Venda de caminhões: aumento nas vendas, principais modelos e MAIS

A venda de caminhões subiu consideravelmente durante 2021, apesar das dificuldades econômicas que o país enfrenta. Entenda mais.
Entenda porque a venda de caminhões no Brasil subiu tanto no último ano.

Não é novidade que a economia e suas mudanças vêm assustando muita gente e muitos mercados. Curiosamente, as fabricantes de caminhões não estão tão preocupadas com isso agora.

Na verdade, elas estão pensando e planejando a entrega de caminhões vendidos em 2021 para os próximos 8 meses! Incrível, não é mesmo?

Entenda em mais detalhes o que está acontecendo na venda de caminhões no Brasil e do crescimento marcante que teve no último ano.

Venda de caminhões aumenta 45% no Brasil

Embora a economia esteja num cenário nada positivo atualmente, a venda de caminhões cresceu em 45% em relação ao ano de 2020. Esse mercado não via um resultado tão positivo desde 2015.

Inclusive, antes mesmo de 2021 terminar, a previsão de venda de caminhões para 2022 já estava bastante apertada sendo que os pedidos estavam com um prazo de entrega entre 6 e 8 meses nas montadoras.

Por que isso está acontecendo?

Sim, a economia está complicada, mas a tendência também é que os modelos de caminhões produzidos daqui para frente fiquem ainda mais caros. 

Considerando que a idade média de um caminhão é de 8 anos, essa “compra antecipada” vem como um plano das empresas de transporte para comprar veículos ainda de alta qualidade, mas em um preço mais acessível.

Modelos de caminhões mais vendidos em 2021

No Brasil, há alguns modelos que se destacam por suas características modernas e econômicas. E já falamos sobre eles detalhadamente aqui, mas, para simplificar, esta é a relação:

  • Scania R500;
  • DAF XF 105;
  • Volvo FH 540;
  • VW Delivery 11.180;
  • VW e-Delivery.

Apesar de serem modelos que se destacam por suas características e desempenho, será que foram os mais vendidos? E a resposta é: quase! 

Essas marcas possuem modelos semelhantes com alguns elementos diferentes que tornam o veículo mais barato ou caro, de acordo com a funcionalidade. Portanto, temos alguns desses modelos na lista, outras são próximos, mas com linhas acima ou abaixo do citado.

Para exemplificar, o top 5 de venda de caminhões em 2021 foi:

  • Volvo FH 540cv;
  • Scania R450;
  • DAF XF;
  • Volvo FH 460;
  • Scania R540.

Entenda se você precisa renovar a sua frota este ano

A renovação de frotas é feita quando os veículos já alcançaram uma certa idade limite. Normalmente, entre 5 e 8 anos, e, no máximo, 10 anos. A falta de compra de novos veículos ocasiona riscos à segurança, queda na produtividade e custos excessivos.

Ou seja, nada de bom. 

Ainda que pareça um custo desnecessário investir na renovação quando os seus caminhões estão em condições de rodar, ao longo prazo, a economia se mostra. 

Quer entender se está na hora de renovar a sua frota? Marque quais dessas se aplicam à sua frota:

  • Os seus caminhões tem 10 ou mais anos de uso.
  • Os caminhões da frota tem um custo de manutenção que é igual ou superior a 20% do custo de aquisição dele.
  • Veículos possuem falhas e/ou quebras constantes — toda semana ou mês.
  • O consumo de combustível aumentou fora da curva nos últimos meses.
  • Seus veículos não são mais suficientes para atender as demandas da empresa.
  • Os caminhões da sua frota perderam muito valor de venda.

Que tal acompanhar as novidades e dicas sobre gestão de frotas e pneus em nossa newsletter? Role para baixo aqui na página e se inscreva!

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.