Como cuidar do ônibus? Confira 5 dicas excepcionais

Você já sabe quais são os cuidados de manutenção para uma frota de ônibus? Veja como cuidar do ônibus para proveito máximo da vida útil do veículo!
Saiba como cuidar do ônibus da sua frota.

Como em outros tipos de veículos, as frotas de ônibus precisam e devem receber atenção e cuidados quanto à sua manutenção. Para entender como cuidar do ônibus de um jeito claro e conciso, você veio ao lugar certo.

Afinal, a falta de cuidados pode acarretar falhas mecânicas que comprometem o transporte. Até mesmo cuidados de limpeza que afetem a percepção da sua empresa no olhar de seus clientes são bastante importantes.

Em comparação aos caminhões de carga, por exemplo, esse processo se torna ainda mais importante por se tratar da condução, conforto e segurança de passageiros.

Vamos ao que interessa:

Como cuidar do ônibus?

Você primeiro precisa de um cronograma de manutenção preventiva. Embora pareça mais trabalhosa e cara, ela previne problemas que trariam prejuízos financeiros bem mais pesados para a sua frota.

Além disso, os bons cuidados do ônibus incluem a utilização de ferramentas facilitadoras, como o checklist de inspeção. Com ele, o processo se torna mais rápido e prático.

Vale destacar que esses processos e ferramentas a serem aplicados são similares aos utilizados em frotas de outros tipos de veículos.

Apenas considerando, é claro, as especificidades relacionadas aos ônibus. A exemplo, a verificação dos assentos, assim como de luzes e ar-condicionado para cada espaço de passageiro.

Agora, em mais detalhes, entenda:

Os tipos de manutenção

Apesar de ser um conceito simples, o processo de manutenção aplicado à máquinas e veículos (nesse caso, ônibus) possui 3 tipos distintos e igualmente importantes:

  • Manutenção preventiva: este tipo trata das manutenções realizadas a fim de se evitar algum problema mais grave no futuro. Como exemplos, podemos citar a calibragem dos pneus, revisão dos freios, limpeza de filtros, etc.
  • Manutenção preditiva: este tipo trata de manutenções que devem ocorrer com prazos pré-definidos. Isso engloba a troca de óleo do motor e pastilhas de freio, por exemplo, que devem ser trocadas após o cumprimento de uma determinada rodagem.
  • Manutenção corretiva: esta é a mais comum entre as operações de veículos (infelizmente). Pois ela trata de problemas que já estão ocorrendo e que devem ser corrigidos para recolocar o veículo em condição de rodagem novamente.

Quando falamos de manutenção, estamos falando de processo. Agora, a ferramenta que irá auxiliá-lo é o checklist. Portanto, você precisa ter:

Um bom checklist para a sua operação

O checklist é a ferramenta mais utilizada em operações de transportes e, até o momento, uma das maneiras mais práticas de acompanhar e controlar uma frota. Isso não deve ser diferente para a sua frota de ônibus.

Essa ferramenta permite dinamizar o processo de avaliação e registrar pontos críticos e cruciais para o funcionamento de sua frota.

Você até pode (e deve) ter mais de um modelo!

No caso de ônibus, pode-se aplicar um checklist com foco na manutenção mecânica, um para a parte elétrica e outro para o interior e limpeza.

Ele sempre foi prático, desde o seu modo tradicional, com prancheta e caneta. Porém, atualmente, a tecnologia já ocupou esse espaço com soluções de checklist eletrônico para economizar o tempo de sua operação tanto na realização quanto na avaliação dos resultados.

Conscientize e qualifique seus motoristas

Você sabia que o cuidado dos ônibus de sua frota também passa pelos motoristas que guiam ela?

É responsabilidade do gestor de frotas ensinar a importância dessas ações para a empresa e, ainda mais, para a segurança dos próprios motoristas e dos passageiros. Mas fica a cargo dos motoristas notificar sobre problemas e dificuldades com cada ônibus da frota.

Por isso, você precisa dar instruções sobre cuidados ao conduzir o veículo, como: evitar frenagens bruscas; realizar as trocas corretas de marchas; evitar buracos e estradas em más condições.

Além do mais, os motoristas devem ser conscientizados sobre a importância de seu papel na prevenção de problemas nos veículos. Eles devem colaborar com a manutenção preventiva, antecipando possíveis problemas à equipe de mecânicos através da inspeção veicular com o checklist.

Quais os benefícios de aprender como cuidar do ônibus?

Antes de tudo, mais que um benefício, uma obrigação é a segurança de motoristas e passageiros (e até de veículos) quando estão na estrada.

Mas todo esse esforço também proporciona resultados positivos e que todo o gestor gosta: 

  • Diminuição de custos;
  • Economia de tempo em seus processos;
  • Menos veículos parados por defeitos na garagem;
  • Melhor percepção de sua empresa junto aos seus clientes.

Uma boa e correta manutenção pode gerar até mesmo redução na emissão dos poluentes, tornando sua companhia mais sustentável — uma grande tendência no setor para 2022.

O que mais você precisa para uma gestão de frota de ônibus profissional?

Conferiu atento cada uma de nossas dicas sobre como cuidar dos ônibus de sua frota? 

Quais destas você já aplica ou ainda precisa aprimorar em sua operação?

O Prolog possui um blog cheio de dicas para quem precisa gerir uma operação de transportes, além de oferecer materiais gratuitos para lhe auxiliar nessa tarefa. Aproveite e leia esse post sobre 10 itens que não podem faltar em uma inspeção de ônibus!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.