Frota de última milha: entenda o que faz e como gerenciar

A frota de última milha foca no transporte de cargas, produtos e mercadorias diretamente do centro de distribuição para o destino final.
Faça uma gestão mais eficiente da frota de última milha.

A frota de última milha representa o elo final no processo de entrega, levando o produto ou mercadoria diretamente para seu destino final, seja a casa de um cliente ou um ponto de venda.

Essencial para a conclusão bem sucedida do ciclo de entrega, ela pode funcionar com uma variedade de veículos, adaptando-se à natureza e ao volume das cargas, bem como às especificidades de cada empresa de transporte.

A gestão desse tipo de frota é desafiadora e, geralmente, de alto custo, exigindo a coordenação de múltiplos pontos de contato e um monitoramento detalhado para otimizar rotas, acompanhar entregas e manter uma comunicação efetiva com o consumidor final.

Confira mais a seguir:

O que é a última milha?

A última milha, também conhecida pelo termo em inglês “last mile”, é uma expressão utilizada para descrever a última etapa de um processo logístico: a saída de um produto ou mercadoria do centro de distribuição para chegar ao seu destino final.

Esse destino pode ser a casa do consumidor, um ponto de coleta ou de vendas (um estabelecimento comercial).

O que é a frota de última milha?

A frota de última milha consiste no conjunto de veículos encarregados de realizar as entregas nessa etapa final do processo logístico.

Embora frequentemente composta por caminhões menores ou vans, a seleção de veículos pode abranger desde carros e motocicletas até drones e bicicletas, dependendo do tamanho da carga e dos recursos disponíveis para a empresa de transporte.

Independente do veículo utilizado, a frota de última milha passa por diversas etapas, da roteirização da entrega até a confirmação de chegada.

Como fazer a gestão de uma frota de última milha?

A gestão de uma frota de última milha tem processos semelhantes à gestão de qualquer outra etapa logística. Ela também passa pelo planejamento logístico, roteirização, monitoramento, cuidados com os veículos e pneus, gerenciamento dos motoristas e assim por diante.

Para começar a gestão de frota de última milha, é preciso:

Planejamento logístico

Antes de começar qualquer operação de frota, é preciso definir algumas questões básicas, como o veículo que será utilizado, a quantidade e variedade de cargas e mercadorias que será carregada, o motorista responsável, quantas paradas serão feitas e a melhor rota para isso.

É um planejamento fundamental para conseguir antecipar e evitar qualquer problema, buscando também a eficiência operacional e maior produtividade.

Para que isso seja possível, o gestor precisa ter acesso a informações sobre os veículos disponíveis para a data, sobre a escala dos motoristas, sobre possíveis obras e ocorrências na rota desejada, entre outros detalhes.

Por isso, os demais processos para gerenciar a frota de última milha também são fundamentais:

Roteirização

A roteirização na gestão de frota de última milha envolve o uso de sistemas inteligentes para determinar as rotas mais eficientes para as entregas.

Nesse caso, pode considerar diversos fatores, como o tráfego em tempo real, as restrições de entrega específicas dos clientes e as janelas de entrega previstas.

Mas, não há dúvidas de que o principal objetivo desse processo na frota é minimizar o tempo e a distância percorrida, otimizando os custos operacionais e aumentando a satisfação do cliente com entregas mais rápidas e pontuais.

Manutenção da frota

A manutenção preventiva ajuda a evitar avarias e paralisações inesperadas que podem afetar negativamente a eficiência das entregas.

Programas regulares de manutenção garantem que os veículos estejam sempre em condições ideais de operação, reduzindo os custos de reparos de emergência e prolongando a vida útil dos veículos.

Estamos falando aqui de inspeções regulares, trocas de óleo, verificações de pneus e sistemas e reparos necessários.

Controle de abastecimento e combustível

O controle de abastecimento e consumo de combustível contribui para evitar custos excessivos com esse recurso, visto que ele já é um dos principais gastos das frotas de transporte.

Ele pode ser alcançado através de uma combinação de veículos eficientes, treinamento de motoristas em práticas de condução econômica e monitoramento do consumo de combustível.

Sistemas de gestão de frota também podem oferecer insights sobre padrões de consumo e identificar áreas de melhoria para reduzir essa despesa.

Controle de jornada dos motoristas

Monitorar e gerenciar as horas de trabalho dos motoristas é fundamental para garantir a conformidade com as regulamentações de trabalho e promover a segurança nas estradas.

O controle da jornada dos motoristas ajuda a evitar o excesso de trabalho, reduzindo o risco de fadiga e acidentes.

Além disso, possibilita uma distribuição mais equilibrada das cargas de trabalho, contribuindo para a satisfação e retenção de motoristas.

Comunicação em tempo real

A comunicação entre os gestores de frota, os motoristas e os clientes inclui a transmissão de informações sobre alterações de rota, atualizações de status de entrega e resolução de problemas que possam surgir.

Tecnologias como aplicativos móveis e sistemas de mensagens facilitam essa comunicação instantânea, melhorando a flexibilidade operacional e a experiência do cliente.

Rastreamento de carga

O rastreamento de carga permite que gestores de frota e clientes acompanhem o progresso das entregas em tempo real.

Assim, aumenta a transparência e a confiança entre as partes envolvidas, possibilitando uma gestão mais eficiente da logística de última milha.

Com o rastreamento de carga, é possível identificar desvios de rota, atrasos e otimizar processos futuros com base em dados concretos, garantindo uma maior eficiência e satisfação do cliente.

Para entender mais sobre uma gestão de frotas eficiente, confira nosso guia gratuito com dicas e explicações para obter os melhores resultados em sua gestão. Baixe agora.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.