Entenda a diferença entre gestão de ativos e manutenção

Entenda como se dá a diferença entre gestão de ativos e de manutenção e qual modelo é o mais adequado para a sua operação.
Entenda a diferença entre a gestão de ativos e de manutenção em uma frota de veículos.

Embora tenham algumas semelhanças, é preciso entender com clareza a diferença entre gestão de ativos e de manutenção para você conseguir aplicar na sua frota.

Primeiro, deve conhecer cada área individualmente, entendendo quais são as atividades envolvidas, responsáveis por cada tarefa e como definir objetivos e métricas para acompanhar os resultados.

A seguir, são essas e outras questões que estaremos esclarecendo. Confira: 

Qual é a diferença entre gestão de ativos e de manutenção?

Antes de seguir para a diferença entre esses dois tipos de gestão, conheça as características de cada uma delas separadamente:

Gestão de ativos

A gestão de ativos controla desde a aquisição de um ativo até o seu descarte, garantindo que o seu valor seja mantido durante este tempo e garantindo o máximo desempenho de qualquer ativo em questão, seja material ou intelectual.

Ou seja, seu objetivo primário é a garantia de qualidade das operações de uma empresa.

Inclusive, segundo a ISO 55000 e a Associação Brasileira de Manutenção e Gestão de Ativos (ABRAMAN), a definição de “gestão de ativos” é:

“[…] a atividade coordenada de uma organização para produzir o valor dos ativos, que envolve equilibrar os benefícios de custos, riscos, oportunidades e desempenhos.”

Dessa forma, realizar todos os controles necessários para garantir o registro de dados e possibilitar a análise dos ativos da frota, a fim de entender todo o seu ciclo de vida e as maneiras como sua vida útil pode ser melhorada é uma parte fundamental para o gerenciamento de ativos.

Gestão de manutenção

A gestão de manutenção da frota trata do controle de serviços dos diferentes tipos de manutenção que os veículos podem passar e seu principal objetivo é aumentar a durabilidade dos veículos, evitando que os custos com manutenção da frota ultrapassem os padrões determinados de orçamento.

Algumas atividades desta área incluem o controle e inspeção dos veículos, a identificação de indicadores de desempenho que contribuem com os objetivos da frota e também a parte de controle do estoque e inventário de peças para serviços de manutenção.

Onde está a diferença entre gestão de ativos e de manutenção?

Ainda que tenham semelhanças, sendo até complementares em uma gestão de frotas, suas diferenças são: 

Enquanto o gerenciamento de ativos é focado em analisar dados para buscar o melhor desempenho dos ativos, a gestão de manutenção traz melhorias na estrutura dos veículos e reúne os dados necessários para que as análises sejam realizadas.

A ideia principal da gestão de manutenção de frotas é ter os menores custos possíveis com manutenção a longo prazo, enquanto a da gestão de ativos visa reduzir ao máximo a quantidade de manutenções necessárias.

Por que são áreas importantes da gestão de frotas?

Os ativos podem ser considerados desde os veículos até os sistemas utilizados para controle da operação, isto é, tanto itens materiais quanto imateriais. Porém, ao falarmos em frotas, o termo “ativos” é, geralmente, mais utilizado para falar sobre os veículos. 

Por isso, a gestão de ativos pode ser confundida com a gestão de manutenção: ambas têm o intuito de cuidar dos veículos e mantê-los em seu melhor desempenho durante o maior tempo possível.

Benefícios da gestão de ativosBenefícios da gestão de manutenção
Redução de custos operacionaisRedução de custos com manutenção
Decisões baseadas em dadosPrevenção de falhas dos veículos
Gestão de riscosRedução de acidentes em estrada
Qualidade na prestação de serviços da operaçãoGarantia de maior vida útil dos veículos
Contribuição nas práticas de sustentabilidade no transporteGeração de dados para tomada de decisões
Melhor eficiência operacionalAumento na produtividade das operações de transporte
Controle de depreciação de alta precisãoEvitar a depreciação acelerada dos veículos
Diferentes benefícios de cada tipo de gestão na sua frota.

É possível unir os dois tipos de gestão?

Tanto é possível quanto é recomendável. Para facilitar, você pode entender a gestão de manutenção como um pedaço da gestão de ativos.

Antes de adquirir um novo ativo na frota, é preciso avaliar algumas questões como: o custo da aquisição, os impactos que terá na operação (positivos e negativos) e a necessidade e finalidade da aquisição. 

Também pode considerar alguns pontos adicionais, entendendo as oportunidades e riscos  que a aquisição desse novo ativo pode trazer às operações da frota.

Depois de responder todas as questões e avaliar as respostas, você decidiu adquirir o ativo? Então é aqui que entra a gestão de manutenção.

Nessa etapa, de acordo com o tipo de manutenção sendo aplicada na frota, é preciso instalar as respectivas tecnologias ou criar o cronograma de inspeções para identificação dos serviços preventivos necessários no veículo adquirido.

Dessa forma, apesar da diferença entre gestão de ativos e de manutenção, ambas gestões acontecem e se complementam gerando os melhores resultados possíveis à frota e empresa.


Conheça ainda mais sobre como começar a gestão de manutenção na sua frota de transportes. Faça o download gratuito do e-book aqui.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.