Como fazer uma gestão de escala de trabalho dos motoristas da frota

Aprenda a gerenciar a escala de trabalho dos motoristas com sucesso para ter um controle de jornada mais eficiente.
Entenda como funciona a gestão de escala e roteirização para os motoristas da frota.

Gerenciar a escala de trabalho dos motoristas da frota é uma parte essencial da gestão de frotas, garantindo maior controle sobre a jornada de trabalho dos condutores.

A escala de motoristas define a jornada desses profissionais, sendo importante tanto para eles, que conhecem e entendem suas rotinas, quanto para a organização interna da empresa, que sabe onde estarão seus colaboradores em datas específicas.

Essa escala deve cumprir requisitos legais, estipulados na Lei do Motorista (nº 13.103) e pelas leis trabalhistas em geral. 

Confira a seguir:

Como funciona a escala de trabalho dos motoristas da frota?

A escala de trabalho dos motoristas determina os dias e horários em que o colaborador está efetivamente na direção. Isso é diferente de sua jornada de trabalho, que compreende o período total em que ele está disponível para prestar serviços na frota, seja dirigindo ou realizando outras tarefas relacionadas.

A escala de trabalho tem um papel fundamental na organização da rotina dos condutores, estabelecendo horários para saídas e retornos.

Em viagens de longa distância, a escala define não apenas o dia de partida e retorno à base da operação, mas também os horários de trabalho diários. É essencial que esses horários estejam em conformidade com as regulamentações da Lei do Motorista, que estipulam períodos específicos para trabalho e descanso.

Gestão de escala de motorista: o que é?

A gestão de escala de motoristas da frota é uma etapa fundamental da sua gestão de frotas, pois tem como objetivo gerenciar os horários de trabalho dos motoristas. Além de definir as responsabilidades diárias dos colaboradores, como o cumprimento das inspeções preventivas dos veículos, o gestor também deve determinar as rotas que serão percorridas, seja em uma base diária, semanal ou mensal.

Essa prática proporciona diversos benefícios para a operação, tornando a rotina de todos mais organizada e compreensível.

O papel da roteirização na escala de trabalho dos motoristas

A roteirização determina a atividade de planejar as rotas que os motoristas devem realizar, pensando na otimização de tempo e economia das operações.

Entre as vantagens dessa atividade, destacam-se a redução dos custos operacionais, a garantia de rastreabilidade da frota, o aumento na segurança das operações de transporte e um melhor controle de escala e jornada de trabalho dos motoristas.

Afinal, por meio da roteirização, é possível calcular o tempo médio necessário para percorrer uma rota, o que possibilita também entender quantas rotas um motorista consegue realizar em um dia ou em um período específico em que estará disponível para para executar as atividades da empresa.

Além disso, a roteirização serve para identificar as características e fatores que podem afetar uma rota, como o tráfego e restrições de veículos em certas vias. Isso ajuda a melhorar o controle de jornada e escala dos motoristas, permitindo entender se uma rota pode demandar mais tempo devido a esses fatores externos.

Importância da gestão de escala de trabalho na frota

Controlar a jornada dos motoristas da frota é uma das tarefas mais importantes em relação a esses colaboradores da empresa. Apesar de terem uma rotina diferenciada, muitas vezes passando dias e noites na estrada, eles possuem direitos trabalhistas e humanos que devem ser respeitados.

Esses profissionais frequentemente enfrentam problemas de saúde, incluindo diabetes, colesterol alto, hipertensão e lesões por esforço repetitivo, que podem afetar sua saúde mental, resultando em estresse. 

Por todos esses diferentes aspectos, a gestão de escala de trabalho dos motoristas se mostra de fundamental importância. Essa etapa da sua gestão é responsável por promover a saúde e bem estar dos motoristas no ambiente de trabalho, proporcionando uma rotina, ainda que desafiadora, mais tranquila aos condutores.

Como fazer a gestão de escalas e roteirização em suas operações?

1 – Conhecer o tempo de trabalho e descanso de motoristas

Para realizar uma gestão eficaz da escala de trabalho dos motoristas, você deve primeiro conhecer as regulamentações trabalhistas estabelecidas na Lei do Motorista. 

Esta lei estipula que um motorista pode trabalhar até 44 horas por semana, o que equivale a 8 horas por dia. Além disso, são obrigatórias 11 horas de descanso diário, intervalos de almoço de 1 hora por dia e um descanso de 30 minutos a cada 5h30 na direção.

2 – Planejar as rotas de suas operações da frota

Como falamos, a roteirização desempenha um papel fundamental para você conseguir definir as escalas dos motoristas. Então, antes de começar a elaborar as escalas, você deve mapear as operações que serão realizadas e fazer o planejamento das rotas.

Isso inclui levantar a distância percorrida e o tempo médio previsto para realização de cada rota. Isso permitirá avançar para a próxima etapa com mais clareza.

3 – Determinar a escala de trabalho dos motoristas

Com o controle dos horários dos motoristas e o conhecimento das próximas rotas a serem percorridas, você pode determinar quais motoristas atenderão cada operação. 

Para criar as escalas com maior precisão, considere também informações como os horários de maior demanda, a quantidade de motoristas disponíveis e as folgas programadas para cada um. Isso permitirá uma distribuição mais justa de trabalho, evitando sobrecarregar um motorista enquanto outros permanecem ociosos na frota.

Com um bom planejamento, você pode garantir que todas as operações ocorram de maneira eficiente e organizada.

Deseja melhorar o controle da sua frota e da escala de trabalho dos motoristas? Conheça o nosso kit completo, que inclui informações essenciais sobre a Lei do Motorista e diversos materiais práticos para usar no dia a dia da sua frota — como a planilha de gestão de motoristas da frota. Confira agora.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.