Mais de 400 operações de transporte promovem mais economia e produtividade com o Prolog

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Share on whatsapp

Quantas horas um motorista pode dirigir por dia?

Você sabe quantas horas um motorista pode dirigir por dia? Tem alguma forma de controle na sua frota que ajude a seguir as normas?
Entenda quantas horas um motorista pode dirigir por dia.

Controlar a jornada de trabalho dos motoristas é uma das tarefas mais complicadas, visto que eles não param nunca! A pergunta é: quantas horas um motorista pode dirigir por dia?

A resposta está claramente dita na famosa lei do motorista (lei n.º 13.103) que já falamos anteriormente aqui. Embora você não precise aprender e entender a lei completa para ter a resposta dessa pergunta, é importante que saiba pelo menos o básico do que ela diz.

Então, primeiro vamos responder a sua dúvida, depois, confira algumas informações extras que podem ser bem úteis na sua gestão de motoristas.

Quantas horas um motorista pode dirigir por dia?

No máximo, 5h30 ininterruptas para motoristas de carga. Essa é a quantidade de horas determinada pela lei. Depois disso, é preciso realizar um intervalo de, pelo menos, 30 minutos antes de continuar.

Agora, se o motorista é para um transporte de passageiros, a quantidade diminui para 4h ininterruptas.

Outra adição da lei é o motorista ser obrigado a ter, pelo menos, 11h de descanso por dia. Sendo que, as primeiras 8h, normalmente o descanso da noite para o dia, devem ser sem interrupções.

Ou seja, dentro de 24h, teoricamente, o motorista pode dirigir em torno de 10 horas — fazendo as pausas adequadas de 30 minutos após uma sequência de horas no volante e o intervalo de horário de almoço.

Mas, será que vale a pena ficar tanto tempo em viagem? É mesmo necessário? Considere as alternativas e faça um bom planejamento para que os motoristas estejam bem descansados para enfrentar o trânsito.

O GUIA DA
GESTÃO DE FROTAS

Eu concordo com os Termos de Uso e aceito receber conteúdo educacional e promocional relacionado com os produtos e serviços da PrologApp.

Como se faz um controle de jornada?

Este pode ser realizado com planilhas, diários de bordo ou sistemas digitais — tanto por meio de rastreamento veicular quanto por aplicativo para motoristas de frota. 

O rastreamento permite entender em detalhes quanto tempo o veículo esteve ativo, quanto tempo ficou parado, quanto tempo foi utilizado para carregamento e descarregamento, e assim por diante.

Embora ainda seja mais comum encontrar o uso de diários de bordo, os sistemas eletrônicos apresentam maior confiabilidade nos dados.

Inclusive, como meio de incentivar os motoristas a terem um desempenho melhor, você pode utilizar sistemas que funcionam com ranqueamento de colaboradores. Assim, você pode recompensá-los de maneira justa.

Como saber tudo sobre a lei do motorista?

Não precisa de muito, você pode tanto conferir a lei completa ou ler nossos posts que simplificam o assunto para você:

De qualquer maneira, é importante para os gestores de frota ficarem por dentro de tudo que fala sobre o tempo de trabalho e descanso dos motoristas. É um controle essencial para otimizar as viagens e saber como agir quando encarar problemas.

Afinal, você terá todas as informações necessárias para entender os comportamentos dos motoristas e os motivos de possíveis problemas.

Confira ainda mais dicas em nosso canal do YouTube:

Autor

Luiz Felipe

Sócio fundador e CTO na Prolog App

Leia também

Que tal receber conteúdos incríveis como estes e totalmente de graça?

Inscreva-se e reveba as melhores dicas e novidades para melhorar os seus resultados e de sua operação na gestão de sua frota.

O Prolog utiliza as informações de contato fornecidas à nós para informá-los de nossos produtos e serviços. Você pode deixar de ser inscrito a qualquer momento. Para saber mais informações de como ajustar suas configurações de privacidade, confira nosso “Termo de Uso” e nossa “Política de Privacidade”.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Além destes, temos outros materiais para te ajudar na gestão de sua frota.

Soluções

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança.

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.

Gestão de pneus ágil e descomplicada para mais economia e segurança

Esqueça a papelada! O controle de sua frota na palma de sua mão.