A gestão de veículos é uma forma estratégica e operacional de centralizar atividades de manutenção de uma empresa, garantindo que tudo funcione perfeitamente.
É através dela que o controle de custos e prevenção de riscos de uma frota são avaliados. Por isso, o seu gerenciamento deve ser considerado um dos fatores mais importantes de uma transportadora.
Com a aplicação de práticas eficientes na gestão de frotas, é possível traçar rotas melhores, controlar a quilometragem rodada e, ainda, atender um maior número de clientes.
Apesar de toda a complexidade envolvida, existem ferramentas e processos que podem facilitar o sucesso financeiro e operacional da sua empresa. Continue lendo para saber como funciona.
O que é a gestão de veículos?
A gestão de veículos é responsável por melhorar a entrega dos serviços aos clientes, além de reduzir custos com combustível e manutenção de todos os tipos de veículos usados pela empresa.
Ainda mais, consegue trazer benefícios como:
- Prevenção de acidentes e multas;
- Economia de tempo e dinheiro;
- Aumento de produtividade;
- Maior eficiência no trabalho.
Existem diversas áreas de gestão para que tudo ocorra sem problemas nas operações de transporte de uma empresa, como a gestão de manutenção, de pneus e de motoristas.
Esta é apenas mais uma peça para auxiliar na economia e eficiência da sua frota.
Mas, o que está incluso nessa etapa? Confira:
O que engloba a gestão de veículos?
- Manutenção: procedimentos básicos como troca de óleo, pastilhas de freio e checagem de pneus garantem que não haja imprevistos durante o trajeto a ser seguido.
- Planejamento das rotas: roteirizar traz segurança ao veículo e ao condutor, pois evita estradas em más condições e trajetos perigosos.
- Treinamento da equipe: é preciso orientar a sua equipe com informações básicas que envolvem uma direção mais consciente, a administração de aplicativos e sistemas, além de leis de trânsito e as suas atualizações.
- Rastreamento: rastrear os caminhões permite auxiliar os motoristas caso ocorra algum imprevisto durante a viagem, aumentando a segurança do veículo, do motorista e da carga.
- Controle de custos: com um sistema de gestão é possível também detectar gastos excessivos, ajudando na tomada de decisões mais competentes.
O que faz um gestor de veículos?
O gestor de veículos é o responsável direto por questões econômicas, técnicas e mecânicas dos caminhões da frota. Afinal, a gestão de caminhões em uma frota de veículos só acontece com um profissional qualificado frente à tomada de decisões da empresa.
No entanto, sua atividade vai além de organizar e otimizar custos. Suas principais tarefas incluem:
- Contribuir para aumentar a produtividade da frota;
- Evitar a ociosidade dos veículos;
- Elaborar o fluxo dos processos de compra e renovação dos veículos da frota;
- Dar suporte técnico aos motoristas;
- Otimizar processos internos do setor;
- Acompanhar o ciclo de manutenção.
Por que é importante ter esse pilar na gestão de frotas?
A gestão de veículos é apenas um elemento entre vários que compõem a gestão completa de uma frota.
Porém, é a partir dela que o gestor e sua equipe se tornam cada vez mais preparados para solucionar eventuais emergências.
Ainda mais, contribuir para fornecer qualidade e desempenho nas operações, auxiliando o motorista em uma entrega bem sucedida e fornecendo um gerenciamento inteligente, capaz de gerar relatórios que trazem resultados perceptíveis para os negócios.
Desta forma, é possível apostar em soluções e ferramentas que proporcionam uma leitura de dados simples, segura e precisa na hora de tomar decisões.
O gestor de veículos, então, pode administrar custos operacionais e trazer mais eficiência à transportadora.
Em outras palavras, a gestão de veículos traz resultados em objetivos e metas para a empresa, desde que realizada com organização e habilidade de planejamento.
Para continuar entendendo a complexidade e como trazer eficiência à gestão de sua frota, confira o nosso e-book completo e gratuito sobre o assunto: clique aqui para começar o seu download.