base nesses números, o caminhão teria uma economia de, em média, 600 litros por ano.

DAF XF 105

A montadora holandesa DAF iniciou a produção desse modelo em 2013, a primeira produção nacional da marca. Trata-se de um caminhão de transporte pesado, chegando a até 74 toneladas em uma única viagem.

A promessa dessa versão do veículo é uma economia de 14% do motor (Paccar MX 13) em relação aos veículos tradicionais. Além disso, outros elementos influenciam na economia do veículo, como o controle preditivo de cruzeiro e assistente de performance do condutor.

Tudo isso junto traz a redução de custos desejada pelo gestor de operações, assim como a eficiência e desempenho acima da média.

Volvo FH 540

A Volvo está há mais de 50 anos aperfeiçoando os seus modelos de caminhões. Uma prioridade que eles gostam de trazer nas montagens é a segurança.

Por isso, com o FH 540, eles inovaram trazendo algumas soluções tecnológicas. A exemplo disso, o “I-See”, um leitor de estrada, e o driver coaching, ambas ferramentas que ajudam o motorista a ter uma direção segura e econômica.

Além do mais, os sistemas de frenagem da Volvo contam com interações eletrônicas para aumentar a estabilidade dos veículos. O motor desse veículo é um Volvo D13 de 13 litros.

VW Delivery 11.180

A Volkswagen é uma montadora alemã referência no mercado de automóveis. Por isso, possui diversas linhas de veículos versáteis. Quanto aos modelos de caminhões, o Delivery 11.180 se destaca pela agilidade que fornece aos serviços rodoviários de curta e média distância.

O seu motor é o Cummins ISF de 3,8 litros e tecnologia SCR. O sistema de freio pneumático também se destaca pelo baixo custo de manutenção — além da economia por desempenho em estrada.

VW e-Delivery

Agora, se tem um modelo que parece estar ganhando ainda mais atenção que os demais, é o caminhão elétrico. Ainda mais após a Magalu iniciar operações com 50 veículos elétricos, essas máquinas não podiam ficar fora de nossa lista.

Um dos modelos de caminhões elétricos que queremos apresentar aqui é o e-Delivery. Apesar de ser produzido pela Volkswagen (alemã), a linha de produção é totalmente brasileira.

São duas variantes desse modelo, com diferentes capacidades, mas que possuem a mesma estrutura: um motor capaz de atingir 408 cv. Um dos destaques do veículo é o torque imediato de 219 kgfm, além do sistema de recuperação da energia cinética (até 40% do que é dissipado na frenagem).

Segundo Roberto Cortes, presidente da VW Caminhões e Ônibus,

“O custo inicial, por conta do baixo volume da produção, é maior. Mas isso se paga em cinco anos, graças à economia de combustível e os custos reduzidos de manutenção”.

Ou seja, você paga mais inicialmente para ter um veículo que gera economia a longo prazo.

Agora, para receber em primeira mão  todas as novidades de tecnologia e inovação logística, assine nossa newsletter no formulário aqui no final da página.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.