Como fazer a gestão de horas de trabalho dos motoristas da frota

Cumpra a lei e otimize as operações da frota fazendo a gestão de tempo e produtividade dos motoristas de maneira mais eficiente.
Faça a gestão de tempo e produtividade dos motoristas da frota.

Nas frotas e operações de transporte, realizar a gestão de tempo e produtividade de maneira eficiente é fundamental para a administração adequada de todas as etapas e setores da sua empresa.

Principalmente para os motoristas que desempenham um papel central, transformando os planos e estratégias em ações concretas ao cumprir as rotas, horários e prazos estipulados pelo gestor.

Nesse sentido, a gestão do tempo dos motoristas é um processo que deve assegurar não apenas que sua rotina seja ocupada, mas que seja, acima de tudo, eficaz.

Confira a seguir:

O que é e para que serve a gestão de tempo e produtividade na frota?

A gestão de tempo e produtividade é um conjunto de processos e atividades para planejar e executar com eficiência as tarefas conforme determinações de prioridades e urgências. Nas frotas, é uma das maneiras de garantir que as operações sejam realizadas com eficácia e sem atrasos.

Essa gestão serve para organizar melhor o dia a dia das operações de transporte, evitando contratempos em sua realização. A ocorrência de imprevistos, como quebras de veículos durante o percurso ou apreensões devido a excesso de velocidade, são exemplos de desafios enfrentados.

Portanto, a gestão de tempo e produtividade surge como uma estratégia na frota para prevenir esses problemas e maximizar a eficiência da utilização dos recursos disponíveis nas operações de transporte.

Por que é necessário fazer a gestão de tempo e produtividade dos motoristas da frota?

Compreender a rotina dos motoristas é essencial para identificar os principais problemas que causam atrasos nas entregas e outras questões operacionais. Além disso, uma gestão eficiente do tempo e da produtividade desses profissionais traz uma série de benefícios adicionais.

Dentre eles, a melhor conservação e durabilidade dos veículos, uma vez que a rotina de manutenção preventiva é realizada de forma mais consistente e precisa. Também é possível observar uma redução no consumo de combustível, porque os veículos são mantidos adequadamente e operam de modo mais eficiente.

Além disso, há vantagens de impacto mais amplo, como o aumento da credibilidade e competitividade da empresa no mercado.

3 maneiras de fazer a gestão e equilibrar as horas de trabalho dos motoristas

Equilibrar as horas de trabalho dos motoristas é um aspecto importante na gestão de uma frota eficiente e estas são algumas abordagens para alcançar esse objetivo:

1 – Controlar a jornada de trabalho dos motoristas

A Lei do Motorista estabelece limites claros para as horas de trabalho e descanso dos motoristas. São permitidas 8 horas de trabalho diário, seguidas de um descanso ininterrupto de 11 horas. 

Além disso, a legislação especifica que 5h30 é o tempo máximo de direção contínua, sendo necessário um descanso de 30 minutos a cada período.

O cumprimento da lei e estabelecimento de rotinas saudáveis para os motoristas da frota ajuda a promover uma operação eficiente, econômica e segura. Isso pode ser realizado pelo controle de jornada desses colaboradores da frota utilizando as ferramentas adequadas, como planilhas ou sistemas.

2 – Definir metas e recompensas

Estabelecer metas tangíveis e recompensas atraentes pode motivar os motoristas a manterem uma gestão de tempo mais eficaz. 

Recompensas financeiras, por exemplo, podem incentivar o cumprimento de prazos e a realização adequada das demais tarefas rotineiras.

3 – Utilize ferramentas e tecnologias para gestão de tempo e produtividade

Algumas tecnologias podem contribuir para uma melhor gestão de tempo e produtividade como. Sistemas de gestão de entregas e monitoramento de rotas podem otimizar a alocação de tarefas e recursos.

Ferramentas de gestão, como o método kanban, facilitam a delegação e o acompanhamento de atividades.

Além disso, sistemas específicos para frotas, como o de gestão de manutenção, possuem recursos e funcionalidades que também ajudam a entender e aumentar a produtividade dos colaboradores

Por exemplo, podem rastrear o tempo necessário para tarefas, fornecendo dados para melhorar a eficiência geral.

A combinação dessas abordagens não apenas equilibra as horas de trabalho dos motoristas, mas também contribui para operações mais produtivas, colaboradores motivados e uma frota bem gerenciada.

Qual o papel da produtividade na gestão de tempo dos motoristas?

A produtividade é definida pela agilidade de realizar o maior número de tarefas dentro do menor período possível sem perder qualidade.

Quando aplicada aos motoristas da frota, isso se traduz em otimizar não apenas as suas atividades de direção, mas também as operacionais, como a inspeção dos veículos. 

Ao buscar esse objetivo, você está praticando uma gestão de tempo e produtividade eficaz para os motoristas da frota, resultando em ações impactantes e benefícios significativos para as operações.

Quer começar a controlar os motoristas da sua frota para uma melhor gestão de tempo e produtividade? Conheça nossa planilha grátis para o controle dos motoristas da frota e faça seu download sem custos.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.