Treinamentos de motoristas para incluir na rotina da frota

Saiba quais treinamentos de motoristas incluir na rotina da frota para que realizem uma direção dos veículos de forma adequada.
Utilize esses treinamentos de motoristas para melhorar as suas operações.

Para que a operação ocorra de forma efetiva e sem atrasos, é preciso realizar alguns treinamentos de motoristas para que eles sejam aperfeiçoados. Afinal, eles são peças fundamentais para a entrega das cargas e os bons resultados no dia a dia da empresa.

A experiência é um requisito muito importante na hora da contratação, porém, é preciso avaliar se o tempo de atuação do profissional condiz com o desempenho e conhecimento desejado para que ele conduza uma operação

Então, além de avaliar essas questões, e se o perfil da pessoa condiz com o que a empresa busca, é preciso promover treinamentos e capacitações constantemente. Além de auxiliar na performance do motorista, também ajuda a engajar e envolver o profissional com a empresa.

Confira a seguir:

Treinamentos de motoristas essenciais

Direção defensiva

A direção defensiva é obrigatória para qualquer motorista, mas é importante ressaltar a importância quando o motorista está representando uma empresa e lidando até com veículos pesados na maioria das viagens.

Em resumo, dirigir de maneira defensiva é uma obrigação que devemos ter no trânsito. Isso se dá ao respeitar as sinalizações e regras em cada via, observar os demais motoristas, evitar comportamentos de conflito e usar os itens de segurança: cinto, faróis, pisca alerta, e assim por diante.

A direção defensiva vai além do ato de dirigir em si. Afinal, a segurança no trânsito vai além da condução do motorista, incluindo, por exemplo, as condições de rodagem do veículo e as rotas tracionadas no planejamento do gestor.

Por isso, quando abordamos esse tópico, ressaltamos que os treinamentos de motoristas devem passar por diferentes assuntos, tais como:

  • Placas e sinalizações de trânsito;
  • Condutas apropriadas no trânsito;
  • Leis e regras de trânsito nacionais e locais.

Leis de trânsito

As leis de trânsito são fundamentais para um transporte seguro e devem ser cumpridas. Assim, evita tanto riscos desnecessários na estrada, quanto multas de alto valor à operação.

Além disso, as leis estão em constante atualização e novas regras surgem todos os anos. 

Os motoristas podem não ter tanto tempo e dedicação para estar acompanhando os portais de notícia e saber de todas as leis, mas o gestor deve sempre ter a preocupação de se atualizar e trazer treinamentos de motorista para aquilo que for pertinente e que irá evitar conflitos na estrada.

Tecnologias

As tecnologias fazem parte da rotina da frota e, muitas delas, envolvem registros dos motoristas no dia a dia. Por exemplo, são eles que realizam a inspeção dos veículos, portanto, devem saber utilizar um sistema de checklist eletrônico para completar essa tarefa.

Geralmente, quando novos sistemas são adquiridos, um processo de “onboarding” já acontece. Neste procedimento, a própria desenvolvedora do produto ensina os usuários sobre o uso do sistema e suas funcionalidades.

Quando os motoristas estão envolvidos nessa utilização, devem participar desse tipo de tutorial ou, caso não seja possível, o gestor deve montar um treinamento específico para que todos consigam usar sem dificuldades — e sem erros.

Gestão de riscos em simuladores

É preciso realizar treinamentos para que os motoristas saibam como agir no momento em que ocorre uma emergência. Para prepará-los para esse tipo de situação, surgiram os simuladores.

É possível promover treinamentos de motoristas onde eles são colocados diante de um problema (simulado) e aprendem como agir sem, de fato, correr qualquer tipo de risco.

Um ponto bem positivo dos simuladores é que é possível utilizar diferentes níveis de dificuldade e corrigir erros após cada treinamento realizado.

Certificação SASSMAQ

SASSMAQ representa: “Sistema de Avaliação em Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade” e é uma das capacitações para motoristas que é válida para o transporte de produtos químicos.

Embora não seja uma certificação obrigatória, é um título de peso para empresas que trabalham com cargas desse tipo. Por se tratarem de produtos delicados e que causam grandes danos se algum acidente ocorrer, toda capacitação é bem-vinda.

Dessa forma, possuir um certificado desse é tão benéfico tanto para a empresa, que é vista como preocupada e responsável por seus serviços, quanto para o motorista, que aprende a lidar com os produtos químicos e se torna mais valioso para a frota.

Curso MOPP

No mesmo sentido da certificação SASSMAQ, o curso MOPP, que significa Movimentação de Produtos Perigosos, traz uma qualificação profissional para motorista na área de produtos químicos. “. 

No curso, são expostos desde os cuidados com o transporte dessas cargas até como agir em caso de acidentes ou vazamentos. Também são apresentadas todas as leis condizentes ao transporte de produtos perigosos e resíduos tóxicos.

Ética pessoal e profissional

Um motorista em treinamento precisa agir de acordo com as políticas de ética no trabalho, de maneira que não prejudique a si mesmo, seus colegas e a empresa.

Além disso, a conduta de um profissional pode ser um diferencial nos resultados de produtividade e economia de uma empresa. Portanto, ter esse tipo de treinamento na rotina da sua frota é muito importante.

Qual o papel do motorista na frota?

Além de assumir a direção do veículo, ele deve ser responsável pela conservação dos mesmos, identificação de avarias, economia de combustível e prolongamento da vida útil dos ativos.

As inspeções através do checklist, por exemplo, é o motorista quem realiza, sendo de sua responsabilidade, caso o veículo venha a falhar ou quebrar. 

Para que o motorista possa cumprir seu papel, o gestor da frota também deve dar as condições necessárias. Isto é: 

  • Fornecer os treinamentos de motorista adequados;
  • Providenciar as ferramentas mais práticas e que agilizam a rotina dos motoristas;
  • Agilizar as manutenções e serviços necessários para que os motoristas viagem com veículos seguros e de alto desempenho.

E o ajudante do motorista?

O ajudante do motorista é quem auxilia no manuseio de mercadorias na hora de fazer o carregamento do caminhão. Também, é o principal responsável por realizar um controle de qualidade nas embalagens, verificando se estão em boas condições para serem transportadas.

Algumas tarefas relacionadas a limpeza das áreas de trabalho e do próprio veículo ficam com ele. 

Não são todas as operações que possuem um ajudante de motorista, mas ele pode ser uma boa adição na rotina, em empresas de grande porte.

Como avaliar se os treinamentos de motoristas são eficientes?

De maneira geral, os treinamentos para motoristas da frota se mostram eficientes conforme novas operações são realizadas. A melhor maneira de medir os resultados de um treinamento é realizar a gestão de motoristas

Nela, você define as métricas que deseja acompanhar e que fazem sentido para medir um treinamento. 

Por exemplo, para saber se a direção defensiva está acontecendo, você pode tomar como ponto de partida o controle no consumo de combustível, quantidade de multas por motorista, número de acidentes e sinistros, entre outros.


Inclusive, para fazer esse tipo de controle, você pode utilizar uma planilha de controle de motoristas. Nós oferecemos um modelo gratuito, basta baixar o material e fazer a sua cópia para começar a utilizar.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.