Mais de 500 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Sabia que o conteúdo do Prolog também está em vídeo? Confira nosso canal no YouTube

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

LGPD na gestão de frotas: o que você precisa saber

Você já aplica a LGPD na sua gestão de frotas? Se a resposta for não, está na hora de mudar isso. Confira tudo sobre o assunto agora.
Entenda tudo sobre a LGPD na gestão de frotas.

Em vigor desde 2020, a lei de proteção de dados tem sido muito discutida. Confira o que significa aplicar a LGPD na gestão de frotas. 

Embora pareça ser um tema bem complicado, não é tanto assim. Você só precisa ler com calma a regulação e entender qual é o papel dela na gestão da sua frota. Por exemplo, em relação ao armazenamento de dados de colaboradores e fornecedores — como armazenar, quais podem ser mantidos, o que você pode ou não compartilhar com outras fontes, e assim por diante.

Vamos lá, para começar:

O que é a LGPD?

Essa lei (n.º 13.709) surgiu como um meio de dar mais controle para os usuários sobre a privacidade dos próprios dados na internet. Ela tornou possível escolher quais dados o consumidor quer realmente compartilhar com cada empresa.

A lei, embora seja majoritariamente focada na coleta e armazenamento de dados online, também é relativa aos dados coletados presencialmente por qualquer organização pública ou privada.

Na verdade, é tão importante a empresa saber como lidar com os dados quanto é responsabilidade do usuário ler e concordar ou discordar com os termos de consentimento em sua navegação na internet.

A lei pode ser “resumida” em 10 princípios: 

Finalidade, adequação, necessidade, livre acesso, qualidade de dados, transparência, segurança, prevenção, não distribuição, e responsabilização e prestação de contas.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Como ela se aplica na gestão de frotas?

Sempre que falamos sobre tecnologias nas tendências logísticas, consequentemente, estamos falando também em coleta e armazenamento de dados. Com a LGPD na gestão de frotas, podemos incluir o debate sobre segurança.

Embora as empresas de transporte costumem trabalhar com o mercado B2B (empresa para empresa), a base de dados inclui informações sobre as próprias empresas e, por vezes, de seus clientes.

Aí é preciso ter muito cuidado para não violar a privacidade destes. Será que eles sabem que você também tem acesso aos dados que ele originalmente compartilhou apenas com a empresa da qual compraram?

Portanto, saber o que é, como funciona e adequar-se à LGPD é uma tarefa essencial para os gestores de frotas. 

Inclusive, já se fala em uma nova posição para estar próximo ao gestor que é o  DPO (Data Protector Officer). Basicamente, seria uma pessoa responsável por lidar com as questões de segurança e proteção de dados, garantindo que tudo esteja conforme ditado na legislação.

Por que você precisa se adaptar?

Existem diferentes sanções previstas em lei para quem não seguir com o regulamento da lei geral de proteção de dados. Não podemos dizer com exatidão qual é a consequência de não estar em conformidade com a LGPD, pois a punição é analisada de acordo com a gravidade de cada violação.

Ainda assim, alguns exemplos do que poderia acontecer incluem advertência, multas e  bloqueio do tratamento de dados. A princípio, as empresas (exceto as de grande porte) apenas recebem as chamadas “punições educativas”, com intenção apenas de entenderem como lidar melhor com os dados e se adequar de fato à lei.

Como se adaptar à LGPD na gestão de frotas?

Para se adaptar, é preciso primeiro conhecer a lei — se você chegou até aqui, já está no caminho certo. Mas, claro, você ainda tem muito trabalho pela frente. Para isso, você tem que planejar e fiscalizar a coleta, processamento e armazenamento de dados da empresa.

Seja com uma pessoa responsável ou uma equipe inteira, será necessário passar pelas etapas de diagnóstico e implementação das medidas de segurança.

Lembre-se de sempre ter um especialista em LGPD, responsável pela parte legal de toda essa questão, como é o caso da Silva Lopes, advocacia especializado em startups, fintechs, agrotechs, scale up e empresas de tecnologia e inovação, atuante nas áreas de Direito Empresarial, Direito Tributário e Propriedade Intelectual. 

Autor

Jade Zart

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.