Descubra o quanto sua operação está deixando de economizar todos os meses através da calculadora do Prolog.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Gestão de motoristas: o que é e como fazer

A gestão é importante em qualquer área de um negócio, e não é diferente quando falamos de controle de motoristas. Conheça a importância desse acompanhamento.
Para que serve o controle de motoristas na frota.

A sua empresa já exerce o controle de motoristas?

A gestão dos caminhoneiros, acredite ou não, é algo recente. Um acordo é feito entre o colaborador e o empregador para haver supervisão de tempo de trabalho e mais segurança nas estradas.

Não faz muito tempo que os motoristas de caminhões trabalhavam incansavelmente, sem o direito a pausas regulamentadas que permitissem o descanso necessário para pegar as estradas. Tudo mudou a partir de 2015, com a reformulação da Lei nº 13.103, que traz benefícios e deveres para estes profissionais.

A partir de então, os gestores de uma frota precisam ter acesso à rotina dos condutores da frota, garantindo que trabalhem de acordo com as exigências impostas pela legislação e o acordo realizado entre ambas partes envolvidas.

O que é o controle de motoristas?

Trata-se de uma gestão para acompanhar as viagens e desempenho individual de cada condutor na frota. Nela, analisam-se dados como combustível gasto, quilometragem rodada, se foram realizadas as tarefas necessárias, como o checklist de saída e chegada, e assim por diante.

Tudo que faz parte do dia a dia do motorista e pode ser controlado, é possível incluir em uma planilha ou sistema com essa finalidade.

Inclusive, o controle de jornada:

O controle de jornada dos motoristas consiste no monitoramento da rotina do condutor de um caminhão ou ônibus. Ou seja, ele deve registrar sua entrada, as pausas que realizada e sua saída das rodovias cada vez que uma dessas ações acontecerem.

Dependendo do combinado, podem ser adicionadas outras ações que exigem também as notas. O importante é que toda empresa precisa de uma gestão de pessoas. O principal objetivo é fornecer bem-estar aos colaboradores e, com isso, receber bons resultados das funções diárias de cada um.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Como realizar a gestão de motoristas?

1 – Planilha de controle dos motoristas

A planilha, dependendo de como for construída, é uma das melhores maneiras de saber qual o motorista responsável por cada viagem — facilitando encontrar possíveis problemas ou gastos relacionados.

Além de ter uma visualização das viagens realizadas no mês, você também tem um registro completo das ocorrências e um relatório com o abastecimento total por motorista, controle de rotinas realizadas, e assim por diante.

Ainda que não sejam tão comuns, podem facilitar demais o acompanhamento dos motoristas. Inclusive, para implementar sistemas de pontuações, ranking e bonificação de motoristas.

2- Sistemas tecnológicos

Embora você não encontre sistemas específicos para isso no mercado, existem sistemas de gestão de frota ou de checklist eletrônico com funcionalidades voltadas para o controle de motoristas.

Aliás, outros sistemas, como de telemetria ou monitoramento de frotas, conseguem indicar informações importantes sobre o comportamento na estrada. Para decidir o que incluir na sua frota, é preciso identificar suas necessidades e o que deseja realmente controlar.

3 – Controle de jornada manual

Conhecido como controle ou diário de bordo, este método consiste em um papel de uso do motorista para anotar todos os acontecimentos sobre o seu dia de trabalho.

Essas anotações precisam ser realizadas diariamente, com os tacógrafos dos caminhões como provas. Assim, a empresa tem conhecimento sobre a rotina do condutor, observando as paradas obrigatórias, alimentação e descanso.

Para controlar as horas de trabalho, podem ser adicionadas ao diário de bordo a própria planilha de controle de motoristas contendo o espaço de entrada, saída e pausas, onde ele possa preencher com os respectivos horários.

4 – Controle de jornada digital

A gestão de motoristas feita com o uso da tecnologia consiste no rastreamento do caminhão através de um GPS, transmitindo a posição exata do veículo para os responsáveis pelo monitoramento do condutor que, geralmente, encontram-se na base da transportadora.

O controle de jornada através de softwares ou aplicativos são os mais utilizados atualmente. Porém, antes de contratar um programa, é importante verificar a credibilidade do serviço e se ele é aceito como prova de monitoramento de jornada nos tribunais.

Por meio dele, é possível saber se o motorista está cumprindo a rota programada, se está parado, em movimento e a localização em tempo real. Informações que garantem, de forma mais precisa, o cumprimento da lei e dos acordos realizados em pró da segurança nas estradas e saúde do colaborador.

Por que é importante realizar um controle de jornada?

Em primeiro lugar, para cumprir a legislação trabalhista e evitar qualquer tipo de multa judicial. A partir de então, só existem vantagens para ambas partes. O controle de jornada proporciona:

  • Segurança nas estradas;
  • Garantias jurídicas;
  • Redução de ações trabalhistas;
  • Aperfeiçoamento de resultados;
  • Otimização dos procedimentos logísticos;
  • Relação de confiança entre empregador e empregado.

Esse tipo de monitoramento não é apenas importante, mas necessário para melhorar o desempenho dos negócios no geral. Além do mais, todo trabalhador merece uma carga horária justa de acordo com a atividade que exerce.

Como melhorar a gestão de motoristas da frota?

Já sabemos que o monitoramento das atividades dos motoristas auxilia no controle justo das horas de trabalho e traz maior precisão de dados para os planejamentos de ações futuras para a empresa. Além disso, otimiza a rotina dos colaboradores e dos negócios.

Mas já pensou em inserir desafios como forma de engajamento?

A verdade é que todo mundo adora superar os próprios limites com desafios e rankings, não é mesmo? E essa é uma ideia perfeita para trazer para sua empresa.

É interessante abordar atividades que considerem uma direção defensiva, cuidados com o caminhão, cumprimento de rotas, entre outros.

Para evitar a competitividade, evite premiar ações que considerem a produtividade, como entregas mais rápidas que, além de criar rivalidade, podem ser perigosas nas rodovias.

Os prêmios podem ser dias de folgas, almoços, jantares ou bonificações em dinheiro.

Outra ideia legal é possuir um calendário com atividades que envolvam cursos e treinamentos capacitadores, reuniões, ginástica laboral, etc., em cenários que fujam do que está inserido no dia a dia do trabalhador.

Vez ou outra reserve um restaurante, um barzinho, uma pousada ou qualquer lugar que recarregue as energias de quem dedica o tempo, conhecimento e profissionalismo ao crescimento organizacional.

Essas dicas auxiliam na retenção de motoristas profissionais, criando vínculos com quem trabalha para a empresa, garantindo anos de um trabalho de confiança e aumentando a credibilidade dos negócios.

Quer começar a gerenciar os condutores da sua frota e não sabe como começar?
CLIQUE AQUI e baixe a nossa planilha de controle de motoristas — inclui manual para saber exatamente como aplicar no dia a dia das suas operações de transporte.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.