Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Por que a gestão de abastecimento é importante para a frota

A gestão de abastecimento é responsável por diminuir o consumo de combustível na frota e melhorar o desempenho dos condutores. Confira.
Conheça a gestão de abastecimento para frotas e como funciona.

Uma das principais tarefas da gestão de abastecimento inclui analisar a conduta dos motoristas durante suas viagens e, com isso,  planejar soluções com base nas metas da empresa.

Porém, o foco principal dessa área da gestão de frotas é conseguir ter mais economia de combustível, tanto ao traçar rotas de quilometragem menor e abastecer em postos parceiros, quanto visualizar melhor quais são os valores abastecidos e quais são os gastos todos os meses.

A seguir, entenda o que é e como funciona uma gestão de abastecimento na frota. Os tópicos abordados são:

O que é gestão de abastecimento?

A gestão de abastecimento nada mais é do que o controle de abastecimentos da frota, desde o valor e quantidade abastecida até o quanto foi gasto ao final de cada viagem. 

Por isso, na rotina dessa gestão, também está incluso o monitoramento das viagens e motoristas, a fim de identificar o consumo médio por rota.

O objetivo central é identificar os problemas enfrentados pelos motoristas e traçar soluções que diminuam as chances de acidentes e que gerem menos despesas.

Por que fazer a gestão de abastecimento?

Porque ela é o caminho ideal para que você consiga reduzir os custos excessivos com combustível na frota.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

A gestão de frotas atua no gerenciamento de todos os veículos da empresa, como empilhadeiras, carros e caminhões. De modo geral, ela serve para organizar, desenvolver e acompanhar as despesas e atividades relacionadas ao uso desses.

Quando se trata da gestão de abastecimento, os condutores são uma parte fundamental para fornecer o controle e gastos referente ao consumo de combustível. Afinal, são eles que ficam responsáveis por coletar as notas fiscais em cada posto e entregar ao gestor.

No caso de uma frota modernizada, o uso de uma tecnologia como o sistema de gestão de abastecimento traz maior agilidade e praticidade a esse controle, pois os motoristas utilizam cartões específicos que já são integrados ao software. 

Dessa forma, todos os valores são lidos e controlados pelo gestor, na central da operação.

Quais são os benefícios da gestão de abastecimento?

Redução de custos

A empresa procura postos conveniados que oferecem menor preço e abastece com o tipo ideal de combustível para cada veículo. 

Além disso, com o registro de cada valor abastecido e o controle da quilometragem dos veículos, para entender quanto combustível foi gasto em cada viagem, o gestor da frota recebe a melhor visualização possível para entender onde estão os maiores gastos e onde estão as melhores oportunidades de economia.

Maior eficiência dos veículos

A gestão de combustível garante que o veículo seja abastecido com um insumo  de qualidade, o que gera melhor desempenho nas operações. Ao ter esse controle, também é mais fácil identificar a procedência do combustível utilizado.

Isso porque, nesses casos, o consumo é mais rápido, o que acaba aumentando os valores abastecidos, além de reduzir o desempenho e produtividade em rotas, já que o motorista precisa realizar mais paradas para abastecer.

Inclusive, o combustível de baixa qualidade pode afetar as peças do veículo e gerar maior necessidade de manutenções corretivas, tanto aumentando custos quanto diminuindo a performance do motor.

Melhoria nas tomadas de decisões

O uso de indicadores de desempenho na frota promove melhorias no ambiente corporativo, já que os dados são armazenados e formam um histórico para qualquer processo da frota.

Falando em gestão de manutenção, esses indicadores geram um conhecimento crucial para o decisor, como:

  • Qual é o veículo de maior consumo de combustível;
  • Valor total abastecido por veículo e/ou motorista;
  • Custo total com manutenções da frota e quais foram derivadas de problemas com combustível e abastecimento.

Como é uma rotina de gestão de abastecimento?

