Entenda quais são os impactos ambientais causados por pneus de uma frota

Entenda quais são e as melhores práticas para evitar e prevenir os impactos ambientais causados por pneus nas operações de transporte.
Conheça e evite os impactos ambientais causados por pneus.

Os gestores de frota devem estar atentos aos impactos ambientais causados pelos pneus.

Com a crescente preocupação com o meio ambiente e a necessidade das empresas se adaptarem às práticas ESG e de sustentabilidade, surgem alguns cuidados com os pneus que devem ser levados em consideração.

Apesar de essas adequações já serem pauta de discussões e tendência emergente dos últimos anos, ainda existem muitas dúvidas sobre como se adequar e mesmo sobre a importância disso para as frotas de transporte.

Por isso, vamos abordar a seguir:

Quais são os impactos ambientais causados por pneus?

Biodegradação e saneamento básico

Um dos principais impactos ambientais causados por pneus é o seu longo tempo de deterioração, que pode chegar a cerca de 600 anos.

Durante esse período, eles liberam líquidos e gases, principalmente quando expostos à luz solar e chuvas excessivas, e isso pode resultar na contaminação do solo e da água, criando problemas significativos para o saneamento básico local.

A poluição do solo e da água impede a utilização dessas áreas para o plantio, construção e outras atividades essenciais, prejudicando a qualidade de vida das comunidades próximas e criando desafios adicionais para o tratamento de resíduos e a gestão de recursos naturais. 

Exploração de recursos naturais

A produção de pneus requer a utilização de recursos naturais, incluindo borracha, petróleo e minerais. 

Isso acaba levando à uma exploração intensiva desses recursos. Por isso, a demanda por matérias-primas para a fabricação de pneus também agrava a degradação de áreas naturais e pode afetar a biodiversidade das regiões de exploração.

Emissões de poluentes

Pneus desgastados emitem partículas finas (chamadas partículas PM2,5) e outros poluentes que contribuem para a poluição do ar e são prejudiciais à saúde humana e ao meio ambiente. 

A inalação dessas partículas e poluentes pode causar uma série de problemas respiratórios e de saúde, tornando um dos impactos ambientais causados por pneus mais preocupantes.

Impacto na vida selvagem

Pneus descartados em ambientes naturais representam uma ameaça à vida selvagem e aos ecossistemas locais. Animais, como aves, mamíferos e répteis, podem ficar presos em pneus descartados ou sofrer ferimentos ao interagir com eles. 

Além disso, o acúmulo de pneus em áreas naturais pode criar condições propícias para a proliferação de doenças, servindo como criadouros para mosquitos transmissores de enfermidades, como o mosquito da dengue. 

Resíduos não reciclados

Uma grande quantidade de pneus usados não é reciclada ou reutilizada, resultando em sua colocação inadequada em aterros e terrenos baldios.

A contaminação dos pneus nessas áreas pode ainda impedir a utilização dos recursos naturais da região, prejudicando tanto o meio ambiente quanto as comunidades que dependem desses recursos.

Importância de praticar ações sustentáveis na gestão de pneus

A importância de praticar ações sustentáveis na frota e sua gestão de pneus é fundamental em um país como o Brasil, que possui um amplo mercado de produção desses produtos. 

Com uma projeção de venda de 57,6 milhões de unidades de pneus em 2023, o país ocupa  o 7º lugar de maior produtor mundial de pneus para automóveis e o 5º maior produtor de pneus para caminhões e ônibus, de acordo com um relatório de 2020.

Diante desse cenário, a gestão de pneus com foco na sustentabilidade contribui para a preservação do meio ambiente, reduzindo os impactos ambientais causados por pneus descartados inadequadamente.

Além disso, pode ser vista como uma oportunidade para a sua empresa se adequar aos padrões de práticas ESG (Ambiental, Social e Governamental) e ganhar competitividade no mercado. 

Essas questões ganham cada vez mais destaque e muitos clientes já priorizam a contratação de negócios que têm a preocupação ambiental.

Dessa forma, adotar práticas sustentáveis na sua gestão de frotas e de pneus se tornou indispensável, não apenas para reduzir os impactos ambientais causados por pneus, mas também para a empresa ganhar competitividade no mercado.

Soluções para reduzir os impactos ambientais causados por pneus

Utilizar pneus sustentáveis

Uma solução eficaz para reduzir os impactos ambientais causados por pneus é a utilização de pneus sustentáveis, também conhecidos como pneus verdes. 

Esses modelos são desenvolvidos com materiais reciclados ou biodegradáveis, o que ajuda a minimizar alguns dos principais problemas ambientais associados aos pneus. 

Além do mais, a produção desses pneus é mais sustentável, pois evita a exploração de recursos naturais e reduz a geração de resíduos. 

Muitas vezes, esses modelos também são projetados para oferecer um melhor desempenho operacional, o que contribui para a redução do consumo de combustível dos veículos e a emissão de gases tóxicos na atmosfera.

Realizar parcerias para o descarte ou reciclagem de pneus

Uma estratégia importante para reduzir os impactos ambientais da frota é estabelecer parcerias com empresas especializadas na reciclagem ou descarte de pneus.

Ao fazer isso, as frotas podem garantir que seus pneus usados sejam destinados de forma adequada, evitando a contaminação do solo e da água, assim como outras consequências decorrentes dos pneus descartados.

Praticar a logística reversa com fabricantes

Outra solução interessante para lidar com os impactos ambientais dos pneus é adotar práticas de logística reversa em colaboração com os fabricantes de pneus. 

Isso implica que os pneus usados são devolvidos aos fabricantes para que possam ser reciclados ou descartados de maneira apropriada. 

Ao trabalhar em conjunto com os fabricantes nesse processo, as frotas contribuem para um ciclo de vida dos pneus mais sustentável.

Realizar a gestão de pneus da frota

Para minimizar os impactos ambientais causados pelos pneus, é essencial implementar uma eficaz gestão de pneus na frota. 

Isso envolve o acompanhamento regular do estado dos pneus, a manutenção adequada e a escolha de pneus sustentáveis sempre que possível. 

A gestão de pneus também inclui o acompanhamento do desgaste dos pneus, a calibração adequada e a troca oportuna para realização da recapagem, garantindo que os pneus sejam usados da forma mais eficiente e responsável possível.

Para agilizar e facilitar esse processo, você pode contar com uma solução tecnológica e inovadora de gestão de pneus. Conheça o Prolog App e como esse sistema contribui para a redução dos impactos ambientais causados por pneus.

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.