A manutenção sustentável é mais que um método para reduzir o desperdício de insumos e a liberação de gases na atmosfera.
Na verdade, aplicar esse tipo de prática é uma tendência logística que contribui para o reconhecimento da empresa em vários níveis.
Tanto para ser vista como uma transportadora preocupada com as questões ambientais, conquistando novos clientes e parceiros, quanto para reduzir seus custos operacionais e aumentar a durabilidade dos ativos. A seguir, confira:
- O que é manutenção sustentável;
- Como aplicar uma manutenção sustentável na frota;
- Outras práticas sustentáveis para aplicar na gestão de frotas.
O que é manutenção sustentável
De maneira breve, a manutenção sustentável é o conjunto de práticas de manutenções da frota, realizadas de maneira que não agrida o meio-ambiente.
Mas, antes de falarmos mais sobre essa estratégia de manutenção, precisamos dar significado à palavra sustentabilidade. Ela representa um estilo de vida (e de gestão de empresas) que visa reduzir os impactos ambientais e a exploração de recursos.
Assim, o conceito de manutenção sustentável está diretamente ligado à estratégia ESG — cujas letras representam as palavras “Ambiental, Social e Governança”, e o objetivo é eliminar o desperdício e diminuir a poluição da atmosfera por meio de práticas sustentáveis para cada uma das três áreas.
No setor de transporte e logística, a manutenção é uma tarefa obrigatória. Ou seja, não pode deixar de ser realizada. Então, o melhor que os gestores podem fazer é buscar maneiras de otimizar a rotina para evitar prejuízos ao meio-ambiente.
As práticas de uma manutenção sustentável trazem vantagens como:
- Diminuição de perdas dos ativos da frota;
- Redução do consumo de combustível;
- Maior produtividade sem consumir mais energia;
- Aumento na durabilidade dos pneus e veículos.
Como aplicar a manutenção sustentável na frota?
1 – Opte por veículos mais econômicos
Os veículos da frota que já tem algum tempo de utilização devem ser avaliados para uma renovação de frota. Principalmente se eles estão, frequentemente, passando por manutenções.
Geralmente, nesse momento, eles já estão com sua eficiência prejudicada e com um gasto mais alto de combustível — quando o motor precisa fazer mais esforço para dar velocidade ao veículo.
A queima de combustível emite gases prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, opte por investir em um transporte sustentável, com maior vida útil de componentes e que demandem menos gastos com correções não planejadas.
2 – Inclua a prevenção na rotina da frota
A manutenção preventiva é a melhor opção para que os seus veículos tenham uma durabilidade estendida, gerando o mínimo de gastos possível. Nela, acontecem as inspeções diárias da frota e análises de serviços para entender como está o desempenho dos veículos.
A prevenção ajuda a economizar e melhorar a performance da operação, trazendo o aspecto de manutenção sustentável à frota.
3 – Entenda como fazer o descarte correto de peças
Conforme os serviços preventivos e corretivos acontecem, peças desgastadas ou quebradas são retiradas do veículo. Na maioria dos casos, elas não podem ser descartadas em um lixo comum.
Portanto, para seguir as diretrizes de uma manutenção sustentável, você deve saber qual é o descarte apropriado para cada peça e para os pneus também. Além disso, você pode gerar algumas parcerias com empresas especializadas no descarte de itens veiculares.
4 – Faça o descarte de resíduos líquidos
Esses resíduos incluem, por exemplo, o óleo lubrificante, que é altamente poluente. A melhor opção para descarte desse item é devolvê-lo às refinarias. Porém, se esta não for uma possibilidade na sua operação, busque métodos alternativos.
5 – Aplique a estratégia ESG no seu planejamento da frota
A estratégia ESG inclui práticas e recursos sustentáveis dentro da empresa. Essas ações são maneiras de tornar a manutenção da frota em uma atividade mais sustentável também.
Algumas dessas ações são:
Ambiental | Social | Governança |
Controle de combustível | Investimento em tecnologia | Estabelecimento de uma política de frotas |
Descarte correto de pneus | Plano para gestão de riscos | Desenvolvimento de culturas na empresa |
Treinamento de direção defensiva | Controle da jornada dos motoristas | Gestão de multas |
Dicas para incluir práticas sustentáveis na gestão de frotas
Além da manutenção sustentável, existem outras áreas da gestão de frotas que podem se tornar mais amigáveis ao meio-ambiente. Confira algumas dicas para saber por onde começar:
Planeje e estabeleça metas
Antes de começar a aplicar ações em sua frota e até mexer em processos rotineiros, defina exatamente o que serão essas atividades e como elas devem acontecer daqui em diante. É preciso entender o porquê essa ação vai acontecer, o que motivou ela e quais os resultados esperados.
Ao pensar nas metas que deseja atingir, todos os colaboradores conseguem visualizar a importância de suas ações e sabem como contribuir para uma gestão de sucesso.
Treine a equipe
Sejam os motoristas ou os mecânicos, todos devem passar pelos treinamentos adequados às suas funções.
No caso dos motoristas, eles devem saber como utilizar o checklist de inspeção veicular e como suas anotações contribuem para que os veículos funcionem adequadamente e não geram desperdícios.
Conheça os melhores tipos de combustível
Cada veículo funciona com um tipo de combustível, seja gasolina, álcool ou diesel, todas as opções possuem alternativas mais sustentáveis. Você deve saber quais são e como pode começar a utilizar na sua operação.
Na hora de avaliar a renovação da frota, procure por veículos que aceitem e tenham melhor desempenho com os combustíveis menos poluentes.
Para que sua empresa seja cada vez mais reconhecida por implantar métodos sustentáveis nas operações, confira o nosso conteúdo: Tudo sobre sustentabilidade.