Tudo sobre o Arla 32

O Arla 32 é um composto líquido criado em laboratório e item obrigatório em veículos pesados no Brasil. Confira para que ele serve e a sua importância no transporte.
O que é arla 32, para que serve e por que é importante.

O Arla 32 é um líquido utilizado em veículos que possuem o Sistema Redutor Catalítico (SCR).

O mesmo passou a ser obrigatório em todos os veículos pesados fabricados e utilizados no Brasil a partir de 2012, com o objetivo de reduzir os poluentes e tornar o transporte terrestre mais sustentável.

Para conhecer mais sobre o produto, confira:

O que é Arla 32?

“Arla” é a sigla para Agente Redutor Líquido Automotivo, já o número 32 refere-se à porcentagem de concentração de ureia, o qual é de 32,5%.

O que isso tudo quer dizer?

Primeiro, que o produto foi criado em laboratório e sua composição é uma mistura de água e ureia. Como mencionado, a ureia é de 32,5% do composto, sendo os restantes 67,5% de água.

É importante ressaltar que não é um tipo de combustível ou lubrificante, e sim uma solução redutora de poluentes.

Para que serve e qual a importância do Arla 32?

Ele é responsável por reduzir a emissão de poluentes, transformando os óxidos de nitrogênio, nocivos à atmosfera, em nitrogênio e água — materiais não-nocivos.

Essa redução da emissão de agentes poluentes na queima de combustível é de até 98%. Ou seja, altamente eficiente.

Além de contribuir com a sustentabilidade, age para a melhoria da eficiência dos caminhões e ônibus, e redução do consumo de combustível.

Mas afinal, ele é obrigatório?

Sim. Desde 2012, estabelecido pela Resolução Conama n.º 403/2008, o seu uso é obrigatório em todo o território brasileiro para veículos com o sistema SCR. 

A instalação de qualquer dispositivo que tenha o intuito de burlar o sistema de controle para não realizar o uso do produto é caracterizado como ato ilícito ambiental pelo IBAMA.

Inclusive, as multas variam de R$500,00 a R$10.000,00, conforme gravidade da situação.

Onde comprar o Arla 32?

O composto pode ser adquirido em postos de combustíveis, por distribuidoras ou pela internet. 

Você deve estar atento ao rótulo e comprar o produto que possua selo do INMETRO e corresponda com o ISO 22241-1. 

Afinal, uma composição incorreta, a presença de impurezas ou a dosagem errada de seus componentes pode formar depósito nos injetores e catalisadores do veículo, impedindo o funcionamento do sistema SCR e causando problemas graves e irreversíveis ao veículo.

Como utilizar o Arla 32?

O produto possui um recipiente específico, geralmente um tanque com tampa azul, próximo ao tanque de combustível. 

É preciso ter cuidado, pois o líquido não deve ser misturado com outros componentes, como o óleo diesel ou mais água. Devem ser utilizados apenas produtos originais.

Ele deve estar presente no checklist dos caminhões para ser observada a necessidade de substituição ou troca na manutenção preventiva.

Para não ter dúvidas na hora de colocar o Arla 32 no caminhão ou ônibus, é fundamental que os responsáveis sejam qualificados e capacitados.

Dúvidas frequentes

Como armazenar o Arla-32?

O líquido, antes de ser utilizado, deve ser armazenado em local seco, sem umidade e protegido de chuva e luz rolar. O ideal é que seja em temperatura ambiente.

Qual a validade do Arla-32?

Possui a validade de um ano quando armazenado em temperaturas de até 30ºC e seis meses quando em temperaturas entre 30ºC e 35ºC. É sempre importante verificar a data de fabricação do produto.

Posso adicionar água no mesmo reservatório que o Arla-32?

Jamais. Não adicione absolutamente nada no reservatório exclusivo para o Arla 32. 

Como já mencionamos acima, qualquer alteração acarreta multas e pode causar danos ao veículo.

Posso comprar ureia, misturar com água e colocar no tanque do Arla 32?

Não. A ureia adicionada na composição original possui uma pureza única. Por isso, o produto é fabricado somente em laboratório especializado.

O Arla 32 causa riscos à saúde humana?

Não. A solução não causa nenhum tipo de risco à saúde humana e ambiental. É completamente sustentável, não sendo inflamável, tóxico ou explosivo.

Além destas dúvidas, o IBAMA disponibiliza uma cartilha orientadora gratuita sobre o Arla 32 que você pode verificar.

E lembre-se:

Fazer a revisão e abastecer o veículo com o Arla 32 deve fazer parte da sua gestão de manutenção. 


Quer saber o que mais incluir na rotina de manutenção preventiva da sua frota? Confira nosso post completo sobre o assunto.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.