Um olhar mais próximo sobre a manutenção de veículos elétricos na frota

Eles estão se tornando cada vez mais comuns nas frotas. Entenda como fazer a manutenção de veículos elétricos corretamente.
Entenda a manutenção de veículos elétricos nas frotas de transporte.

Os veículos elétricos surgem como uma forma de reduzir os impactos ambientais, principalmente evitando a emissão de gases tóxicos comuns na queima de combustível. 

Além disso, também podem contribuir significativamente para a redução de custos de uma frota, desde que a aquisição seja cuidadosamente planejada e executada.

Isso se deve ao fato de que a manutenção de veículos elétricos apresenta custos mais baixos em comparação com os demais veículos.

Para obter uma compreensão mais aprofundada sobre como realizar a manutenção desse tipo de veículo, continue lendo:

Como planejar a manutenção de veículos elétricos?

O planejamento da manutenção de veículos elétricos não é tão diferente do planejamento para os demais veículos da frota. A principal questão reside nos processos de manutenção realizados, uma vez que os veículos elétricos têm características únicas.

Aqui está um passo a passo para criar seu plano de manutenção de veículos elétricos para a frota:

1 – Entenda as características dos veículos

Compreender as particularidades dos veículos tornará mais fácil determinar onde você deve concentrar suas revisões. 

Você pode gerar um inventário dos veículos e descrever todas as características necessárias para identificá-lo, como marca, modelo, ano de fabricação e ano de aquisição, 

Além disso, inclua as informações sobre seu funcionamento, como tipo de motor, autonomia do veículo e tempo necessário para uma carga completa.

2 – Identifique os principais problemas e periodicidade que podem ocorrer

Com base nisso, e ao acompanhar o desempenho dos veículos, você também poderá identificar os principais problemas enfrentados na operação. Normalmente, a manutenção de veículos elétricos se concentra no motor, sistema eletroeletrônico, acelerador, baterias e na gestão de energia. 

Naturalmente, há uma maior probabilidade de que as correções necessárias sejam mais frequentemente de natureza elétrica do que mecânica.

3 – Levante os profissionais e fornecedores que podem atender às demandas necessárias

Como as demandas desse tipo de veículo são diferentes, é fundamental contar com profissionais e oficinas especializadas em serviços de manutenção de veículos elétricos. 

Se a sua operação dispõe de uma equipe interna de profissionais, você pode considerar programas de capacitação ou a inclusão de novos membros já treinados. Caso opte por terceirizar a manutenção, é importante identificar oficinas próximas às suas operações capacitadas para atender a essas demandas.

4 – Defina e adquira as ferramentas necessárias

Se for preciso adquirir novas ferramentas para a sua frota, esse é o momento para fazer seu planejamento também. Entenda quais serão as ferramentas necessárias, qual será o processo e orçamento para adquiri-las.

5 – Estabeleça o orçamento mensal direcionamento para serviços de manutenção de veículos elétricos

É fundamental definir um limite orçamentário para as manutenções mensais dos veículos elétricos, assim como é feito para os demais veículos da frota. Isso permitirá uma melhor organização na aprovação de serviços e no planejamento das manutenções desses veículos.

6 – Determine e delegue as atividades de manutenção

Estabeleça claramente as atividades e os processos necessários para a manutenção de veículos elétricos e delegue responsabilidades conforme identificar mais adequado, seja para o motorista, equipe de manutenção ou fornecedores externos.

Como executar essa manutenção?

Depois de ter tudo planejado, é hora de colocar em prática e executar as tarefas estabelecidas. 

Lembre-se de que é preciso ter um foco claro e, inclusive, é possível determinar algumas metas menores para cada atividade ou profissional envolvido. Isso assegura que todos saibam sempre qual é a finalidade de suas atividades e como ela contribui para o objetivo geral.

De maneira geral, a execução nada mais é do que seguir aquilo que foi estabelecido no plano. Portanto, desde que você esteja seguindo o passo a passo determinado, estará fazendo a execução correta de manutenção de veículos elétricos em sua frota.

Como fazer a gestão de manutenção de veículos elétricos?

A gestão de manutenção de veículos elétricos acontece através de:

Plano de manutenção

Claramente, estabelecer o seu plano de manutenção e objetivos para o setor é fundamental antes de colocar qualquer coisa em prática. 

O plano, de modo geral, irá fazer todos os levantamentos necessários sobre os veículos elétricos da frota e estabelecer tudo o que você deve saber e fazer para garantir que o funcionamento desses veículos seja sem problemas.

Após ter isso em mãos, você pode partir para as próximas etapas.

Inspeção dos Veículos

Dentro da gestão de manutenção, a etapa de inspecionar os veículos é indispensável. Através dela é que você, como gestor, irá identificar qual o melhor encaminhamento para os veículos de acordo com as problemáticas encontradas.

Registro e histórico de manutenções

Manter um registro detalhado de todas as atividades de manutenção realizadas é essencial. Isso inclui datas de serviço, peças substituídas, custos associados e outras informações relevantes. 

Esses registros geram o histórico de manutenções que ajuda na compreensão do funcionamento da sua frota e na tomada de decisões informadas.

Análise de manutenção dos veículos elétricos

Essa análise de manutenções envolve a avaliação constante do desempenho dos veículos, a coleta de dados sobre o consumo de energia, o registro de incidentes e o entendimento de tendências de manutenção. 

Assim, você terá insights valiosos para aprimorar as estratégias de manutenção, otimizar a eficiência operacional e tomar decisões informadas sobre quando realizar a manutenção preventiva ou corretiva.

Ao implementar essas melhores práticas na gestão de manutenção de veículos elétricos, você estará no caminho certo para otimizar a eficiência e a confiabilidade de sua frota elétrica. 

No entanto, se desejar uma solução completa e simplificada para controlar todas as manutenções da frota de forma eficaz, considere o Sistema de Gestão de Manutenção Prolog App. 

Com nossa plataforma, você pode centralizar o monitoramento, o agendamento e o histórico de manutenções, facilitando o gerenciamento de todos os aspectos da manutenção da sua frota elétrica.

Não deixe para depois, comece a melhorar sua gestão de manutenção hoje mesmo! Agende sua demonstração gratuita para saber mais!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.