9 perguntas sobre o uso do pneu remold na frota

Descubra as respostas para as perguntas mais comuns sobre pneus remold e tome decisões informadas para sua frota.
Entenda tudo sobre o pneu remold.

O pneu remold é uma opção amplamente debatida para frotas de caminhões e veículos comerciais. 

Muitos gestores de frotas têm dúvidas sobre a utilização desses pneus reconstruídos, desde seu desempenho e segurança até seus impactos nos custos operacionais. 

A seguir, confira as nove principais dúvidas sobre pneus remold na gestão de frotas com respostas para que você possa tomar decisões informadas e otimizar a eficiência de sua frota:

     

    O que é o pneu remold?

    O pneu remold é um pneu reconstruído, sendo apenas a sua carcaça reaproveitada e toda a parte de borracha renovada. 

    Além disso, também passa novamente pelo processo de vulcanização antes de ser finalizado e disponibilizado à venda.

    É seguro usar pneus remold?

    De modo geral, usar pneus remold na frota de caminhões é uma escolha segura quando feita com cuidado e considerando as necessidades da sua operação, além de avaliar as informações na etiqueta Inmetro.

    Porém, a resposta para essa pergunta pode variar bastante, pois existem sim riscos à segurança no transporte, caso haja erros ou materiais de baixa qualidade no processo.

    Geralmente, os pneus remold passam por um controle de qualidade rigoroso e seguem normas técnicas para garantir sua segurança e desempenho. Mas você pode tomar alguns cuidados para garantir que não terá problemas na sua frota. 

    Uma dessas ações é certificar-se de que os pneus remold são adquiridos de fornecedores confiáveis, que seguem as regulamentações.

    Além disso, manter práticas de manutenção regular, calibragem adequada e inspeções periódicas é essencial para garantir a segurança do uso de pneus remold na sua frota.

    É preciso também instruir ao motorista o risco em rota dos pneus remold, pois, em alta velocidade ou realizando curvas, a instabilidade pode ser maior que um pneu original.

    Qual a vantagem de um pneu remold?

    Esses pneus representam uma opção econômica, permitindo economizar até 50% do valor em relação aos pneus novos.

    Além disso, a escolha de pneus remold é uma decisão favorável para o meio ambiente, uma vez que a disposição inadequada de pneus usados tem um impacto negativo. 

    A fabricação de pneus novos também demanda a exploração de recursos naturais, o que pode ser prejudicial à natureza. 

    Portanto, renovar a carcaça e utilizar pneus remold pode contribuir de forma sustentável para a preservação ambiental.

    Qual é a diferença do pneu remold para o original?

    A principal diferença entre um pneu remold e um pneu original está no processo de fabricação. 

    O pneu remold é, na verdade, um pneu usado que passa por um processo de reforma, no qual apenas a carcaça da versão original é mantida, enquanto a borracha da banda de rodagem é substituída por uma nova camada. 

    Qual a diferença do pneu remold para o pneu recauchutado ou encapado?

    Os pneus remold se diferenciam da recauchutagem e dos pneus recapados, uma vez que, no processo de remoldagem, apenas a carcaça da estrutura original é mantida.

    Isso significa que o pneu remold é completamente reconstruído, desde a sua banda de rodagem até a lateral, enquanto nos processos de recauchutagem e recapagem, apenas uma nova camada de borracha é aplicada.

    É permitido andar com pneus remold?

    Na maioria dos casos, sim. Contudo, a permissão para circular com pneus remold pode variar de acordo com a legislação e regulamentações locais. 

    É fundamental verificar as normas específicas em sua região antes de optar por pneus remold na sua frota.

    É permitido usar pneu remold na dianteira?

    As regulamentações sobre a utilização de pneus remold na dianteira de veículos variam de acordo com o tipo de veículo. 

    De acordo com as Resoluções Contran nº 416/2012 e nº 445/2013, a utilização de pneus reformados na dianteira de ônibus e micro-ônibus é proibida. 

    Da mesma forma, a Resolução Contran n° 158/2004 proíbe pneus reformados apenas em ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos. 

    Para os demais veículos, incluindo os caminhões de carga, a Resolução Contran 558/1980 estabelece normas específicas que devem ser seguidas.

    Então, sim, é permitido usar pneus remold na frota de caminhões, desde que o pneu tenha a marcação “reformado” e a identificação do reformador na parte mais ampla da lateral do pneu, juntamente com os marcadores de índice de desgaste (TWI). 

    Lembre-se que o não cumprimento das regulamentações pode resultar em multas e medidas administrativas de retenção do veículo para regularização.

    Qual problema de usar esse tipo de pneu?

    Os pneus remold podem não ter a mesma durabilidade e vida útil que os pneus novos, o que pode resultar em maior frequência de substituições. 

    Estima-se que os remold durem cerca de 30 mil km, enquanto os novos podem chegar em torno de 60 mil km rodados antes de necessitar uma troca.

    A qualidade e a segurança dos pneus remold também podem variar dependendo do reformador, e alguns modelos podem não atender aos mesmos padrões de desempenho que os pneus novos. Isso pode levar a riscos de segurança nas estradas. 

    Outro problema encontrado no uso dos pneus remold é a dificuldade para fazer o balanceamento das rodas, pois a uniformidade da carcaça dos pneus remold pode variar e atrapalhar essa atividade.

    Esses pneus valem a pena?

    Depende. Cada frota e operação tem necessidades que precisam ser avaliadas individualmente. 

    Os pneus remold podem compensar em alguns casos e darem prejuízo em outros, como todos os demais tipos de pneus. Para entender, na sua operação, se vale a pena, é preciso colocá-los à prova. 

    Ao utilizar um pneu remold, faça o controle dele, coletando a pressão de ar e profundidade dos sulcos com regularidade para compreender a fundo seu desempenho e durabilidade.

    Assim, terá as informações necessárias para calcular o CPK dos pneus remold e se ele apresenta um bom custo benefício a longo prazo.


    Entenda melhor como fazer a gestão de pneus da sua frota em nosso guia completo e gratuito. Baixe aqui o seu Guia da Gestão de Pneus.

    Confira o conteúdo em vídeo:

    Autor

    Jade Zart

    Há mais de 6 anos na área de marketing, hoje coordena o time da Prolog e está sempre antenada nas principais novidades e inovações do setor logístico.

    Leia também

    Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

    Inscreva-se e receba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

    Conheça a tecnologia que está transformando a gestão de frotas de mais de 900 operações no Brasil e no mundo.

    O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.

    O conteúdo que você já gosta e acompanha sobre o universo da gestão de frotas também está em vídeos publicados semanalmente e lives exclusivas com convidados.