Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por que a gestão de pneus ajuda a reduzir o consumo de combustível?

Como reduzir o consumo de combustível da sua frota de caminhões? Que desafio! Mas, através da gestão de pneus, pode ser mais fácil!
A gestão de pneus ajuda a reduzir o consumo de combustível.

A gestão de pneus e o consumo de combustível são dois fatores essenciais para ter sucesso em uma operação de transportes. Ainda mais, sabia que cuidar dos pneus da frota pode ajudar a diminuir os gastos com combustível?

É isso mesmo, apesar de muitas vezes essa relação não ser considerada ou abordada dentro das empresas transportadoras, ela pode ajudar a tornar a gestão de frota mais eficiente.

Afinal, o consumo de combustível é um dos maiores custos nas operações de transporte, justamente por existirem diversos fatores ligados a ele — alterações em preço, condições das estradas, condução, etc.

Já a gestão de pneus é essencial para aumentar a vida útil dos pneus dos caminhões da frota e, consequentemente, reduzir custos com trocas desnecessários, manutenção e, claro, combustível.

Mas como acontece essa relação? Como os cuidados com pneus afeta o consumo de combustível? Primeiro, vamos entender em mais detalhes:

O que é a gestão de pneus?

Nada mais é do que o controle e administração dos pneus em vista de diminuir os custos com manutenção e troca dos mesmos. Ainda mais, segundo um dos especialistas da equipe do Prolog App, a gestão de pneus é:

“O conjunto de atividades periódicas de coleta (aferição), armazenagem e análise de dados referente ao estado dos pneus da frota, com a finalidade de convertê-los em informação relevante para a tomada de decisão sobre os recursos físicos, financeiros e de pessoal referentes a frota.”

Dessa maneira, podemos incluir aqui, também, o entendimento de qual o momento ideal para realizar o rodízio de pneus, quando é necessário trocar ou reformar algum pneu e quais as melhores práticas para que os pneus durem o máximo possível.

E-BOOK
GESTÃO DE PNEUS

Economia e produtividade com a gestão de pneus.

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Nesse sentido, essas são algumas dicas que podemos dar para aumentar a vida útil dos pneus:

  • controle de pressão ideal dos pneus;
  • controle do desgaste dos pneus;
  • recapagem;
  • orientação aos motoristas;
  • rodízio de pneus.

Como você pode ver em mais detalhes aqui:

Como aumentar a vida útil dos pneus da sua frota.
Os caminhões da sua frota precisam de uma gestão de pneus melhor? Confira essas dicas.

Como reduzir o consumo de combustível através da gestão de pneus?

O ponto que liga a gestão de pneus e a redução de consumo de combustível é a aferição de pressão dos pneus. Quando calibrados com pressão inferior a recomendada, os pneus têm um acréscimo na sua força de arrasto.

Ou seja, o motor precisa trabalhar mais para fazer com que o veículo realize a movimentação necessária. Através da realização coordenada da aferição de pressão dos pneus, é possível criar um histórico de informações e definir padrões.

Dessa maneira, cria-se um perfil de comportamento de esvaziamento e desgaste dos pneus. 

Com essas informações em mãos é possível identificar e prevenir possíveis irregularidades. Assim, dando tempo de corrigir os problemas e evitando que o desempenho do veículo e do pneu sejam prejudicados.

Resumidamente, o que você precisa fazer para reduzir o consumo de combustível através da gestão de pneus é realizar a gestão de pneus. Simples assim!

Dicas extras para reduzir o consumo de combustível na sua frota

Além de cuidar dos pneus, algumas outras boas práticas podem ser adotadas para ajudar a reduzir o consumo de combustível.

Para começar, o local de abastecimento deve ser um posto confiável. Há muitos locais que misturam água no combustível e isso prejudica não apenas o desempenho do veículo na estrada, mas também os componentes internos da máquina.

Além disso, um bom planejamento de rotas é essencial. Escolher os caminhos mais curtos nem sempre é a melhor estratégia, é preciso considerar o tráfego, as condições da estrada, se há obras acontecendo, etc. Cada detalhe é importante e é preciso atualizar as rotas a cada viagem.

É bom evitar a sobrecarga dos veículos, assim, o motor não vai precisar trabalhar além de sua capacidade para conseguir atingir a velocidade necessária para movimentação. E, claro, você evita riscos de multas e perda de caminhões por mau uso.

Adicionalmente, orientar os motoristas e garantir que eles saibam a maneira correta de lidar com os caminhões da frota é muito importante para evitar o desperdício de combustível. Mesmo uma breve conscientização sobre o uso de ar-condicionado pode ajudar a reduzir esses custos.

Por último, também podemos citar os software para auxiliar no controle de combustível de uma frota de caminhões. Já existem diversas opções no mercado e você com certeza pode pesquisar e encontrar a que mais se adequa as suas necessidades.

A solução para você reduzir o consumo de combustível a partir de já

Aqui no Prolog, nós temos a ferramenta ideal para ajudar na sua gestão de pneus. Basicamente, em nosso sistema, você percorre 4 passos para tornar a aferição de pneus mais eficiente: cronograma, aferições, dados para tomada de decisões e finalização dos serviços.

Para entender em mais detalhes como o Prolog App funciona, converse com um de nossos consultores!

 

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.