Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Guia prático para a gestão de manutenção da sua frota

A gestão de manutenção serve para manter todos os ativos da frota em pleno funcionamento. Confira como realizar em sua operação.
A gestão de manutenção é uma área que está se tornando crucial na frota.

A gestão de manutenção garante o bom funcionamento dos veículos da frota, assim como de máquinas e equipamentos.

Não se trata apenas de realizar consertos quando o ativo apresenta algum defeito, mas de realmente controlar as manutenções e usar as informações coletadas para gerar processos mais eficientes e veículos de alta durabilidade e desempenho.

Afinal, a transportadora que deseja se destacar no mercado precisa garantir que todos os seus veículos e demais equipamentos estejam em perfeitas condições de uso.

E, através de um planejamento prévio, as chances de uma gestão de manutenção de sucesso são maiores. Portanto, confira a seguir:

O que é gestão de manutenção?

A gestão de manutenção está diretamente ligada a um conjunto de ações voltadas para a conservação dos equipamentos de uma empresa. No caso de transportadoras e frotas veiculares, a manutenção diz respeito aos veículos.

O objetivo dessa gestão é assegurar que os veículos tenham as condições ideais de rodagem, apresentando poucas ou nenhuma falha, economia no consumo de combustível e maior segurança em rota.

Sem um controle que se atente e ofereça os cuidados necessários para manter o funcionamento dos veículos, há o risco de grandes prejuízos no fluxo de trabalho. 

KIT
Cheklist: Modelos + Manual

Comece a aplicar o checklist agora em sua operação

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Nesses casos, a consequência seria não apenas o atraso da prestação de serviços, mas o comprometimento da relação com os clientes e até com os próprios colaboradores.

Como fazer a gestão de manutenção?

Primeiro, é necessário criar um plano de manutenção de veículos e orientar os motoristas sobre a importância do alerta aos sinais de danos que perceberem.

Um ponto de atenção é conhecer os tipos de manutenção de frotas, para você também conseguir identificar quando cada um será necessário:

  • Manutenção preventiva, geralmente aplicada aos veículos que apresentam mais falhas e exigem um controle mais próximo;
  • Manutenção preditiva, é realizado o monitoramento para antecipar e encontrar a fonte dos problemas com o máximo de antecipação possível, entendendo quais são suas causas. É um tipo de manutenção utilizado em veículos que apresentam falhas desconexas entre si;
  • Manutenção corretiva, utiliza práticas para corrigir os erros e restaurar as condições de um veículo, para evitar custos excessivos, deve acontecer com o máximo de planejamento possível, através da avaliação preventiva.

Por meio do Planejamento e Controle de Manutenção (PCM), é possível preservar a frota e gerar resultados positivos também em outras áreas das operações de transporte, como na gestão de pneus e redução de custos operacionais.

Alguns dos principais pontos considerados para realizar o PCM incluem:

  • A identificação de todos os veículos da operação;
  • Visualização dos custos de peças e serviços de manutenção;
  • Programação das rotinas de manutenção, sejam serviços preventivos ou corretivos;
  • Entendimento da condição dos veículos e previsão de renovação da frota;
  • Frequência de uso de cada veículo e monitoramento de rotas em tempo real.

Quais ferramentas utilizar para a gestão de manutenção?

Por ser uma área de grande impacto nas frotas, o uso da tecnologia para otimização de resultados é crucial. Atualmente, existem alguns tipos de sistemas para auxiliar na gestão de manutenção. Dentre eles:

Checklist Eletrônico

Trata-se de uma ferramenta digital, onde são criados diferentes modelos de checklist para a inspeção dos veículos da frota. É possível personalizar as listas conforme veículo, itens inspecionados ou frequência de realização. 

Você pode ainda ter todos esses tipos disponíveis. Afinal, os modelos ficam salvos na plataforma e a livre acesso para os usuários. 

O que você precisa fazer é planejar quais checklists devem ser realizados e quando fazê-lo. Depois, repassando essas informações aos motoristas, para que realizem o checklist e o sistema seja alimentado com as informações necessárias.

Com o uso, relatórios e gráficos são gerados automaticamente para você conseguir identificar os veículos que mais apresentam problemas, qual o principal problema que ocorre, qual motorista mais gera ocorrências, e assim por diante.

Além disso, o sistema de checklist eletrônico conta com a funcionalidade de visualizar a saúde dos veículos, marcando como “críticos” e impedindo que saiam para viagem aqueles que estão com ordens de serviço abertas.

Sistema de gestão de manutenção

O sistema de gestão de manutenção, além de contar com o próprio checklist como um de seus complementos, possui uma visibilidade da manutenção como um todo. Incluindo, em suas telas, o controle de estoque de peças da frota e custos com serviços na oficina.

Em muitos casos, esse tipo de sistema também possui parceria com fornecedores e oficinas, disponibilizando, através da plataforma, a comparação de orçamentos para que você contrate na sua empresa.

Para quem busca um controle eficiente e preciso, é um sistema obrigatório para adquirir na frota.

Indicadores de manutenção

Os indicadores de desempenho (KPIs) são uma ferramenta indispensável em qualquer área da operação. Eles servem para mostrar se as ações realizadas na rotina da frota estão gerando os resultados esperados ou não. 

Ou seja, funcionam como parâmetros estabelecidos para cada etapa do transporte. 

Alguns dos principais, quando falamos em gestão de manutenção, são:

Disponibilidade

Informa o tempo de disponibilidade de determinado veículo em seu tempo de operação. 

Garantir o funcionamento dos veículos com menor chance de erros e falhas é o principal objetivo da gestão de manutenção, então, esse indicativo é bem importante.

MTFB

Em português, essa sigla se traduz por “Tempo Médio Entre Falhas” e apresenta o tempo total de funcionamento entre uma falha e a próxima irregularidade. 

Em outras palavras, é por meio dessa ferramenta que a gestão é capaz de mensurar a segurança dos veículos e planejar os serviços preventivos com máxima precisão.

MTTR

Esse indicador é o “Tempo Médio para Reparo” e indica o tempo que a equipe costuma levar para fazer os serviços necessários.

Custo de manutenção

Os indicadores de custo são fundamentais para guiar a estratégia de redução de custos da frota. Não são indicadores difíceis de implementar, mas exige que todos os custos sejam registrados sem erros. 

Por que é importante fazer a gestão de manutenção?

As vantagens que veículos bem conservados e com bom funcionamento podem oferecer são diversas:

  • Menor consumo de combustível;
  • Maior produtividade da equipe;
  • Melhor desempenho na estrada;
  • Redução de risco de acidentes;
  • Garantia de segurança no transporte.

A gestão de manutenção é um componente vital para a cadeia de suprimentos inteira, pois garante que o fluxo de distribuição seja contínuo e previne atrasos de prazo.

Além disso, sem os cuidados apropriados, os veículos perdem rapidamente o seu valor. A manutenção, nesse caso, é uma forma de não desperdiçar o investimento feito no momento de sua aquisição.

Quer entender mais sobre a rotina da gestão de manutenção da frota? Confira as principais atividades incluídas nesse dia a dia.

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Teste Grátis

Checklist Eletrônico
na operação de sua frota
sem custos

Prolog App - Checklist Eletrônico

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.