Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

10 tendências da logística que podemos esperar ver nos próximos anos

Você quer saber as tendências da logística para analisar o futuro da sua frota? Conheça hoje 10 promessas do setor para os próximos anos.
Confira 10 tendências da logística para os próximos anos.

O setor de transporte está constantemente sendo renovado e você precisa saber o que está por vir — veja as tendências de logística para os próximos anos.

Você já está familiarizado com o conceito de logística 4.0? Trata-se de um termo que explica a revolução das tecnologias e automações no transporte de cargas e passageiros.

Bem, para o futuro da logística, vemos um domínio de tecnologias e, até mesmo, um aumento no número de logtechs com soluções específicas para frotas. 

Vamos conferir um pouco mais dessas novidades na logística.

Transporte autônomo

Embora os caminhões autônomos sejam mais recentes do que os carros, eles já são uma realidade. Testes já foram realizados em diversos países, como EUA, China, Suécia e, mais recentemente, na Alemanha.

Até o momento, o Brasil ainda é considerado um dos países menos aptos a receber veículos autônomos. Porém, vale lembrar que eles estão fazendo sucesso nos testes e esperamos ter um impacto positivo na diminuição dos casos de fadiga dos motoristas.

Sustentabilidade

Na logística, a sustentabilidade é representada, principalmente, pela redução no consumo de combustível. Claro, outras áreas da logística, como o armazenamento e descarte de pneus, também podem tomar medidas “mais verdes”.

Em agosto, ocorreu o seminário “O Caminho da Descarbonização do Setor Automotivo”, promovido pela ANFAVEA. Nele, diversos profissionais do setor debateram e apresentaram previsões e medidas alternativas para tornar o setor automotivo mais sustentável no Brasil.

INFOGRÁFICO
6 Tecnologias para incluir no planejamento de gestão de sua frota

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

O grande objetivo da logística sustentável é reduzir o impacto do transporte no meio ambiente e que isso seja feito o mais rápido possível. Ou seja: tendência.

Transporte por drones

Apesar dos desafios de peso da carga, autonomia e distância percorrida, os drones já foram testados e aderidos por algumas empresas, dentre elas, a grande varejista Amazon.

A ideia é que os drones reduzam tanto os custos quanto os prazos de entrega. Inclusive, contribuindo para a sustentabilidade Porém, enfrentamos questões com a legislação, visto que não existe ainda uma regulamentação para o uso de “drones de carga”.

Será que eles vão se popularizar nessa finalidade?

No momento, é uma das tendências da logística em que estamos apostando com cuidado, mas há um com potencial de ser escalado.

Cabotagem

Outra das tendências de logística que não é focada (apenas) em transporte rodoviário. A cabotagem é o transporte hidroviário realizado apenas entre portos de um mesmo país.

Primeiro, o transporte se dá em contêineres até o porto. A partir daí, o navio assume o trabalho até o próximo porto. Desse ponto, é direto para o destino final — seja em uma indústria, em caso de matéria-prima, ou para a casa do consumidor, se for uma mercadoria.

A cabotagem representa diversos benefícios, como redução de custos com combustível e manutenção, transporte de maiores volumes de carga em uma mesma viagem, menos impacto ambiental e menos riscos de furtos, acidentes e extravios.

Automatização & IoT

A internet das coisas gira em torno do conceito de controlar e monitorar os processos da logística do transporte via dispositivos como o smartphone e tablet — com conexão à internet. 

Além disso, há sistemas e ferramentas que automatizam tarefas. Ou seja, diminuem o trabalho manual e otimizam o tempo de realização de cada processo.

Em 2021, a automação começou a se consolidar com mais força na logística e, para o próximo ano, deve crescer ainda mais a presença nas frotas.

SaaS

O “software as a service” é uma promessa de agilidade. Aliás, não é mais apenas uma promessa. Em 2021 ele já esteve fortemente presente em diversas empresas de transporte e a tendência é que continue a ser utilizado — e cada vez por mais transportadoras.

Mas, qual o impacto e diferencial do SaaS?

Diferente de grandes sistemas desenvolvidos para transportadoras, o software as a service traz soluções para problemas específicos.

Por exemplo, o Prolog App oferece uma solução em gestão de pneus. Isto é, um software que lida com todas as questões relacionadas aos pneus da sua frota, desde a inspeção até a análise do desgaste.

Business Intelligence (BI)

Falando em software, o de business intelligence na logística também está se popularizando. Com ele, é possível reunir dados de todos os setores da operação de transporte, desde o armazém até a chegada no destino da mercadoria — passando por detalhes cruciais como a análise da inspeção de veículos e pneus.

Todos os dados tornam possível aprimorar os processos, identificando pontos de falta de produtividade e gastos excessivos. Igualmente, destacando as principais vantagens do seu negócio.

Resumidamente: 

Através do BI na transportadora, você realiza diagnósticos e entende a saúde das operações.

Inteligência artificial

Na verdade, essa é uma tendência em diversas áreas, além da logística. Mas precisamos falar sobre como ela afeta o transporte rodoviário.

Hoje, já vemos soluções inteligentes para alguns problemas específicos. Por exemplo, a roteirização de entregas ou, mais recentemente, o marketplace de combustível. De maneira geral, você pode esperar encontrar cada vez mais ferramentas com IA e menos mão-de-obra humana.

Inclusive, os próprios veículos autônomos e transporte por drones que mencionamos antes já são baseados em inteligência artificial!

Entrega antecipada

Usando a análise de dados e tecnologia inteligente, as empresas conseguem cumprir com essa entrega antecipada de produtos, também chamada anticipatory shipping ou same-day delivery. Novamente, a Amazon é uma das pioneiras no assunto.

Baseado no comportamento, histórico e navegação de cada cliente, os produtos com alto potencial de serem comprados — adicionados à lista de desejo ou carrinho — são enviados para um centro de distribuição mais próximo daquela pessoa.

Assim, quando efetivar a compra, o produto chega mais rápido na porta do consumidor.

Quarteirização logística

Conhecido aqui no Brasil pela sigla 4PL, a quarteirização logística é uma tendência de integração e centralização de todos os processos logísticos. 

Para explicar melhor, os 4PL são, respectivamente, do 1 ao 4: fornecedor, comprador, operador logístico terceirizado e gestor da cadeia de abastecimento. Dessa forma, toda a rotina da transportadora fica em sintonia tanto com os colaboradores quanto fornecedores.

Isso traria uma competitividade maior para as empresas, visto que estariam todos conectados e buscando atingir seus objetivos juntos.

Podemos observar que a maior parte das grandes tendências da logística estão voltadas para a utilização de tecnologia, inteligência artificial e redução do trabalho humano nas operações de transporte.

As vantagens disso são a diminuição de erros nas operações de transporte, assim como um aumento de produtividade. Para atualizar e aprimorar a sua frota, conheça as soluções do Prolog!

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.