Como a gestão de ativos impacta a sua frota

Entenda o que é necessário para realizar uma boa gestão de ativos nas operações de transporte e porque essa etapa é importante.
Tarefas e importância da gestão de ativos na frota.

Um dos bens mais valiosos de uma frota são os veículos, pois trata-se de ferramentas indispensáveis para que as operações de transporte aconteçam. Por isso, a gestão de ativos tem se destacado como uma atividade fundamental.

Diferente da gestão de veículos que tem como objetivo manter os veículos em pleno funcionamento pelo maior tempo possível, a gestão de ativos foca em extrair o valor dos ativos em questão.

Confira a seguir e entenda melhor:

O que é um ativo da frota?

O termo “ativos” pode se referir a qualquer bem, material ou imaterial, de uma empresa. Dessa forma, são desde os veículos de uma frota até as ferramentas e sistemas utilizados para controle nas operações de transporte. 

Geralmente, nas frotas, o ativo é o veículo. Mas, outros itens, como os pneus, peças de estoque, equipamentos utilizados no armazém e assim por diante, podem todos ser considerados ativos de uma operação de transporte.

O que é e para que serve a gestão de ativos?

A gestão de ativos é um meio de controlar os bens da frota, servindo para evitar que sejam perdidos, danificados ou quebrados. Quando falamos dos veículos de uma empresa, isso significa realizar rotinas de manutenções e inspeções, controlar os serviços realizados, fazer a gestão de riscos, etc.

Dessa forma, o objetivo desse tipo de gestão é cumprido: garantir que o valor investido na aquisição do ativo seja mantido e retornado à frota.

Como fazer a gestão de ativos na frota?

Faça um inventário dos ativos

Saber quais são os ativos e seus detalhes é bem importante para começar um plano de gestão e é isso que o inventário propõe: realizar a identificação para cada veículo e gerar um banco de dados com as informações detalhadas de cada um, como marca, modelo, ano, quilometragem rodada, documentações, e assim por diante.

Adquira uma solução para gerenciamento e controle de ativos

Um sistema de manutenção, por exemplo, é o melhor tipo de solução tecnológica para visualizar quais são os veículos da frota, entender sua disponibilidade, quantidade de serviços realizados, custos por placa, e muitas outras informações cruciais para otimizar a sua gestão de ativos.

Acompanhe o ciclo de vida dos ativos

Entender como é a performance individual dos veículos da frota desde o momento em que são adquiridos até o seu “descarte”, seja este por chegar a um estágio de inatividade ou apenas um momento de renovação da frota, ajuda a identificar quais são os melhores veículos para as operações de transporte realizadas.

Um cálculo de custo por quilômetro de cada veículo pode ser realizado para isto.

Tenha profissionais qualificados

Para manter as boas condições de um veículo, os motoristas devem ter consciência da importância de seu papel. Eles são os responsáveis pela direção, que impacta diretamente nas condições do veículo e, geralmente, devem realizar diariamente, o checklist de inspeção desses ativos para identificar problemas casuais.

Caso não cumpram com suas obrigações, os seus ativos podem perder tempo de vida útil ou se tornarem mais problemáticos e custosos à empresa.

Considere as legislações e normas técnicas

Seguir com as leis e normas técnicas determinadas para cada tipo de veículo, frota e operação é fundamental para evitar que a qualidade seja perdida no serviço da sua empresa. Cada gestor deve conhecer quais são as regras que se aplicam para sua empresa.

Tenha um plano de manutenções

As manutenções são uma etapa que não se pode negligenciar na gestão de ativos. Ela garante as condições do veículo e corrige problemas sempre que necessário. 

Além disso, a manutenção de ativos gera um histórico de problemas e orçamentos utilizados, contribuindo para uma previsão de demandas de alta precisão e gerando informações para aplicar em ferramentas como a árvore de falhas de uma frota.

Portanto, monitorar a saúde dos ativos e identificar os problemas que você enfrenta na sua operação é o melhor caminho para identificar as soluções que realmente trarão resultados satisfatórios à sua empresa.

Avalie os resultados das suas ações

Atualmente, a gestão baseada em dados é uma das maiores tendências para o transporte porque o que acontece em cada operação é de caráter individual e as ações terão resultados diferentes se aplicadas em condições distintas.

Conforme aplicar as ações, métricas devem ser estabelecidas para que os dados sejam continuamente coletados e analisados, para conseguir comprovar se as ações surtiram o efetivo esperado ou se você precisa aplicar melhorias.

Isso se resume no método conhecido como “ciclo PDCA”: planejar, executar, verificar e analisar.

Qual sua importância nas frotas?

Realizar esse tipo de controle na frota contribui para que o tempo e dinheiro da operação sejam bem utilizados. Para o gestor da frota, é interessante que itens de alto custo de aquisição, como os veículos, desempenhem da melhor forma possível e durem mais tempo.

Além disso, uma boa gestão de ativos gera benefícios como:

Aumento de produtividade

Manter as revisões e serviços de manutenção em dia é uma das atividades determinadas pela gestão de ativos na frota e isso é algo fundamental para garantir o bom funcionamento dos veículos.

Nesse sentido, ocorrem menos problemas e imprevistos na realização de rotas e viagens da frota. Portanto, gerando maior produtividade na rotina das operações.

Redução de custos operacionais

Além de maior produtividade, esses cuidados com os ativos da frota trazem uma redução de custos operacionais. Isso se dá de algumas maneiras: 

  • Economia de custos com manutenções, visto que acontecem menos problemas com serviços não programados.
  • Custos menores na troca de pneus, pois eles duram mais quando passam por inspeções mais frequentes e são calibrados conforme sua pressão ideal identificada.
  • Consumo de combustível mais eficiente, afinal, mantendo as condições ideias de rodagem, com um veículo e pneus em perfeito estado, a queima de combustível acontece da maneira mais adequada e ocorre também uma economia nesse aspecto.

Previsibilidade de decisões

Com os processos da gestão de ativos, existe maior esforço na coleta e análise de dados sobre os ativos. Assim, permitindo que decisões mais concretas sejam tomadas e que previsões de troca de ativos, aquisições, reformas ou demais atividades sejam realizadas com precisão.

Melhor gestão de riscos

Quando se quer dar maior valor aos ativos da frota, também se dá mais atenção aos riscos que esses ativos estão sujeitos. Algo que é ainda mais importante é saber quais soluções devem ser adotadas diante de cada perigo.

Possibilidade de expansão da frota

Ao aderir a uma rotina de gestão de ativos e obter os resultados esperados, você pode começar a direcionar as economias geradas, por exemplo, para um planejamento e execução de expansão da sua frota.

Controle de depreciação dos veículos mais eficiente

Sendo um dos maiores interesses desse tipo de gestão extrair o valor dos bens da frota e gerar melhor retorno de investimento, a depreciação dos veículos terá mais atenção do que  nunca.

Ações para evitar a depreciação e garantir valores de revenda são identificadas e passam a ser aplicadas diariamente na sua operação.

Para entender ainda melhor, confira nosso material gratuito e completo sobre “Como fazer uma gestão de frotas para aumentar a produtividade e economia”. Baixe aqui para ter acesso.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.