Entenda como a metodologia da Pirâmide de Dupont pode otimizar sua frota

Conheça a metodologia da Pirâmide de Dupont na gestão de frotas e saiba como utilizar para garantir mais segurança nas estradas.
Conheça a pirâmide de Dupont para a gestão de frotas.

Existem diversas metodologias de gestão que podem ser utilizadas nas frotas e operações de transporte e uma dessas abordagens é a Pirâmide de Dupont.

Esse método tem um maior foco na etapa de gestão de riscos e segurança dos veículos, pois é uma ferramenta que surgiu já com o propósito de prevenção de acidentes.

Se você quer entender como aplicar a teoria da Pirâmide de Dupont na rotina da sua frota, confira:

O que é a Pirâmide de Dupont?

A Pirâmide de Dupont, também conhecida como pirâmide de acidentes ou pirâmide de desvios, é uma teoria que contribui no entendimento detalhado dos acidentes de trabalho em uma operação.

Essa metodologia permite que você tenha uma visão completa do funcionamento da frota, gerando uma identificação mais prática do ponto crítico do problema que precisa ser resolvido.

A origem da Pirâmide de Dupont é de estudos anteriores, como a Lei de Heinrich, desenvolvida nos anos 1930, e a Pirâmide de Bird, criada nos anos 1960. A partir dessas bases, a empresa Dupont elaborou essa nova pirâmide, com uma abordagem ainda mais aprofundada sobre os acidentes de trabalho.

Como funciona a Pirâmide de Dupont na gestão de frotas?

Na gestão de frotas, a pirâmide de Dupont funciona como uma ferramenta para identificar e compreender os fatores que levam a acidentes na operação. 

Seu funcionamento se baseia na análise dos diferentes níveis da pirâmide, que representam a ocorrência de acidentes por grau de gravidade, indo do mais leve ao mais grave.

Na base da pirâmide, estão os incidentes e falhas que podem acontecer no dia a dia da frota.

Conforme subimos a pirâmide, os eventos se tornam menos frequentes, mas de maior gravidade. Dessa forma, apresentando consequências mais graves à operação e, por isso, representando um risco maior para a frota. 

Como usar a Pirâmide de Dupont na gestão de frotas?

Coletar dados e entender os incidentes da frota

Para conseguir entender como e porque os acidentes de trânsito acontecem, você precisa rastrear cada um deles, registrando a ocorrência com data, hora, local, responsável, e assim por diante.

Isso ajudará a determinar onde esse incidente se encaixa na Pirâmide de Dupont e o quanto ele impacta a sua operação.

Analisar os padrões dos acidentes da frota

Além de entender como os acidentes acontecem, você passa a identificar se há padrões nessas ocorrências. Por exemplo, avaliando qual tipo de incidente é o mais frequente ou quem é o motorista que mais passou por eventos no período de análise.

São padrões que contribuem para a elaboração do seu plano de contenção de riscos e determinação de ações preventivas mais estratégicas.

Tomar medidas de segurança para prevenção de acidentes

A partir de suas análises, busque as medidas mais adequadas de prevenção e correção para reduzir os acidentes da sua operação. 

Isso pode fazer surgir novos treinamentos para os motoristas, melhorar os processos operacionais ou até implementar novas tecnologias de monitoramento e acompanhamento das frotas.

Por que usar a Pirâmide de Dupont na gestão de frotas?

Identificar as principais causas de acidentes na sua frota

A Pirâmide de Dupont contribui para identificar e rastrear todos os acidentes da frota, inclusive, dando maior compreensão se pequenos incidentes possuem alguma conexão com os acidentes mais graves. 

Afinal, essa é uma das tarefas dessa pirâmide: buscar a correlação entre fatores de risco e entender o melhor modelo de gestão para preveni-los.

Garantir a prevenção de acidentes de trânsito

O maior objetivo de Dupont, ao desenvolver esse modelo de pirâmide, era de melhorar a gestão de riscos e segurança nas operações de uma empresa.

Nas frotas, isso significa a implementação de ações e tecnologias para garantir tanto que o comportamento no trânsito seja adequado, quanto que as rotinas de manutenções dos veículos sejam cumpridas para evitar falhas mecânicas.

Melhorar a imagem e reputação da empresa

Ao demonstrar um maior compromisso com a segurança no transporte, a empresa transmite uma percepção mais positiva para clientes, parceiros e fornecedores. E esse é um dos benefícios alcançados pela adoção da Pirâmide de Dupont.

Além disso, a reputação de uma empresa é um fator determinante na conquista de novas oportunidades e geração de negócios.

Implementar uma cultura de segurança

A cultura de uma empresa é determinada por um conjunto de comportamentos e ações que têm o objetivo de alinhar a expectativa da empresa em relação ao comportamento de seus colaboradores. 

Isso significa que, através da missão, valores e visão da empresa, seus colaboradores devem seguir essas determinações para garantir um ambiente de trabalho seguro e produtivo.

Na frota, essa cultura de segurança é fundamental para a prevenção de acidentes e redução de riscos em todos os níveis e colaboradores da empresa. 

Quer continuar aprendendo sobre segurança na frota e redução de acidentes? Baixe nossa cartilha gratuita sobre Segurança no Trânsito.

Autor

Emerson Bastos

Formado em Administração de Empresas pela Univali e atua há 20 anos com transporte rodoviário de carga, frota, planejamento e controle, e finanças.

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.