Como realizar o controle de quilometragem do veículo

A quilometragem do veículo é o seu histórico de rodagem, é a partir dela que você entende melhor sobre as possíveis falhas dos caminhões.
Como verificar e acompanhar o controle de quilometragem do veículo.

A quilometragem do veículo é um número que todo mecânico, motorista e gestor de frotas deve saber interpretar, sabe por quê?

É a partir dele que é possível realizar o cálculo de consumo de combustível por quilômetro e planejar revisões para manutenções preventivas e troca de peças. Assim, torna-se mais fácil manter o veículo em boas condições para trafegar pelas rodovias, evitando maiores problemas como falha de componentes do caminhão ou parada total do veículo durante uma entrega.

Para realizar o controle de quilometragem, é preciso entender também sobre sua importância e saber:

O que pode ter influência na quilometragem do veículo?

O funcionamento do hodômetro e registros realizados são peças fundamentais para montar a visualização da quilometragem do veículo da frota. Esta é uma forma de verificar potenciais falhas no veículo e alguns cuidados são fundamentais para manter a frota em circulação de forma segura.

Portanto, os pontos de atenção incluem:

1. Originalidade do hodômetro

Desde o surgimento dos hodômetros eletrônicos, fraudá-los ficou mais difícil, isso porque até mesmo os veículos mais antigos que possuem o aparelho analógico receberam dispositivos que asseguram a quilometragem.

Porém, todo cuidado é válido.

Possuir um scanner automotivo na oficina da empresa ou levar o caminhão até um profissional que realize a verificação é sempre a melhor opção para garantir que o veículo não tenha rodado mais do que consta no painel.

A atenção para esse detalhe deve ser dobrada em casos de compras de caminhões e máquinas usadas.

2. Rotina de checagem

Para realizar uma rotina de checagem, é importante possuir uma padronização de processos. Com um método pré-definido, é muito mais simples realizar check-ups que analisem a necessidade de manutenções com frequência, mas de forma rápida e prática.

Através de checklists para monitoramento você pode verificar não apenas a quilometragem do caminhão, mas também a sua iluminação, funcionamento dos freios, nível do óleo e todos os equipamentos fundamentais para um trajeto mais tranquilo.

Isso nos leva a outro importante cuidado:

3. Registro da quilometragem do veículo

Todo registro é importante quando o assunto são os caminhões da sua frota. Isso porque esses dados, quando armazenados, ajudam a reconhecer falhas e desgastes de peças que necessitam de trocas.

Inclusive, a quilometragem possui forte influência na hora de entender os problemas de um veículo. Quando o seu número está muito alto, significa que rodou longas distâncias, que podem ter alterado os componentes do caminhão.

Como realizar o controle de quilometragem?

Observando o hodômetro do veículo no painel do caminhão é uma maneira rápida e comum de realizar o controle. Melhor ainda se for através da rede eletrônica, com scanners, e a ajuda de um bom profissional. 

De maneira geral, a quilometragem do veículo pode ser realizada por:

Controle manual

O controle manual pode ser realizado com uma planilha de controle de quilometragem e abastecimento. De forma que, a cada manutenção e/ou abastecimento do veículo, seja registrado o número identificado no hodômetro.

No mesmo sentido, os registros podem ser feitos pelo checklist de entrada e saída do veículo, quando se anotam as quilometragens antes e após cada viagem.

Nesse caso, é preciso instruir o motorista a fazer a leitura corretamente para que os registros tenham o máximo de precisão.

Controle por sistema

Um sistema de controle de frotas é sempre a melhor opção. Além de ser mais prático, a sua funcionalidade é garantida. Na verdade, opções como o rastreador de frotas já podem cumprir essa função com eficiência.

Isso porque o controle será realizado através de um acompanhamento do caminhão em tempo real, com base nos dispositivos de monitoramento instalados no veículo.

Qual a importância de realizar controle de quilometragem do veículo?

Quando um motorista faz uma rota com frequência, é possível calcular o seu gasto. A partir do momento que esse valor muda, pode ser que algo esteja errado com o caminhão, gerando mais consumo. Alerta de manutenção!

Por outro lado, pode ser que o motorista começou a dirigir de maneira irresponsável e deve ser notificado.

O controle de quilometragem ainda permite entender e planejar melhor as inspeções veiculares. Conforme você lê e interpreta o hodômetro, consegue reconhecer problemas no veículo, sabendo a hora de verificar os pneus, freios e ainda outros fatores que fornecem a segurança no transporte de cargas.

Tudo isso para prevenir a perda de peças importantes e reduzindo consideravelmente as chances de acidentes.

Em adição, controlar a quilometragem é sobre conhecer o desempenho do veículo. Pois, por exemplo, torna-se possível saber quantos quilômetros o caminhão roda com X litros de combustível.

Além dessa identificação, é viável traçar rotas mais inteligentes e econômicas. Por falar em desempenho, isto é algo que você pode controlar por meio dos KPIs (indicadores de desempenho) da frota.

Dentre os principais, você encontra gastos com combustível e manutenção — dois grandes fatores relacionados com a quilometragem do veículo. Conheça ainda mais sobre esses indicadores e como utilizá-los na sua gestão:

Conheça os principais indicadores para a gestão de sua frota

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.