Quando falamos em gestão de abastecimento, o controle do consumo de combustível da frota acaba fazendo parte desta gestão, certo?

Confira quais são outras tarefas na rotina de uma gestão de abastecimento:

Cadastro dos veículos

O cadastro dos veículos, seja em uma planilha ou em um sistema de gestão de frotas, auxilia na previsão do consumo de combustível durante a operação.

As principais informações sobre o veículo são inseridas no cadastro, como marca, ano, modelo e placa. Esse parâmetro ajuda na avaliação da performance dos veículos e motoristas.

Controle de rotas

A distância das rotas pode gerar um consumo excessivo de combustível. Por isso, a criação de trajetos otimizados reduz a quilometragem percorrida pelo transporte de cargas.

Isso pode acontecer tanto planejando uma rota mais curta, quanto buscando caminhos de menos curvas e semáforos, por exemplo. Quanto menos possibilidades de ficar freando e acelerando o veículo, mais economia de combustível terá. 

Com a ajuda de sistemas de roteirização, as rotas são definidas conforme a facilidade e rapidez para realizar as entregas.

Controle de quilometragem

O controle de quilometragem serve para identificar a quantidade de combustível que cada veículo consome durante uma viagem.

O registro do hodômetro é feito antes de um veículo sair para a rota e, também, na chegada dele na operação. Assim, a quilometragem percorrida permite identificar se a rota foi seguida conforme o planejado.

Controle de histórico de abastecimentos  

Para o controle de histórico de abastecimento, é feito o registro das seguintes informações:

  • Motorista;
  • Veículo;
  • Data;
  • Hora;
  • Posto;
  • Tipo de combustível;
  • Valor pago;
  • Quantidade de litros abastecidos;
  • Quilometragem do veículo no momento.

Com tudo isso em mãos, a gestão faz uma análise detalhada a respeito da média do motorista, média real do veículo, quantidade abastecida por mês, entre outras.

Quem é o responsável pela gestão de abastecimento?

É muito comum que o responsável por abastecer o veículo seja o motorista, já que ele é quem circula para realizar as entregas e sabe de fato as necessidades do caminhão.

Como é um controle relacionado à gestão de veículos,  manutenção e motoristas, quem de fato realiza a gestão de abastecimento é, na maioria dos casos, o próprio gestor da frota. 

É um setor que busca otimizar os gastos com combustíveis de qualidade e mais baratos, realizando parcerias com postos de confiança.

Ele também observa o consumo do automóvel, já que uma queima rápida e que fuja de um padrão pode indicar que algo está errado com o veículo.

Quais são as ferramentas necessárias?

Os sistemas de gestão para economizar combustível são mais do que necessários. 

Estamos falando sobre automatizar os processos e torná-los mais seguros, com análise de dados e aumento da produtividade.

Além dos sistemas, existem outras ferramentas de abastecimento para frotas que ajudam no controle de combustível, confira:      

  • Cartão de abastecimento para motoristas;
  • Telemetria e vídeo telemetria;
  • Monitoramento de veículos;
  • Roteirizador.

Quer saber mais? Confira o nosso Guia da Economia de Combustível e aplique nossas dicas na sua operação de transportes.

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de Pneus

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Checklist Eletrônico

Esqueça a papelada! Tenha o controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de Manutenção

Da abertura de O.S à solução do problema, digitalize o processo de manutenção de sua operação.

Conheça o Prolog

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Cases

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

Calculadora de Economia

Saiba quanto sua operação pode economizar todos os meses utilizando Prolog.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Gestão de Pneus

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Checklist Eletrônico

Esqueça a papelada! Tenha o controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de Manutenção

Da abertura de O.S à solução do problema, digitalize o processo de manutenção de sua operação.

Conheça o Prolog

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Cases

Conheça importantes empresas que já utilizam o Prolog e usufruem dos benefícios de nossas soluções.

Calculadora de Economia

Saiba quanto sua operação pode economizar todos os meses utilizando Prolog.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.