Procurando uma solução de Gestão de Manutenção para a sua frota?

Como e por que monitorar a saúde dos ativos da frota

Saiba quando é necessário monitorar a saúde dos ativos da sua frota e como é possível fazê-lo.
Monitorar a saúde dos ativos é uma tarefa fundamental para evitar a perda antecipada dos veículos da frota.

Monitorar a saúde dos ativos da frota é algo essencial para manter o pleno funcionamento e produtividade nas operações de transporte. Esses ativos são os veículos utilizados, mas, também  podemos considerar os pneus e demais peças ou equipamentos como “ativos”.

Garantir a durabilidade dos veículos, identificar motivos de falhas e perdas, assim como entender as alternativas para reduzir custos em determinadas áreas são alguns benefícios gerais da manutenção dos ativos.

Portanto, para as empresas que possuem frotas, ter controle sobre esses itens é fundamental. Entenda mais:

O que é a saúde dos ativos?

A saúde dos ativos representa o estado e condições em que se encontram: se estão funcionando adequadamente, estão saudáveis, se possuem falhas ou erros ou se precisam ser diagnosticados e “remediados”.

De maneira geral, monitorar a saúde dos ativos significa acompanhar como eles perdem desempenho ao longo do tempo e quais são os motivos para isso, conseguindo diagnosticar e aplicar as soluções mais adequadas na hora certa.

Por que monitorar a saúde dos ativos?

Monitorar a saúde dos ativos ajuda a aumentar a vida útil deles, evitar perdas antecipadas e facilita o diagnóstico e remediação, quando necessário.

Isso porque acompanhar as condições de rodagem do veículo é o que torna possível identificar falhas ainda no estágio inicial ou até mesmo antes de surgirem, caso opte por tecnologias mais avançadas de manutenção preditiva.

Inclusive, é um dos objetivos desse tipo de manutenção. Por isso, ela é bastante considerada pelos gestores que precisam da detecção antecipada de problemas nos veículos.

Por um lado, os veículos possuem recursos que emitem alertas quando aparecem problemas, dando tempo suficiente ao gestor encaminhar o ativo para a oficina. Porém, chegar a esses níveis pode fazer com que a vida útil do veículo seja reduzida, principalmente pela troca constante de peças e componentes do veículo.

Além disso, apenas as inspeções de frota, visuais e superficiais, não captam todos os sinais de um problema que pode estar acontecendo ou prestes a acontecer. Eles passam a ser encontrados por tecnologias, como as de análise de vibrações e temperatura do motor, que surgiram com a manutenção preditiva.

Como monitorar a saúde dos ativos?

Com a implementação de uma rotina de checagem e acompanhamento por meio de tecnologias específicas para isso. Caso ainda não tenha recursos suficientes para aplicar a manutenção preditiva, as demais ferramentas da gestão de manutenção são a melhor maneira de monitorar a saúde dos ativos.

Por exemplo, o checklist eletrônico é prático e rápido tanto de criar quanto de preencher. Ele ainda evita que itens importantes sejam esquecidos na hora da manutenção, além de manter um histórico de manutenções pelo controle de ordens de serviço abertas e fechadas através do sistema.

O mais importante é usar todas as informações obtidas durante o processo de avaliação dos veículos para gerar planos de manutenção cada vez mais confiáveis.

Algumas ferramentas de monitoramento:

Tecnologias preditivas

Usar a tecnologia de sensores que medem os principais aspectos do veículo, como as vibrações, temperaturas e níveis do veículo é um caminho certeiro para atingir os resultados mais positivos na sua gestão. 

Ainda que sejam recursos de implementação mais custosa, o custo-benefício a longo prazo é garantido.

Planilha ou sistema de gestão de manutenção

Aliar as tecnologias utilizadas ou mesmo os dados coletados por meio de ferramentas manuais a uma planilha ou sistema de gestão de manutenção é uma das maneiras de agilizar a sua rotina de gestão da frota.

Torna-se mais fácil gerenciar ordens de serviço e de gerar relatórios e gráficos para a tomada de decisões acerca dos veículos da frota.

Histórico de manutenção

Avaliar o histórico de manutenções da frota e de cada veículo individualmente ajuda a entender alguns dados importantes, como: a durabilidade média dos ativos, principais problemas ao longo de sua vida útil, motivos e soluções adotadas em cada caso e assim por diante.

Você pode usar essas informações para trazer novas tecnologias ou ferramentas, treinamentos aos motoristas e até para analisar melhor os novos veículos adquiridos.

Curva PF

Essa curva mostra o potencial de falha de um veículo ao longo do tempo, até chegar em seu estado de inatividade. Serve para monitorar a saúde dos ativos e prever os melhores momentos de aplicar as manutenções preventivas e corretivas.

Farol de checklist

O farol de checklist é um recurso da plataforma de checklist eletrônico que reúne os dados mais recentes de todas as placas da frota e mostra uma relação dos veículos, identificando se estão “saudáveis” ou não.

Na visão dos mecânicos e do gestor, facilita monitorar a saúde dos ativos e identificar quando existem veículos em estados críticos.

Análises sobre a saúde dos ativos

Ao coletar os dados diariamente e entender os motivos pelos quais um problema ocorre e afeta a saúde dos ativos, as medidas mais adequadas podem ser implementadas. Com o crescimento da gestão baseada em dados que está acontecendo nas frotas, essas análises são uma parte que não pode faltar. 

Algumas conclusões as quais você pode chegar ao monitorar a saúde dos ativos são:

  • Veículos de melhor custo benefício à operação;
  • Principais custos com manutenção;
  • Manutenções mais frequentes na frota;
  • Placas que gastam mais combustível.

Entenda ainda mais sobre como fazer a gestão de manutenção da sua frota e as alternativas para monitorar a saúde dos ativos: baixe nosso e-book gratuito aqui.

Alternativa enquanto o material não for lançado:
Entenda ainda mais sobre como fazer a gestão de manutenção da sua frota e as alternativas para monitorar a saúde dos ativos nesse post.

Autor

Jade Zart

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.