9 tendências da logística para 2023

Confira as principais tendências da logística e transporte de cargas que vão crescer ainda mais em 2023.
Confira 10 tendências da logística para os próximos anos.

O conceito de logística 4.0 vem sendo debatido há cerca de 6 anos, quando as tecnologias logísticas começaram a surgir com maior força e impacto de mercado.

Esse período, que passou a ser como uma revolução das tecnologias e automações no transporte de cargas e passageiros, gera algumas dúvidas em relação às adequações das empresas com tais tecnologias.

Afinal, muitas ainda têm processos bastante burocráticos e acabam demorando a implementar as soluções que necessitam. A consequência é que ficam desatualizadas e não conseguem manter seu destaque frente aos concorrentes.

Para o futuro da logística, vemos um domínio de tecnologias e, até mesmo, um aumento no número de logtechs com soluções específicas para frotas. Conheça, a seguir, as tendências da logística para 2023:

  • Práticas ESG;
  • Entrega por drones;
  • Torre de controle logístico;
  • Automatização e IoT;
  • SaaS e logtechs;
  • Big data e mineração de dados;
  • Segurança da informação;
  • Logística omnichannel;
  • Business intelligence.

Práticas ESG

O grande objetivo da logística sustentável é reduzir o impacto do transporte no meio ambiente e que isso seja feito o mais rápido possível. Enquanto nos últimos anos a sustentabilidade era considerada uma das tendências da logística, agora temos as práticas ESG como uma vertente dela.

O ESG, abreviação para os termos “Ambiental, Social e Governança”, visa trazer uma maior organização para as ações sustentáveis nesses três pilares. Dessa forma, todas as áreas da empresa e gestão de frotas conseguem ser incluídas como participantes.

Veja um exemplo de como as práticas de uma estratégia ESG podem ser aplicadas na rotina de uma operação de transporte:

Exemplos de práticas ESG na gestão de frotas e logística.

Entrega por drones

Apesar dos desafios de peso da carga, autonomia e distância percorrida, os drones já foram testados e aderidos por algumas empresas, como a varejista Amazon.

A ideia é que os drones reduzam os custos de uma operação, já que evitam valores direcionados a combustível, por exemplo. Também surgem como alternativa para colaborar com os prazos de entrega, já que os drones não enfrentam trânsito e ficam mais aptos a realizar operações em horários de pico.

O lado negativo da entrega por drones é que ainda enfrentamos questões com a legislação, visto que não existe ainda uma regulamentação para o uso de “drones de carga”.

Trata-se de uma das tendências da logística com grande potencial de escalabilidade.

Torre de controle logístico

A torre de controle logístico é como uma ferramenta, podendo tanto ser um espaço físico ou uma sala na central das operações de transporte de uma empresa. Nela, são centralizados todos os controles da frota, através de telas e demais recursos necessários para que a integração dos sistemas e informações aconteça.

Ela reúne as tendências da logística que partem de princípios tecnológicos: a coleta e organização de dados, a automatização de processos e a análise de dados.

Uma das tendências da logística dos últimos anos, a quarteirização logística, tinha um princípio semelhante de fazer a integração e centralização de todos os processos logísticos, criando uma conexão entre todos os pontos da cadeia logística: fornecedor, comprador, operador logístico terceirizado e gestor da cadeia de abastecimento. 

Isso se tornou possível com a torre de controle logístico. Agora, a rotina da transportadora fica em sintonia tanto com os colaboradores quanto com os fornecedores.

Automatização & IoT

A internet das coisas gira em torno do conceito de controlar e monitorar os processos da logística do transporte via dispositivos como o smartphone e tablet — com conexão à internet.

Há também sistemas e ferramentas que automatizam tarefas e processos da rotina de uma operação. Ou seja, diminuem o trabalho manual e otimizam o tempo de realização de cada atividade, com uma vantagem bônus de aumentar a padronização dos processos.

SaaS e logtechs

Desde 2021, os “software as a service” estão sendo implementados em diversas operações de transporte e cada vez mais se fala sobre o assunto. Inclusive, as logtechs partem desse princípio, sendo fundamentadas no desenvolvimento de soluções SaaS para gerar benefícios e resultados na logística.

Diferente de grandes sistemas desenvolvidos para transportadoras, as logtechs buscam trazer soluções para problemas específicos.

Por exemplo, o Prolog App oferece uma solução em gestão de pneus. Isto é, um software que lida com todas as questões relacionadas aos pneus da sua frota, desde a inspeção até a análise do desgaste e suas causas.

Big data e mineração de dados

O big data na logística é utilizado para falar sobre os diversos dados gerados na rotina de uma operação, desde o cadastro de fornecedores até a rota utilizada para uma entrega last mile. 

Com o aumento nas possibilidades de gerar e armazenar dados, através das soluções de logtechs, uma empresa consegue avaliar processos e estratégias, otimizando sua gestão.

Essa etapa de analisar grandes volumes de informação para gerar conhecimento e auxiliar na tomada de decisões também é conhecida como a “mineração de dados”. 

Algo que se encaixa muito bem nas tendências da logística para 2023 e próximos anos, pois cada vez mais esse processo se aperfeiçoa e traz relevância ao gerenciamento de empresas e operações de transporte.

Segurança da informação

Com o armazenamento de tantos dados nos meios digitais, proteger a empresa, fornecedores e clientes de possíveis ataques é fundamental. Por isso, a segurança da informação também cresce como tendência. 

As ações a serem realizadas vão depender do tamanho das operações e tipo de armazenamento que fazem, mas tudo começa no mesmo ponto: a avaliação de riscos e vulnerabilidades das suas ferramentas tecnológicas.

Logística omnichannel

Logística omnichannel.

“Omnichannel” é um termo utilizado em diversos setores atualmente, representando a estratégia de combinar diferentes canais em uma mesma estratégia. 

Na logística, isso acontece por meio de conexões como pontos de retirada de pedido ou lojas que não possuem o produto físico, mas permitem a finalização de uma compra para ser entregue na casa do cliente.

Business Intelligence (BI)

Business intelligence, traduzido para “inteligência de negócio”, nada mais é do que usar todo o conhecimento sobre a sua empresa para tomar decisões mais estratégicas.

Ao reunir dados de todos os setores da operação de transporte, desde o armazém até a chegada no destino da mercadoria, passando por detalhes como a análise da inspeção de veículos e pneus, a sua base de conhecimentos fica à disposição para decidir os próximos passos.

Todos os dados tornam possível aprimorar os processos, identificando pontos de falta de produtividade e gastos excessivos. Igualmente, destacando as principais vantagens do seu negócio.

Através do BI na frota, você realiza diagnósticos e entende a saúde das operações.

Gestão de frotas analítica

Todas as tendências da logística apontam para uma mesma direção: o uso e análise de dados para tomar decisões. Durante muito tempo, as estratégias eram baseadas em conhecimentos externos, como movimentações de mercado e concorrentes.

Ainda que continuem sendo pontos fundamentais de analisar e utilizar no direcionamento de ações, o uso dos dados reais e concretos da rotina de sua operação também é importante. 

É por meio deles, por exemplo, que os objetivos e metas conseguem ser estabelecidos com maior precisão e que sejam, de fato, atingíveis.

Com base em todos esses pontos, não poderíamos deixar de considerar a gestão analítica de frotas como uma das grandes tendências de logística para 2023.


Gostou desse conteúdo? Acompanhe ainda mais em nossas redes sociais — @prologapp.

Autor

Jade Zart

Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.