Evite o desperdício de combustível com um controle eficiente

controle de combustível

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Já sabemos com certeza que o consumo de combustível é um dos principais gastos de todas as frotas para transporte de cargas. Porém, sabemos também como controlar esse consumo e planejar os gastos da sua transportadora.

Para descobrir essa resposta, você precisa saber também que a economia com combustível está atrelada a outros setores de uma transportadora. Então, mais do que pensar na redução do consumo de diesel, tem que pensar em melhorar os processos da frota como um todo.

[rock-convert-pdf id=”6416″]

Isso também significa que é preciso realmente entender o funcionamento de uma operação de transporte e quais os processos por trás disso.

Apenas com esse conhecimento será possível trazer economias e otimização de trabalho para os colaboradores.

Afinal, é complicado cortar gastos com combustível já que é um item essencial para o funcionamento dos veículos e da própria empresa.

Como fazer o controle de combustível de frota

Não existe uma fórmula pronta para dar resultados, mas um conjunto de ferramentas e boas práticas para atingir objetivos e metas para cada empresa de transportes. 

Quando falamos em conhecer os processos por trás de uma operação de transportes estamos dizendo que é necessário mais do que anotar quanto foi abastecido em uma planilha após cobrar a nota fiscal do motorista.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Deve-se ter dados específicos para cada abastecimento: qual foi o veículo, data e hora do abastecimento, responsável pelo veículo, e assim por diante.

Dessa maneira, o controle de combustível será feito com maior precisão. Vamos ver mais dicas para realizar essa gestão de consumo:

Definir quais informações controlar

Todas as informações devem ser fiscalizadas, porém, algumas são mais importantes e devem passar por um controle maior. Quais serão elas? Por exemplo, o veículo, motorista responsável e data de abastecimento são dados bem importantes como ponto de partida.

Padronizar a etapa de abastecimento

Todos os motoristas devem estar cientes de algumas “regras” para abastecimento. Elas podem englobar quais são os postos parceiros, qual o valor ideal, qual o cronograma esperado de ser cumprido, etc.

Ter um processo de registro de informações

Claro, além de estabelecer quais dados são necessários, é preciso de um local para fazer a gestão de todas essas informações. Planilhas são uma boa alternativa, mas investir em algum sistema para transportadoras será a melhor alternativa.

Assim, há menos erros e as informações podem ser atualizadas e analisadas em tempo real.

Como calcular o consumo de combustível

É preciso considerar três fatores para fazer um cálculo básico de consumo de combustível: peso do veículo, quilômetros percorridos e litros abastecidos.

Assim, a conta será quilômetros percorridos dividido por litros abastecidos:

KM / LITROS = consumo médio de litro por veículo

Espera um pouco, se o peso não entra no cálculo, por que é importante?

Porque quanto mais pesado o transporte, maior o gasto por litro! Com uma carga peso X, o veículo X abasteceu e percorreu uma distância de X km. Mas, com uma carga Y ele percorreu apenas Z. 

Ao estabelecer o peso médio de carga por veículo, será possível controlar com mais exatidão o gasto com combustível por veículo.

Dicas para aumentar a eficiência do consumo de combustível

Existem algumas medidas que você pode tomar que vão auxiliar tanto no controle de consumo de combustível quanto em um melhor gasto por veículo. São elas:

  • Capacitação de motoristas: o estilo de direção faz toda a diferença no gasto de combustível, o mais recomendado é praticar a direção defensiva.
  • Manutenção preventiva dos veículos: garantir o bom funcionamento do veículo e evitar danos e falhas em viagens faz parte da melhora no consumo de combustível.
  • Otimização de rotas: nem sempre o caminho mais curto é melhor, condições da estrada e tráfego podem aumentar bastante o consumo de diesel.
  • Parceria com postos de abastecimento: estabelecer parcerias garante descontos em combustível de qualidade.
  • Cuidados com os pneus: a gestão de pneus está diretamente ligada ao consumo de combustível. A calibragem incorreta pode aumentar desnecessariamente esse gasto.
  • Análise individual de gasto por veículo e por motorista: entender qual veículo e qual motorista está gastando mais é crucial para tomar decisões acertadas.
  • Verificação de distância percorrida: essencial para entender se os veículos cumpriram a rota planejada e como agir diante de imprevistos.
  • Frota com modelos únicos: se utilizar apenas um tipo de caminhão, será mais fácil manter um padrão de controle de consumo.

Além disso, você também pode tornar o consumo de combustível da sua frota mais eficiente usando a solução do Prolog App. Entenda tudo sobre os benefícios da nossa tecnologia: 

GESTÃO DE PNEUS

Economize mais aumentando a vida útil dos pneus de sua frota.

Entenda como a solução de Gestão de Pneus do Prolog faz isso por você.

Aproveite e leia também

como construir uma ferramenta de business intelligence na logística? venha descobrir

O que é necessário para construir um BI para suas operações de transportes?

Usar o business intelligence na logística da sua empresa é uma etapa determinante nos resultados. É através desse tipo de…

Read Story
entenda como um programa para controle de pneus ajuda a sua frota

Programa para controle de pneus: por que você precisa de um

Você é responsável pelos cuidados com pneus da frota? Então deve saber que é essencial ter um método ou um…

Read Story
todas as habilidades que um gestor de frota deve ter

Gestor de frotas: o que você precisa para se tornar um?

O gestor de frota desempenha um papel fundamental nas transportadoras. Sem ele, os processos dificilmente funcionarão correta e eficientemente. Mas…

Read Story
Arrow-up