Prolog App - Gestão de Pneus

Mais economia em pneus e combustível para a sua frota em uma única solução

Ferramenta Grátis para Controle de Pneus | Com Julio César

Em mais uma parceria, Jean e Julio César conversam sobre o uso da planilha de controle de pneus e como é essencial ter essa visibilidade na gestão de frotas. Confira em detalhes!
Conheça uma ferramenta para controle de pneus gratuita e online.

Na última semana, o Jean, CEO da Prolog, se juntou novamente com o Julio César, da Contele Rastreadores, para uma transmissão ao vivo. Desta vez, o assunto foi: como funciona a ferramenta para controle de pneus online e gratuita disponibilizada pela Prolog App.

Como muitos já sabem, nossa empresa tem foco em gestão de pneus. Ainda mais, no controle realizado através da coleta e análise de dados. Portanto, sempre que possível, trazemos conteúdos ricos e esclarecedores para os gestores de frota e demais participantes da rotina de uma empresa de transportes.

Além disso, disponibilizamos materiais e ferramentas para facilitar o dia a dia da sua frota, como os modelos de checklist e a planilha de controle de pneus — o principal motivo desta última live.

Qual o motivo de disponibilizar essa ferramenta para controle de pneus gratuitamente?

Julio ressalta, no início da transmissão, que pode haver alguma desconfiança em relação a essa planilha, pois a Prolog tem uma solução tecnológica para este mesmo viés.

Então, por que disponibilizar a ferramenta para controle de pneus gratuita quando oferecemos um sistema digitalizado? A resposta é simples: 

Apesar de ter essa solução, muitas empresas e gestores ainda não dispõem do orçamento para adquirir o produto.

Isso não significa que devem ficar sem acompanhar o desempenho dos pneus. Por isso, a planilha fica disponível. 

Esse é o grande propósito da Prolog: 

“Ajudar os gestores de frotas a fazerem o melhor cuidado com seus pneus.” – Jean Zart.

Por que começar a fazer um controle de pneus profissional?

Durante a pandemia, os preços dos pneus começaram a subir ainda mais e é um reflexo que se mantém ainda hoje.

Como esses valores de compra afetam diretamente a margem de lucro do negócio, muitos gestores sentiram uma necessidade ainda maior de controlar os pneus para aumentar o rendimento destes na frota.

Quanto melhor estiver o desempenho deles, mais se aproveita sua vida útil e melhor para o controle e redução de gastos da operação.

Tarefas como a calibragem de pneus e análise da profundidade dos sulcos são decisivas para a durabilidade dos pneus. Da mesma maneira, são ações que geram economia de combustível e com manutenções corretivas.

Dentre outros motivos, esses são alguns dos principais pontos que justificam a importância da gestão através de uma ferramenta para controle de pneus.

Como funciona a ferramenta para controle de pneus gratuita e online?

Você pode assistir à live completa (ou do minuto 18 ao 52) para verificar como é o preenchimento e uso da planilha. Mas, basicamente, você encontra nela as funcionalidades de:

  • Configuração de veículos, pneus, mecânicos e operadores;
  • Cadastro de veículos, pneus e serviços;
  • Relatórios de serviços;
  • Controle de inspeção dos pneus.

Conforme você preencher as primeiras abas da planilha, terá a planilha configurada para as próximas abas. Por exemplo, preencher o cadastro de veículos já puxa as placas automaticamente para você selecionar na aba de controle de serviços e controle de inspeções.

Que outras questões surgiram durante a transmissão?

As inspeções de pneus devem ser semanais?

Cada operação pode determinar os prazos conforme rodagem dos veículos. Porém, como um padrão, a medição de profundidade da borracha pode ser realizada a cada 30 dias. 

Caso note que o desgaste foi muito drástico de um mês para outro, pode ajustar o seu cronograma de inspeção para a cada 15 dias.

Já para a calibragem, o recomendado é a cada 7 dias. Caso esteja com a pressão ok todas as semanas durante o mês, pode ajustar a inspeção de pressão para a cada 15 dias.

Ou seja, conforme coletar os dados e analisar as informações, você também terá essa visualização de qual o tempo ideal para realizar as inspeções.

Para quem ainda faz marcação em papel, qual a porcentagem e/ou rentabilidade que conseguiremos em 6 meses usando essa ferramenta para controle de pneus?

Essa é uma pergunta bem complicada de responder com precisão, visto que cada operação tem suas particularidades. Desde o número de pneus, até a região em que os veículos estão operando e o nível de gestão feito hoje. 

Se já tem uma gestão financeira, você consegue fazer uma base de comparação para os gastos que tem hoje em cada item — como combustível, manutenção, pneus, etc. — e os gastos que terá após iniciar o uso da planilha.

Embora não seja possível dar uma porcentagem exata de economia, uma coisa é certeza: os seus custos serão reduzidos!

Além disso, você tem um ganho de praticidade e funcionalidade. Para mostrar em uma reunião de diretoria, por exemplo, você tem tudo à mão, em poucos cliques.

Dá para fazer o cálculo CPK com essa ferramenta para controle de pneus?

Sim, desde que alimente os dados corretamente, é possível fazer o CPK por conta própria. 

Na planilha, porém, é uma cédula bloqueada, pois é um cálculo mais complexo de se realizar — e algo que entregamos de forma automatizada no sistema Prolog.

O que a Prolog pode oferecer, além da planilha?

O sistema completo de gestão de pneus, uma solução ainda mais profissional. Além de realizar um controle, como demonstrado na planilha, você recebe também o aferidor eletrônico desenvolvido pela própria equipe Prolog — que torna o processo de coleta de dados semi automático.

Basta inserir o aferidor em cada sulco do pneu e as informações são enviadas ao sistema via bluetooth, onde toda a análise e organização de dados acontece automaticamente.

Desse modo, além de indicar quando o desgaste chega no limite pré-estabelecido pela empresa na configuração de uso do sistema, também indica a ocorrência de um desgaste irregular, a previsão de troca dos pneus, a previsão de rodízio dos pneus, o CPK por modelo o CPK por marca de fogo, entre muitas outras informações.

Por onde começar a gestão de pneus?

A primeira ação para iniciar um controle de pneus é fazendo a marcação a fogo de pneus. 

Após ter essa identificação única em cada item, você precisa dar início no cronograma de inspeções e registro de dados.

Para isso, use a ferramenta para controle de pneus! Já que está aqui, comece fazendo o download deste material!

Assista também à transmissão completa:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.