Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

O que você precisa entender sobre a profundidade dos sulcos do pneu

Se você ainda não controla a profundidade dos sulcos, está perdendo muito: conhecimento, vida útil do pneu e dinheiro. Você precisa desse dado para poder ter um controle melhor e tomar decisões conscientes sobre os cuidados com pneus.
O que analisar na coleta de profundidade dos sulcos?

Talvez você já saiba ser importante controlar a profundidade dos sulcos do pneu, mas será que o seu método está funcionando? Quais tipos de insights estão sendo gerados a partir dessa coleta?

Saber o que fazer com os dados coletados na sua frota é essencial. Por isso, você deve ter um processo completo de: controlar a profundidade, anotar essas informações e analisá-las posteriormente para entender a durabilidade dos pneus, os ajustes de pressão necessários, e assim por diante.

Você pode até mesmo usar esses dados para descobrir qual o melhor pneu para cada operação da sua transportadora.

Vamos explicar tudo em mais detalhes. Siga lendo:

Por que a profundidade dos sulcos é importante?

Os sulcos dos pneus são as ranhuras desenhadas na banda de rodagem (a borracha central que fica em contato direto com o chão). Isso significa que elas têm o papel de resistir aos “obstáculos” da estrada. 

Por exemplo, quando houver água no caminho, a função dos sulcos é escoar a água. No mais, garantem a aderência do pneu à pista e auxiliam na estabilidade do veículo.

Conforme o pneu é mais utilizado, ocorre um desgaste natural nos sulcos. Porém, podem haver problemas que provocam um desgaste excessivo ou outros tipos de desgaste (como na lateral do pneu ou escamado).

E o que acontece no desgaste é a redução na profundidade dos sulcos. Inclusive, segundo a legislação do Brasil, o mínimo que o sulco pode atingir é 1,6 mm. Assim, se torna necessário ter um controle mais próximo sobre esse desgaste.

Planilha gratuita para o controle de pneus na frota

Organize em um só lugar o registro de todos os pneus de sua operação e reduza custos através de uma maior vida útil e menor consumo de combustível.
Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Para que servem os dados de profundidade dos sulcos?

Para descobrir, por exemplo, o pneu mais econômico, de melhor desempenho. Também serve para saber exatamente a data de troca do pneu, evitar a recusa de recape e perda antecipada da carcaça.

Você consegue até mesmo saber a necessidade de realizar o alinhamento do veículo a partir do tipo de desgaste percebido no pneu. 

Basicamente, você pode descobrir tudo o que precisa sobre os pneus da frota a partir desses dados e ainda consegue reduzir consideravelmente seus custos. 

Afinal, você vai estar fazendo compras mais inteligentes e controlando a manutenção dos veículos e pneus de maneira mais eficaz. 

Como coletar essas informações em cada pneu?

Embora a gestão de pneus não seja totalmente disseminada no país, ela faz uma diferença grande na economia e eficiência da sua frota.

“No que consiste a gestão de pneus?”

Todos os cuidados relacionados a pneus podem ser considerados tarefas desta gestão. Mas claro, há dois controles primordiais: o de pressão dos pneus e o de profundidade dos sulcos.

Para realizar essa medição, o inspetor dos pneus pode usar um aferidor manual, paquímetro (análogo ou digital), ou o aferidor eletrônico.

E a leitura do pneu pelo TWI?

Você já deve ter escutado alguns “truques” para medir a profundidade sem precisar de ferramentas específicas para isso.

Um bastante comum é o da moeda de 1 real — ao colocar a moeda entre os sulcos, no TWI (indicador de desgaste do pneu) e conseguir enxergar a faixa dourada dela, significa que o desgaste já chegou ao seu limite. Outro truque é o do palito de fósforo ou do palito de dente.

Saiba que nenhum desses “atalhos” é confiável.

O que vai acontecer é você ser prejudicado pela falta de informações e perda precoce de pneus. Afinal, esse pneu poderia passar por um processo de recapagem e ter sua vida estendida em torno de mais 2 anos. 

Consequentemente, também terá custos maiores na frota — tanto com pneus, quanto combustível e manutenção de veículos.

Ou seja, não use os truques de medição!

Então, qual o melhor método?

Embora todos cumpram a mesma função, existem algumas diferenças no decorrer do processo.

Isto é, quando escolher uma ferramenta manual, todas as informações coletadas devem ser anotadas em papel e transferidas para uma planilha de controle (ou sistema de gestão) posteriormente, juntamente da data em que a inspeção foi feita. Assim, você evita perder esses dados.

Já usando um aferidor digital, as informações são inseridas automaticamente no sistema — e em tempo real.

Usando a solução Prolog, que une o aferidor e o sistema de desenvolvimento próprio, a medição é enviada do aferidor para nosso sistema via bluetooth. Assim, o sistema já faz o processamento dos dados e atualiza os relatórios automatizados, indicando a necessidade de calibragem, recapagem, troca, descarte, etc.

Quer uma prévia?

Na imagem a seguir, você vê a dashboard do sistema Prolog, mostrando que há 69 pneus cadastrados e, destes, 6 apresentaram pressão incorreta na última inspeção e estão com uma OS (ordem de serviço) em aberto para correção:

Achou interessante? Veja ainda mais agendando uma demonstração gratuita com um de nossos especialistas.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.