Checklist para manutenção de ônibus.

Qual a importância do checklist para manutenção de ônibus em uma gestão de frota?

Luiz Felipe
Luiz Felipe

Segurança com o passageiro é o centro de todo o cuidado com uma frota de ônibus. Por isso, a manutenção deve estar sempre entre as principais tarefas de um gerente desse tipo de empresa transportadora. Entenda como um checklist para manutenção de ônibus vai lhe ajudar.

Se no transporte de cargas a preocupação com manutenção já é essencial, no transporte de passageiros ela se torna ainda mais importante. O cuidado com esse tipo de veículo deve ser dobrado para evitar acidentes em estradas.

Além disso, a atenção deve ser maior pois os ônibus têm suas particularidades de estrutura e funcionamento. Por isso, é crucial que um gestor de frota de caminhões tenha conhecimento pleno e saiba como cumprir com um checklist para manutenção de ônibus.

Afinal, um ônibus parado por falta de prudência pode causar grandes prejuízos para a empresa, tanto por ter um veículo parado quanto pelos gastos em reparar ou adquirir um novo veículo antes do planejado. 

A seguir, você vai conferir algumas práticas que garantem a melhor manutenção de frota de ônibus.

Importância da manutenção de frota de ônibus

Seja frota de caminhões ou frota de ônibus, a importância da gestão dela é crucial. Afinal, é através desse gerenciamento que todas as operações da empresa vão ser bem-sucedidas.

Uma boa gestão de frota permite entender melhor todos os procedimentos de uma operação de transporte. Ou seja, o levantamento e análise de dados relacionados à produtividade, consumo de combustível, manutenção, entre muitos outros, se torna mais simples.

Isso é importante para o controle de veículos e redução de custos operacionais. Assim como, é claro, para construir novos planejamentos estratégicos para a transportadora.

Como fazer um checklist para manutenção de ônibus

Para garantir uma manutenção completa e bem feita, evitando acidentes e imprevistos durante a operação, é recomendado seguir uma lista de checagem. Nessa lista, devem estar inclusos todos os itens que precisam ser conferidos antes de uma viagem.

Por exemplo, a condição dos pneus, se estão em bom estado, com a calibragem correta, etc.. Ou, também, a verificação do óleo do motor, assim como dos módulos eletrônicos.

Hoje em dia, há tecnologias disponíveis que ajudam a fazer um checklist para manutenção de ônibus de maneira rápida e prática — tornando a manutenção em si, igualmente, mais prática. O checklist eletrônico já é uma realidade e cada vez mais transportadoras irão utilizá-lo em seu dia a dia.

Powered by Rock Convert

Nele, você consegue personalizar a sua lista de verificação de acordo com o veículo (caminhão ou ônibus) e os dados são atualizados em tempo real, conforme é realizada a manutenção.

Boas práticas para uma manutenção de ônibus

Apesar de um checklist para manutenção de ônibus ser de grande auxílio na gestão de frota, ele não faz o trabalho sozinho. É necessário que a gestão siga algumas práticas para garantir o bom funcionamento dos veículos da frota.

E o que tipo de ações isso inclui?

  • Rotina de manutenção (periodicidade do serviço);
  • capacitação da equipe; 
  • equipamentos e ferramentas adequadas;
  • treinamento de motoristas.

A princípio, o mais importante é ter regularidade de manutenção preventiva e não deixar as datas passarem em branco. Isto é, sempre que houver uma manutenção agendada, deve-se cumprir com ela. Assim, mantendo uma frota saudável e produtiva.

Por mais que hajam custos com a manutenção, seria muito mais caro lidar com reparação ou troca de veículos. Desse modo, é preciso pensar na prevenção como um investimento a longo prazo, ao invés de um gasto desnecessário.

Além do mais, ter uma equipe capacitada e competente é obrigação da empresa.

Os mecânicos responsáveis por realizar o checklist para manutenção de ônibus devem ser profissionais e seguir de maneira exata as boas práticas estabelecidas pela transportadora.

Seguindo a mesma linha, os equipamentos e ferramentas devem ser para uso profissional e adequadas. Afinal, você pode ter o melhor e mais experiente mecânico do ramo, mas ele não vai conseguir fazer nada sem os recursos apropriados.

Em outra nota, o treinamento de motoristas pode ser uma boa maneira de garantir a vida útil dos veículos da frota. Por mais que eles sejam experientes, relembrar fatos importantes e treinar para situações diversas (como assaltos ou dias de chuva) não deve ser algo negligenciado.

Checklist eletrônico para manutenção de ônibus

Aqui na Prolog, nós temos o produto checklist eletrônico. Através dele, você consegue ganhar mais agilidade e reduzir os custos da empresa. Além disso, ganhando também um meio mais sustentável para gerir a transportadora — afinal, estará reduzindo o uso das listas em papel impresso.

Mais que isso, logo após realizada a manutenção, o sistema atualiza as informações em tempo real. Desse modo, abrindo ordens de serviço que identificam quais problemas precisam ser resolvidos em determinados veículos.

Quer saber ainda mais sobre como funciona e como adquirir o checklist para manutenção de ônibus? Chama a gente no chat aqui ao lado!

Powered by Rock Convert

0 Comments

Deixe uma resposta

More great articles

Principais riscos de operações de transporte

Toda empresa tem riscos envolvidos na sua operação. No caso de operações de transporte, são muitos os elementos de risco.…

Read Story
Entenda a gestão de frota de caminhões.

Ganhe agilidade e produtividade usando um checklist para a sua gestão de frota de caminhões

Um checklist para manutenção é essencial. Ajuda a tornar a tarefa mais rápida e prática, otimizando a operação de transporte…

Read Story

Recusa de recape: como evitar perder recapes de pneus por fadiga excessiva da carcaça

A recapagem de pneus é uma prática comum de controladores e gestores, fazendo parte da rotina de gestão de pneus…

Read Story

Never miss a minute

Get great content to your inbox every week. No spam.
[contact-form-7 404 "Not Found"]
Arrow-up
Translate »