A profissão de gestor de pneus para frotas está em crescimento, isso porque o seu valor para a manutenção de veículos e melhora na distribuição dos produtos de clientes vêm fazendo a área se destacar.
Para as empresas de transporte, esse profissional é sinônimo de economia e resultados positivos, já que ele consegue prolongar a usabilidade dos pneus e possíveis atrasos devido a imprevistos com os caminhões.
Além disso, é o principal responsável por determinar as rotinas de pneus da frota, criando um cronograma de aferições e instruindo os motoristas a realizarem essa tarefa. Seu papel, como o de qualquer gestor, também passa por conscientizar a equipe da importância da colaboração deles para atingir os melhores resultados.
Essa é apenas uma prévia do que um gestor de pneus pode acrescentar à transportadora.
Vamos conhecer melhor o que precisa para atuar na área e quais as principais responsabilidades do profissional. Começando pelo:
Perfil de um gestor de pneus para frota
Na empresa, o perfil do gestor de pneus de uma frota deve ser de um profissional que entenda de gestão de negócios e as consequências de bons resultados. Esse profissional é atento às novidades, tem conhecimento em planejamentos e sabe identificar oportunidades com discernimento.
É importante que possua uma visão administrativa, técnica e legislativa para desempenhar com responsabilidade as funções que o cargo exige na rotina de trabalho, lidando com compras, estoque, manutenção de pneus e fiscalização.
Gostar do que faz é um detalhe que torna tudo melhor ainda. Então, se aferir calibragem, entender sobre peso, tipos de pneus e estradas, e velocidade máxima de um pneu são do seu interesse, esse trabalho é para você.
E o que você ganha com isso? O salário de um gestor de pneus é interessante, mas saber que está garantindo mais segurança nas rodovias do nosso país também é bem recompensador, você não acha?
Diferença entre gestor de frotas e gestor de pneus para frotas
Por ser uma profissão ainda pouco conhecida, muitos gestores de frotas acreditam que podem lidar com uma “rotina dupla”. Ou seja, fazer tanto o seu trabalho normal quanto o de controlar os pneus da frota.
Embora possa não ser um problema tão grande, será uma sobrecarga desnecessária. Contratar um profissional para realizar a gestão de pneus irá transformar positivamente os resultados das suas operações de transporte.
Para que não fique nenhuma dúvida, vamos explicar as diferenças, certo?
Na gestão de frotas, o profissional:
- Faz a gestão dos veículos da empresa, realizando planejamentos que visem a economia e melhor desempenho das operações.
- Cuida dos custos operacionais, busca de novas tecnologias, monitora as manutenções e eficiência das máquinas e organiza os dados e as informações coletadas.
- É responsável pela fiscalização legal, ou seja, se os caminhões e condutores transitam dentro da lei.
- Realiza a administração das equipes, mantendo os colaboradores motivados e prestando apoio e solução diante de adversidades como acidentes e roubos de carga.
Na gestão de pneus da frota, o profissional:
- É responsável por um setor específico dentro da logística: os pneus dos veículos.
- Precisa administrar as compras, entradas e saídas de pneus no estoque, buscar os melhores custos, qualidade e sustentabilidade.
- Fiscaliza o trabalho da borracharia da empresa e acompanha o ciclo de vida útil de um pneu.
- Deve reconhecer a performance dos pneus, fatores que geram maiores danos e perdas e melhorar a segurança das máquinas e motoristas nas estradas.
É importante destacar que um gestor de frotas também é responsável pelo gestor de pneus, assim como dos demais colaboradores da frota, pois deve observar tudo que envolve o trabalho com as máquinas da empresa.
Já um gestor de pneus para frota, possui como responsabilidade os pneus e a equipe que cuida especificamente destes componentes dos veículos.
Principais responsabilidades do gestor de pneus para frota
O controle de pneus é realizado quando um profissional faz todas as atividades que envolvem os cuidados com os pneus de uma frota. As principais tarefas de um gestor de pneus são:
- Compras de pneus de qualidade;
- Monitoramento do estoque;
- Análise dos motivos que levam a troca dos pneus;
- Busca de soluções que evitem a repetição de problemas;
- Aquisição de novas tecnologias;
- Acompanhamento da rotina da borracharia;
- Orçamento e autorização da recapagem de pneus;
- Exame de anomalias provocadas por falhas mecânicas nos pneus;
- Autorização da entrada e saída de veículos para a manutenção dos pneus;
- Realização de suporte de problemas nos pneus durante uma viagem ou entrega.
Agora que você conheceu melhor a rotina de um gestor de pneus para frota, se identificou com a profissão?
Para aprender como fazer uma boa gestão de pneus, baixe nosso e-book Gestão de Pneus e aproveite para melhorar ainda mais os seus resultados. É gratuito!