Importância da gestão de manutenção para a eficiência da sua frota

Entenda a importância da gestão de manutenção da sua frota e como ela pode ser realizada de uma maneira mais eficiente.
Saiba a importância da gestão de manutenção nas frotas.

Grande parcela do tempo dedicado a uma gestão de frota é consumida pelo controle do abastecimento e monitoramento dos veículos, e por muitas vezes, a gestão de manutenção deles perde prioridade ou é deixada de lado.

O que muitos gestores esquecem é que nesse ponto, uma série de dores de cabeça podem ser evitadas ou melhor resolvidas, e não é com remédios para combater os sintomas, mas sim com estratégias preventivas.

A quebra de peças ou defeitos funcionais de um veículo em rota resultam quase sempre em uma geração de problemas em cascata.

Podemos resumir de forma generalizada assim:

Veículo quebra, a operação realizada por ele para ou não é realizada, o gestor precisa consertá-lo com urgência, o condutor fica ocioso durante aquele período e por aí vai.

Agora imaginemos que esse caso se trata de uma ambulância, que apresenta defeito em uma rodovia a quilômetros de distância da cidade mais próxima, transportando um paciente em um estado grave e instável de saúde. 

Bom, ficou parecendo que essa será uma leitura triste, mas prometemos que não! O que queremos aqui é te contar mais sobre a importância da gestão de manutenção de frotas e como ela pode ser realizada de uma maneira mais eficiente. 

Não realizar a manutenção preventiva é o erro n° 1

Poderíamos deixar para abordar a manutenção preventiva no final desse artigo, tamanha a sua relevância, mas é a partir dela que uma gestão eficiente de manutenção começa a existir.

Atualmente, a tecnologia é uma mão na roda para qualquer controle de frotas e aqui, não seria diferente. Utilizar ferramentas que, através de funcionalidades que possibilitam a criação de planejamentos para serviços prévios e periódicos, com alertas por e-mail, é uma decisão inteligente a ser tomada.

Indo direto ao ponto: não dá mais para ser eficiente realizando apenas manutenções corretivas. 

Automação para compra de peças e serviços

Ainda falando sobre tecnologia, felizmente sabemos que com ela também é possível que rotinas operacionais sejam deixadas de lado, o que representa uma garantida economia de tempo aos gestores de frotas, que a cada dia precisam ser mais estratégicos em outras frentes da sua operação. 

Algumas atividades que podem ser automatizadas:

  • Envios de cotações;
  • Trocas de e-mails com fornecedores e prestadores;
  • Solicitações de serviços;
  • Comparativos de preços;
  • Fluxos de compras.

Preço referencial como direcionador para tomadas de decisões

A redução dos custos sempre faz parte das metas de economias dos gestores de frotas, e quando se trata da gestão de despesas relacionadas à manutenção, nem sempre é fácil de conseguir. Mas não é impossível. 

Isso porque, ter acesso às informações sobre preços praticados de peças e serviços na região em que a manutenção precisa acontecer, permite que as escolhas de fornecedores e prestadores sejam embasadas por comparativos reais, onde até negociações e barganhas podem ser melhor identificadas e galgadas.

Não é um passe de mágica, é assim que a economia acontece, nas decisões em que o custo x benefício se destaca e assim é levado em consideração.

Dados e indicadores da gestão de manutenção

Toda rotina que não é acompanhada com uma certa frequência tende a não ter a atenção devida. Dessa forma, acreditamos piamente que acompanhar os números sobre as manutenções realizadas e os recursos envolvidos nesse processo é essencial. 

Controle de estoques de peças, tempos de ociosidade de veículos e condutores, e o tempo de realizações e entregas de serviços são alguns dados que precisam ser monitorados, para que nas análises os pontos de melhorias, e até problemas, sejam levantados e priorizados.

Gerenciamento de outros pontos que impactam a manutenção

A escolha da melhor rota pensando na conservação do veículo é importante nesse processo. Se as estradas em que uma operação precisa rodar não estiverem em bom estado, é de se esperar um defeito a ser corrigido ou uma despesa antecipada, como os desgastes de pneus.

E a qualidade do combustível?

Nem precisamos levantar essa bola, não é mesmo? Combustíveis adulterados ou de origem duvidosa não só impactam o desempenho do veículo, como são a porta de entrada para defeitos funcionais. Assim, priorizar o abastecimento em postos confiáveis, ainda que estejam mais distantes, é a melhor alternativa para não ter uma despesa futura de manutenção.

Para finalizar, agora que já entendeu porque a manutenção da sua frota é importante, queremos que você estabeleça um compromisso consigo e com a sua frota de que a partir de hoje, ela não será mais uma fonte de problemas e de despesas descontroladas.

Vamos lá

Esse conteúdo foi criado pela MaxiFrota, uma parceira da Prolog, que oferece soluções inteligentes para gestão de frotas, especialmente quando se trata de gestão da manutenção.

Através do MaxiFrota Gestão de Manutenção, que é uma ferramenta online de compras de itens automotivos em oficinas e lojas, o gestor de frota concentra todas as informações sobre orçamentos e acompanhamento da manutenção preventiva e corretiva dos seus veículos. Mais controle e eficiência do que isso, impossível.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.