Checklist Offline: confira como é possível usar o Prolog sem acesso à internet

Entenda mais sobre como funciona o sistema e plataforma de checklist eletrônico do Prolog mesmo sem conexão com a internet.
Facilite a inspeção de veículos com uma plataforma de checklist offline

Uma plataforma de checklist offline pode facilitar tanto a gestão e manutenção da sua frota que você vai se arrepender de não ter adquirido ela antes.

Muitas vezes, os veículos estão em rota, em uma viagem longa, e acabam parando em locais com acesso fraco à internet ou mesmo sem qualquer tipo de conexão para realizar o checklist.

Isso significa que você fica sem ter dados e sem poder acompanhar o desempenho da frota durante as viagens. Mas, com o checklist eletrônico do Prolog App, a realidade é outra!

Além de todas as suas vantagens por se tratar de uma solução totalmente digital, é possível ser utilizada mesmo sem internet, de modo offline. Assim, nenhum dado é perdido e são todos normalmente registrados assim que o aparelho restabelecer uma conexão.

O que é a plataforma de checklist offline?

Na verdade, nossa plataforma funciona com internet, mas ela tem uma funcionalidade offline que permite a realização do check sem estar conectado. No geral, não há nenhum mistério: a plataforma contém questionários sobre os veículos da frota para ser realizada a inspeção na saída e/ou retorno de cada viagem.

Então, o sistema auxilia no controle de falhas mecânicas, aberturas de ordem de serviço e consertos de cada placa da frota.

Além disso, o checklist eletrônico é um meio de criar uma base de dados sobre os veículos da sua frota. Tudo que é inserido de informação nela é salvo e utilizado para gerar relatórios posteriormente.

Quais as funcionalidades dela?

Dependendo do sistema que você escolher utilizar, as funcionalidades podem variar. Com o Prolog, você recebe:

  • criação de modelos personalizados;
  • edição dos modelos criados;
  • adição de imagens na galeria e ordens de serviço;
  • realização do checklist online e offline;
  • configuração do checklist offline;
  • sincronização do checklist offline;
  • alterar KM (checklist offline);
  • deletar checklists;
  • farol de checklist;
  • abertura de O.S. a partir do checklist;
  • fechar O.S. de checklist;
  • relatórios de checklist.

Como funciona o sistema offline?

Uma pergunta bastante comum é se dá para usar todas as funcionalidades da plataforma de check offline. Bom, você não consegue criar ou editar um checklist sem conexão com a internet, mas consegue configurar o check e responder ele completo.

Assim que o aparelho em que o check offline foi realizado estabelecer uma nova conexão com a internet, irá sincronizar todas as informações e atualizar o sistema.

Caso não aconteça automaticamente, existe a função de sincronizar a plataforma de checklist offline. Esta deve ser usada quando já possuir conexão ativa. Basta acessar o sistema pelo smartphone em que foi realizada a inspeção e acessar a aba de checklist offline, clicando no botão “sincronizar agora”. 

Quanto às demais funcionalidades, elas dizem mais respeito ao gestor da frota do que o caminhoneiro que realiza os checks. Portanto, elas funcionam apenas com conexão e, em alguns casos, apenas através da versão web do Prolog.

Que tal agendar uma demonstração para entender todos os detalhes? Converse com um de nossos especialistas!

Autor

Luiz Felipe

Co-fundador e CTO da Prolog, desde 2016 se dedica à Prolog, onde além da tecnologia, já colocou um pé no marketing e nas vendas, constantemente buscando novos conhecimentos para trazer excelência à Prolog e seu time.

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.